Ciências Biológicas - Licenciatura

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino
Mais imagens

Criciúma recebe nesta semana a etapa final do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino. A torcida da região pode acompanhar as partidas presencialmente na Sociedade Recreativa Mampituba ou assistir tudo ao vivo pela Unesc TV, canal da Universidade no Youtube, e também na página do Mampituba. 

Acesse este link para assistir a partida entre Mampituba e Escola do Corpo.

Na disputa, estão os maiores clubes do país como Flamengo, Fluminense, Minas Tênis, Bradesco, Pinheiros, entre outros, além, é claro, do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc. A competição, que iniciou nesta segunda-feira (12/09), segue até sexta-feira (16/09).

O projeto do vôlei do Mampi conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Prefeitura Municipal de Forquilhinha, Empresas Radar, Unesc, Farben, Bistek, MedSul, Cantinho da Massa, Urc, Strike, Levve Ortopedia, Hotel Zata e Hotel Bormom.

A equipe de voleibol feminino da Sociedade Recreativa Mampituba é integrante do projeto de formação de atletas que o Clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Atuais campeãs no Sub-20

O Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc é o atual campeão brasileiro Sub-20 e agora, busca estar no pódio da categoria sub-21. De acordo com o técnico do time, Luciano Iribarrem Carvalho, este é o campeonato mais importante, em uma categoria que já beira o adulto.

“Nossa expectativa é muito grande. É um campeonato muito parelho, são atletas de nível muito alto. Queremos estar entre os três melhores, porque isso é importante não só para nós, como projeto, mas para o Sul catarinense também, que agora conta com um time de voleibol feminino de alto nível de campeonato”, comentou. 

Confira os jogos do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc:

12/09 - segunda-feira: 18h30min - Mampituba x Escola do Corpo 

13/09 - terça-feira: 11h - Mampituba x Fluminense 

13/09 - terça-feira: 18h30min - Mampituba x Minas Tênis Clube

14/09 - quarta-feira: 12h30min - Mampituba x Desportivo Rio Grande do Norte

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de setembro de 2022 às 14:36
Compartilhar Comente

Unesc lança edital para interessados em realizar intercâmbio

Unesc lança edital para interessados em realizar intercâmbio
Mais imagens

A Unesc publicou o Processo Seletivo do Programa de Mobilidade Acadêmica Intercâmbio para Estudantes de Graduação, nas modalidades presencial ou Ensino à Distância (EaD). A ação é possível devido aos acordos de cooperação com instituições estrangeiras e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência acadêmica internacional que integrará o histórico escolar e o currículo.

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 19 de setembro pelo link www.unesc.net/inscricao/mobilidadeacademica, sendo obrigatório o preenchimento correto do formulário. A homologação preliminar será disponibilizada no dia 21 de setembro pelo site www.unesc.net.

Conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, o público alvo é focado nos estudantes regularmente matriculados, que estão cursando as disciplinas, sem trancamento, desistência ou infrequência que venha a causar possibilidade de reprovação. 

Destinos

Os universitários têm como opções para o intercâmbio, a Universidad Nacional de Avellaneda, na Argentina; Universidad de Los Lagos, no Chile; Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha; ou ainda em Portugal, onde podem frequentar as aulas na Universidad de Coimbra, Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e Universidade do Porto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de setembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da Unesc tem como temas Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da Unesc tem como temas Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia
O professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Hugo Fernandes, abriu o evento falando sobre as fake news contra a Ciências durante a pandemia Mais imagens

O curso de Ciências Biológicas da Unesc preparou uma programação especial  para comemorar o Dia do Biólogo lembrado no sábado (03/09).  Como forma de destacar a importância deste profissional para a sociedade para os acadêmicos e comunidade em geral, a Semana Acadêmica (SACB). O evento, realizado de forma presencial trouxe o tema: Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (05/09) à noite e segue nesta terça-feira (06/09), quinta e sexta-feira (08 e 09/09) com muitas atividades e conhecimento.

A Semana está sendo realizada no auditório Edson Luiz Rodrigues, no Bloco P, a partir das 19 horas. A palestra de abertura ficou a cargo do professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Hugo Fernandes que também será a atração principal na noite desta terça-feira.

Para a sua apresentação, o cientista abordou a importância das ciências contra as fakes news no período da pandemia. “Nós passamos durante muito tempo dependente do mundo online e o mundo online tem as suas particularidades. Parte das dores são as enxurradas de notícias mentirosas que recebíamos todo dia. Quando vivemos em um contexto social já é muito difícil esclarecer, e dentro da família fica mais difícil ainda. Então eu trago informações de como a ciência e a divulgação científica conseguem mitigar esses problemas tanto para a sociedade quanto para dentro de nossas casas” explicou.

Cientista valorizado

Segundo Hugo, o Brasil é um dos países que mais valoriza o profissional cientista. “O problema é que o brasileiro não consegue diferenciar aquilo que é ciência ou não, aquilo que é boa ciência ou não. Isso acaba criando um cenário muito fácil para distorção de dados científicos e o compartilhamento de notícias falsas envolvendo ciências, saúde, por exemplo, como foi no período da Covid-19. Ao mesmo tempo, em paralelo, que é uma grande força de divulgação científica, uma das maiores forças de divulgação científica do mundo também é brasileira, que conta com jovens e também os mais experientes cientistas, dominando também um pouco da linguagem junto à sociedade para poder mitigar esses problemas”, comentou.

Prós e contra da Internet

Ainda segundo o professor, hoje qualquer pessoa que tenha uma boa oratória, pode influenciar erroneamente as pessoas com base nas informações obtidas na rede. “Isso é um risco que a internet nos dá. Ao mesmo tempo, ela também nos dá a oportunidade de levar boas mensagens por meio de pessoas que tenham conhecimento para falar ou que tenham realmente condições de mostrar os dados científicos corretamente para milhões de pessoas. Estamos em um momento muito preocupante em relação à situação de informações científicas mas, ao mesmo tempo, há uma força tarefa muito legal, onde o Brasil é uma das grandes lideranças do mundo. Nosso país é a décima terceira potência mundial em termos de produção de artigos, embora nós estejamos muito longe em relação à relevância desses artigos. Mas o aumento dessa produção já é um sinal muito claro de que aqui nós temos pesquisadores necessários para poder levar a ciência brasileira adiante e sermos de fato uma potência mundial” concluiu.

Presencialidade

Durante o evento o coordenador do curso, Fernando Carvalho, salientou que a grande novidade é a volta da presencialidade. “Tivemos dois anos com o evento num formato remoto e aí esse ano nós tivemos a oportunidade de fazê-lo presencial. E sendo presencial, pudemos ter a oportunidade de convidar o professor Hugo Fernandes que durante o período da pandemia foi um dos principais divulgadores científicos, traduzindo os artigos mais recentes que saiam sobre a pandemia e desmentindo sobre as fakes news muito difundida durante esse período. Este ano, o que nós estamos propondo em termos de atividade, vai muito mais além dos muros da Universidade, extrapolando, fazendo com que o conhecimento que é produzido aqui dentro, também ultrapasse as barreiras acadêmicas.

Palestras, mini cursos e concurso de fotografia

Segundo Carvalho, as atividades da Semana são todas voltadas para essas três temáticas. “Nessa semana nós temos todas as atenções para a Semana Acadêmica com palestras, minicursos e o concurso fotográfico. A adesão dos alunos foi muito grande e coincidiu com a comemoração do Dia do Biólogo. Essa semana é programada para o início do mês de setembro, justamente em alusão à comemoração da profissão”, destacou.

A presidente do Centro Acadêmico “Chico Mendes”, Maria Laura Miranda Darella Lorenzo Dias, estava eufórica com a oportunidade da realização da semana presencialmente. “É a nossa primeira semana acadêmica do pós-pandemia e eu também sou a primeira presidente do pós-pandemia. Então, para mim, que nunca tinha vivenciado essa experiência, é incrível. É uma sensação totalmente nova e tenho muita honra de participar desse evento. A nossa Semana vai até sexta-feira (09/09) com várias atrações muito legais que podem ser conferidas no nosso Instagram que é @cacibunesc”, anunciou.

Definição dos temas

A participação dos acadêmicos sempre é um fator muito importante para a elaboração da Semana Acadêmica. A presidente comentou que os alunos foram consultados sobre as áreas que eles gostariam que fossem apresentadas durante a Semana. "Nós conversamos com os nossos acadêmicos e tiramos as principais sugestões. As Ciências Biológicas tem três grandes áreas de estudo que é Meio Ambiente, Saúde e a Biotecnologia. Então trouxemos um pouquinho de cada uma dessas áreas para agregar ainda mais aos nossos conhecimentos”, relatou.

Programação da Semana

06/09 - Terça-feira - 19h - Bloco P / sala 105

Palestra com o professor e pesquisador Hugo Fernandes

08/09 - Quinta-feira , 19h - Minicursos

Bloco S sala 211

Minicurso de Genética Forense

Bloco da Biblioteca - Sala 6

Minicurso de Aves Marinhas no Sul do Brasil

Bloco R1- sala 205

Minicurso de Fitoterapia

09/09 - Sexta-feira - 19 h - Minicursos

Bloco S - sala 118

Minicurso de Identificação de Angiospermas

Bloco R1 - sala 108

Minicurso de Microbiologia aplicada à Indústria de Alimentos

Bloco S - sala 023

Minicurso de Ecotoxicologia de Solos

Texto e fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de setembro de 2022 às 16:47
Compartilhar Comente