Ciências Biológicas - Licenciatura

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da Unesc tem como temas Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da Unesc tem como temas Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia
O professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Hugo Fernandes, abriu o evento falando sobre as fake news contra a Ciências durante a pandemia Mais imagens

O curso de Ciências Biológicas da Unesc preparou uma programação especial  para comemorar o Dia do Biólogo lembrado no sábado (03/09).  Como forma de destacar a importância deste profissional para a sociedade para os acadêmicos e comunidade em geral, a Semana Acadêmica (SACB). O evento, realizado de forma presencial trouxe o tema: Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (05/09) à noite e segue nesta terça-feira (06/09), quinta e sexta-feira (08 e 09/09) com muitas atividades e conhecimento.

A Semana está sendo realizada no auditório Edson Luiz Rodrigues, no Bloco P, a partir das 19 horas. A palestra de abertura ficou a cargo do professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Hugo Fernandes que também será a atração principal na noite desta terça-feira.

Para a sua apresentação, o cientista abordou a importância das ciências contra as fakes news no período da pandemia. “Nós passamos durante muito tempo dependente do mundo online e o mundo online tem as suas particularidades. Parte das dores são as enxurradas de notícias mentirosas que recebíamos todo dia. Quando vivemos em um contexto social já é muito difícil esclarecer, e dentro da família fica mais difícil ainda. Então eu trago informações de como a ciência e a divulgação científica conseguem mitigar esses problemas tanto para a sociedade quanto para dentro de nossas casas” explicou.

Cientista valorizado

Segundo Hugo, o Brasil é um dos países que mais valoriza o profissional cientista. “O problema é que o brasileiro não consegue diferenciar aquilo que é ciência ou não, aquilo que é boa ciência ou não. Isso acaba criando um cenário muito fácil para distorção de dados científicos e o compartilhamento de notícias falsas envolvendo ciências, saúde, por exemplo, como foi no período da Covid-19. Ao mesmo tempo, em paralelo, que é uma grande força de divulgação científica, uma das maiores forças de divulgação científica do mundo também é brasileira, que conta com jovens e também os mais experientes cientistas, dominando também um pouco da linguagem junto à sociedade para poder mitigar esses problemas”, comentou.

Prós e contra da Internet

Ainda segundo o professor, hoje qualquer pessoa que tenha uma boa oratória, pode influenciar erroneamente as pessoas com base nas informações obtidas na rede. “Isso é um risco que a internet nos dá. Ao mesmo tempo, ela também nos dá a oportunidade de levar boas mensagens por meio de pessoas que tenham conhecimento para falar ou que tenham realmente condições de mostrar os dados científicos corretamente para milhões de pessoas. Estamos em um momento muito preocupante em relação à situação de informações científicas mas, ao mesmo tempo, há uma força tarefa muito legal, onde o Brasil é uma das grandes lideranças do mundo. Nosso país é a décima terceira potência mundial em termos de produção de artigos, embora nós estejamos muito longe em relação à relevância desses artigos. Mas o aumento dessa produção já é um sinal muito claro de que aqui nós temos pesquisadores necessários para poder levar a ciência brasileira adiante e sermos de fato uma potência mundial” concluiu.

Presencialidade

Durante o evento o coordenador do curso, Fernando Carvalho, salientou que a grande novidade é a volta da presencialidade. “Tivemos dois anos com o evento num formato remoto e aí esse ano nós tivemos a oportunidade de fazê-lo presencial. E sendo presencial, pudemos ter a oportunidade de convidar o professor Hugo Fernandes que durante o período da pandemia foi um dos principais divulgadores científicos, traduzindo os artigos mais recentes que saiam sobre a pandemia e desmentindo sobre as fakes news muito difundida durante esse período. Este ano, o que nós estamos propondo em termos de atividade, vai muito mais além dos muros da Universidade, extrapolando, fazendo com que o conhecimento que é produzido aqui dentro, também ultrapasse as barreiras acadêmicas.

Palestras, mini cursos e concurso de fotografia

Segundo Carvalho, as atividades da Semana são todas voltadas para essas três temáticas. “Nessa semana nós temos todas as atenções para a Semana Acadêmica com palestras, minicursos e o concurso fotográfico. A adesão dos alunos foi muito grande e coincidiu com a comemoração do Dia do Biólogo. Essa semana é programada para o início do mês de setembro, justamente em alusão à comemoração da profissão”, destacou.

A presidente do Centro Acadêmico “Chico Mendes”, Maria Laura Miranda Darella Lorenzo Dias, estava eufórica com a oportunidade da realização da semana presencialmente. “É a nossa primeira semana acadêmica do pós-pandemia e eu também sou a primeira presidente do pós-pandemia. Então, para mim, que nunca tinha vivenciado essa experiência, é incrível. É uma sensação totalmente nova e tenho muita honra de participar desse evento. A nossa Semana vai até sexta-feira (09/09) com várias atrações muito legais que podem ser conferidas no nosso Instagram que é @cacibunesc”, anunciou.

Definição dos temas

A participação dos acadêmicos sempre é um fator muito importante para a elaboração da Semana Acadêmica. A presidente comentou que os alunos foram consultados sobre as áreas que eles gostariam que fossem apresentadas durante a Semana. "Nós conversamos com os nossos acadêmicos e tiramos as principais sugestões. As Ciências Biológicas tem três grandes áreas de estudo que é Meio Ambiente, Saúde e a Biotecnologia. Então trouxemos um pouquinho de cada uma dessas áreas para agregar ainda mais aos nossos conhecimentos”, relatou.

Programação da Semana

06/09 - Terça-feira - 19h - Bloco P / sala 105

Palestra com o professor e pesquisador Hugo Fernandes

08/09 - Quinta-feira , 19h - Minicursos

Bloco S sala 211

Minicurso de Genética Forense

Bloco da Biblioteca - Sala 6

Minicurso de Aves Marinhas no Sul do Brasil

Bloco R1- sala 205

Minicurso de Fitoterapia

09/09 - Sexta-feira - 19 h - Minicursos

Bloco S - sala 118

Minicurso de Identificação de Angiospermas

Bloco R1 - sala 108

Minicurso de Microbiologia aplicada à Indústria de Alimentos

Bloco S - sala 023

Minicurso de Ecotoxicologia de Solos

Texto e fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de setembro de 2022 às 16:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário