Ciências Biológicas - Licenciatura

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP
Mais imagens

A Unesc segue fortalecendo seu nome e o seu trabalho com reconhecimento nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão. Prova disso é que agora a Universidade é case apresentado no livro “Uma Cartografia na Formação de Professores para a Educação Básica: Práticas e Soluções Inovadoras em Propostas Curriculares”. A publicação, fomentada pela cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), reúne um seleto grupo de instituições criteriosamente avaliadas.

[Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP] O trabalho da Unesc que atraiu a atenção da USP é o relato de experiência das licenciaturas integradas, principalmente da disciplina de Prática como Componente Curricular (PCC), sendo modelo e inspiração para as universidades brasileiras. “Penso que é muito importante para as nossas licenciaturas ter o trabalho, produzido coletivamente, divulgado como uma experiência significativa para o âmbito da educação. É um processo que ainda está em andamento e já está sendo valorizado, divulgado e compreendido como um projeto de grande potencial”, ressalta a coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso.

A integração das licenciaturas da Unesc, conforme a coordenadora adjunta de Artes Visuais, Aurélia de Souza Honorato, começou a ser pensado em 2013. “Sendo que em 2022 formamos as primeiras turmas das licenciaturas integradas dos cursos de Letras, Artes Visuais, História, Matemática, Geografia, Pedagogia e Ciências Biológicas. O grupo de estudos da USP fez uma pesquisa e encontrou  o nosso projeto, nos convidando para apresentá-lo, o que nos deixa muito orgulhosos”, comenta.

A publicação está disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP, por meio do link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/840.

O livro:

A obra aborda desafios da formação inicial de professores para a educação básica, em estudos de caso de propostas curriculares inovadoras em iniciativas institucionais e cursos de todo Brasil. A equipe da pesquisa entrevistou docentes e gestores das diferentes universidades públicas e comunitárias, a partir dos quais foram identificadas inovações com potencial para inspirar mudanças que atendem a diferentes necessidades das licenciaturas frente ao contexto atual.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2022 às 08:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário