Ciências Biológicas - Licenciatura

Escola de Inverno Unesc promove reflexões entre acadêmicos

Escola de Inverno Unesc promove reflexões entre acadêmicos
A Escola de Inverno preparou 11 oficinas em diferentes temáticas Mais imagens

Mesmo em período de recesso das aulas, a última semana foi de crescimento pessoal e acadêmico para aproximadamente 270 estudantes da Unesc. Eles participaram da 3ª edição da Escola de Inverno, evento realizado pela Universidade e aberto à participação de alunos de todos os cursos da Instituição. Em 2022 o evento foi realizado de 25 a 29 de julho.

A Escola de Inverno tem como finalidade ampliar a compreensão sobre o dia-a-dia universitário, os cuidados com a saúde e as possibilidades de inovação e empreendedorismo. Com esse foco, oportunizou 11 oficinas em diferentes temáticas.

Conforme a assessora da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Sheila Martingnago. Saleh, a Escola é um instrumento que propicia aos universitários a compreensão, a discussão e o saber sobre temas atuais e transversais. “São temas atuais, em ensino, pesquisa extensão e inovação, para que os acadêmicos possam expandir seus conhecimentos durante as férias de julho”, explica. A participação no evento garantiu aos inscritos a computação da carga horária como atividade curricular complementar.

Neste ano, o tema abordado na programação foi a ‘Vida Universitária: Desafios e perspectivas da atualidade’, com a abordagem de tópicos de saúde, direitos humanos, inovação e empreendedorismo. De acordo com Sheila, a temática vai ao encontro do novo momento de presencialidade. “Mesmo que ainda não se possa considerar que estamos em período de pós pandemia, a volta ao campus demonstrou algumas fragilidades que merecem atenção, como: abordar novas técnicas de estudo, apresentar métodos de controle da ansiedade, empreender em seu próprio negócio, apresentar a carreira acadêmica, trazer exemplos de internacionalização e muito mais. Deste modo, a Escola de Inverno de 2022 trouxe temas úteis e necessários, que extrapolam o conteúdo de sala de aula”, destaca.

Aprovação dos estudantes

Para a acadêmica Alessandra da Rosa Silva, da 8° fase Educação Física Bacharelado, o destaque dos aprendizados ao longo da semana foi a atividade proposta pela escola intitulada "Da graduação ao doutorado". “Ali abordamos um pouco do processo de iniciação científica na graduação e como ela contribui para os processos de especialização como mestrado e doutorado, o que cada uma implica na carreira profissional e acadêmica”, recorda.

O tempo investido na participação da Escola de Inverno, conforme Alessandra, foi muito bem aproveitado. “Eu considero as atividades da escola de inverno muito importantes, pois abordam de forma vívida a formação continuada e iniciação científica. Isso traz uma grande perspectiva de futuro em buscar cada vez mais seguir a carreira acadêmica. Além disso, a Escola também amplia nosso conhecimento sobre as diferentes áreas do saber”, acrescenta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de agosto de 2022 às 13:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário