Artes Visuais - Licenciatura

Aluno Unesc fala sobre diversidade em escola de Palhoça

O estudante de Artes Visuais Kauê Matheus Belettini, participou da 1ª Semana da Diversidade da Escola Irmã Maria Teresa, em Palhoça, que iniciou nesta segunda-feira (14/5). Na identidade de Ohara Gray, ele apresentou a performance “Não recomendado” e conversou com cerca de 1.500 alunos sobre temas como diversidade e preconceito e respondeu a questionamentos de estudantes e professores. O estudante da Unesc esteve no evento a convite do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina).

O evento, que encerra nesta quinta-feira (17/5) tem como objetivo desenvolver atividades para debater a LGBTFobia no espaço escolar, bem como, desconstruir o preconceito e a intolerância a diversidade. Segundo o Sinte, “a iniciativa foi pioneira na Grande Florianópolis e poderá servir de exemplo para que a discussão seja feita na rede pública de ensino, pois em um tempo de polarização política e ódio, a escola deve ser um lugar de pluralidade e respeito”.

“Não recomendado” surgiu na disciplina de “Performance”, da professora Katiúscia de Oliveira. Segundo Belettini, a iniciativa de convidar Ohara Gray, uma drag queen e Selma, uma transexual para conversar com os estudantes, foi bem recebida pelo público. “Foi mágico, porque todos os alunos participaram. Até mesmo os que estavam um pouco resistentes acabaram assistindo a performance e fazendo perguntas. Todos foram muito respeitosos, ninguém foi ofensivo. Todos estavam ali para aprender sobre o assunto”, conta Belettini. “Mesmo depois do evento, vários alunos vieram conversar comigo pelas redes sociais parabelizando Ohara e falando sobre coisas de sua vida. Para mim como drag, como Kauê, e como Ohara foi magnífico. Algo que vai ficar na lembrança para a vida inteira”, complementa.

16 de maio de 2018 às 15:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário