Artes Visuais - Licenciatura

Exposição “Além da Superfície” fecha a temporada do Espaço Cultural Toque de Arte

Exposição “Além da Superfície” fecha a temporada do Espaço Cultural Toque de Arte
Mais imagens

Para fechar com chave de ouro o ano de 2023, o Espaço Cultural Unesc Toque de Arte recebe a exposição “Além da Superfície” do artista Marcos Dagostin, de Cocal do Sul. 

 Na mostra, Dagostin revela sutilmente o lado artístico, ao mostrar em cada arte e de forma sutilmente e delicada, o corpo da terra com a geografia que representa encantamento por meio dos  ciclos de vida que a natureza o inebria.

“Além da Superfície é uma exposição que costumo dizer que não está acima nem na linha do horizonte, mas  sim abaixo, no subsolo, onde faço as pesquisas da terra, das linhas curvas de questões mais profundas”, conta ele, revelando que, além de Cocal do Sul, sua terra natal, a pesquisa para a exposição também abrange regiões isoladas do Litoral Sul catarinense.

Na exposição, o artista, comovido com as paisagens das terras ancestrais, perpetua, por meio de um recorte do momento, trama com a suavidade dos tecidos que aquece, pedaços daquilo que o representa. 

Acadêmico da sexta fase de Artes Visuais da Unesc, Dagostin também já passou pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produtos. “As Artes Visuais sempre foi a área das minhas pesquisas primordiais”, acrescenta o artista que expõe pela segunda vez no Espaço Toque de Arte. A primeira ocorreu em conjunto com o Coletivo de Artistas do Sul.

O Espaço Cultural Unesc ‘Toque de Arte’ é de responsabilidade do Setor de Arte e Cultural, por meio da meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex).

A coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, lembra que esta é a exposição de número 140 do Espaço Toque de Arte, que completou 23 anos. O Marcos já expôs junto ao Coletivo de Artistas do Sul e que bom que agora faz esta exposição de forma individual na sua Universidade, pois este é um local para o jovem artista, ou aqueles que não são jovens. É um espaço consolidado que se destina a apresentar artes nas mais diversas formas, formatos e intenções”, relata.

A exposição ‘Além da Superfície’, foi um projeto selecionado pelo Edital N° 338/2022, com curadoria do arquiteto gaúcho Felipe Helfer, permanecerá no espaço até o início de fevereiro de 2024.

“Em nome da Diretoria de Extensão e da Reitoria, damos as boas-vindas ao Marcos e parabenizamos pela linda exposição. Quem passar pelos corredores da Unesc irá olhar estas artes, pois são encantadoras, por passar suavidade, aspectos da natureza e ter este contato é importante no nosso dia a dia”, cita a assistente da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Geisiane Laurindo de Moraes. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de novembro de 2023 às 11:10
Compartilhar Comente