Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) E DESENVOLVIMENTO

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) E DESENVOLVIMENTO
Mais imagens

Valdinho Pellin

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) se constituem em uma agenda mundial de desenvolvimento denominada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada durante a cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.  Esta agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidas até 2030 através de ações coordenadas entre governos, empresas, universidades e sociedade civil.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais, mas com atuação local nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução de desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e consumo, mudanças climáticas, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo e infraestrutura.

Os ODSs consideram a multidimensionalidade do desenvolvimento materializada nas dimensões social, ambiental, econômica e institucional:

 

Pode parecer utópico resolver problemas complexos em um espaço de tempo relativamente curto. Mas como bem lembra Eduardo Galeano a utopia é como o horizonte. Cada vez que caminhamos dois passos ao horizonte, ele se afasta dois passos. Então é preciso perseguir a utopia para continuar caminhando.

Valdinho Pellin - Graduado em Economia. Mestre e doutor em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB). Realizou estágio como pesquisador visitante (doutorado sanduíche - PDSE - CAPES) no Programa de Doutorado em Economia da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal. Pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas do PPGDR/FURB e do Grupo de Pesquisa Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação da UNESC. Professor convidado na disciplina de Práticas Integradas em Desenvolvimento Regional do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) da FURB e na disciplina Indicadores de Desenvolvimento no curso de Especialização Lato-Sensu em Desenvolvimento Regional Sustentável promovido pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Professor de Economia na Faculdade Metropolitana de Blumenau (FAMEBLU) e Supervisor de disciplinas de EAD no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tem experiência na área de economia regional, desenvolvimento territorial, desenvolvimento territorial sustentável e turismo. Atualmente pesquisa as Indicações Geográficas (IGs) e suas contribuições para o desenvolvimento territorial.

 

 

13 de dezembro de 2017 às 14:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário