Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação

A GESTÃO DE PESSOAS COMO ALICERCE PARA A INOVAÇÃO.

A GESTÃO DE PESSOAS COMO ALICERCE PARA A INOVAÇÃO.
Mais imagens

Maria Izanete Da Rosa Martins

No atual ambiente socioeconômico a inovação é base para o desenvolvimento sustentável e uma das prerrogativas para a competitividade. Não há mais espaço para organizações que tratam a administração de forma empírica, sem método, sem ferramentas que agreguem valor e sem estratégias. Desta forma, organizações que estão em busca do crescimento, vêm a necessidade de mobilizar conhecimento, tecnologia e experiência para criar novos produtos, novos processos, novos serviços e novas formas de utilizar o potencial humano de forma a serem mais competitivas.

Drucker (1989) explica que a organização inovadora compreende que a inovação começa com uma ideia, e estimula e orienta os esforços para transformar uma ideia num produto, num processo, numa empresa ou numa tecnologia. Ela mede as inovações não por sua importância científica ou tecnológica, mas pelo que contribuem para o mercado e para o cliente. 

Para muitos autores reconhecidos no campo da inovação, as organizações derivam o seu sucesso econômico, em maior ou menor grau, do sucesso em introduzir inovações em seus produtos e processos (Tidd, Bessant & Pavitt, 2005). No entanto, diversas organizações ainda perguntam como introduzir na empresa uma gestão da inovação que possa realmente trazer resultado.

De Leede e Looise (2005) abordam a integração de gestão de recursos humanos com inovação pela estratégia organizacional, cujo objetivo seja o resultado com inovação, e consideram a criatividade como input e output ao processo. O impacto nos resultados em recursos humanos é medido pelo aumento crescente da criatividade, do comprometimento e das competências dos seus colaboradores, de forma virtuosa, que aponte as melhores práticas de gestão de pessoas para o alcance do sucesso em inovação.

Não existe uma fórmula mágica, mas sim uma combinação de fatores ligada à estratégia organizacional, que aponta para a GESTÃO DE PESSOAS alinhada aos objetivos organizacionais como sendo o ALICERCE para a INOVAÇÃO. Neste contexto, os líderes devem atuar de forma a estimular nos colaboradores o compartilhamento do conhecimento e desenvolvimento de uma visão comum de quais são os objetivos a serem atingidos, com um espírito de equipe e de colaboração de forma que sejam capazes de desenvolver ideias criativas e inovadoras a partir de suas competências.

REFERENCIAS

DRUCKER, Peter F.  As Fronteiras da Administração: onde as decisões do amanhã estão sendo determinadas hoje. São Paulo : Pioneira, 1989.

LEEDE, J. De; LOOISE, J. K. Innovation and HRM: towards an integrated framework. Creativity and Innovation Management. v. 14, n. 2, 2005, p. 108-117.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Managing innovation: integrating technological, market and organizational change. Chichester. West Sussex: John Wiley & Sons Ltd. 3rd ed.2005.

 

Maria Izanete da Rosa Martins – Aluna do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS/UNESC). Graduada em Administração de Empresas.

Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Membro do Grupo de Pesquisa Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação (PIDI/UNESC).

05 de dezembro de 2017 às 12:52
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Sandreia heleodoro

05 de dezembro de 2017 às 21:18

Gestão de pessoas, realmente é a grande questão, depende realmente de uma liderança que saiba gerir cabeças e corações. uma gestão humana em um processo muito além do hoje

Deixe um comentário