Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação

Os desafios da Logística

Os desafios da Logística
Mais imagens

Michele Domingos Schneider

Os antecedentes históricos da logística estão diretamente relacionados com a própria evolução da humanidade. Historicamente a logística tem seu inicio marcado pelo desenvolvimento de estratégias utilizadas pelos exercícios e posteriormente, estes conceitos passam a ser utilizados nas organizações.

Os primeiros estudos sobre a logística iniciam por volta de 1960 nos Estados Unidos, com a formação dos primeiros grupos de estudos e com o passar do tempo vão ganhando destaque no meio acadêmico e organizacional, na busca de alternativas para otimizar os processos internos, melhorar os índices de atendimento ao cliente e redução de custos.

Conceitualmente, a logística envolve os processos de planejamento, execução e controle de todo fluxo de produtos na organização, desde o planejamento da compra até a entrega ao cliente final. Neste cenário, engana-se quem pensa que logística é apenas transporte e principalmente que pensa que a logística é apenas coisa para grandes empresas.  Desta forma, mesmo que a empresa não possua um departamento que trata especificamente das questões logística, estes processos estarão permeando toda a organização. Nos deparamos, diariamente com questões e problemas relacionados a logística nas organizações. 

A gestão da logística apresenta uma série de desafios a serem superados para o pleno desenvolvimento das potencialidades das empresas, dentre as quais podemos citar:

- Dificuldades no transporte e distribuição, seja em função das péssimas condições das estradas  que ocasionam a elevação dos custos de transportes e aumento nos tempos de entrega dos produtos;

- Baixo incentivo aos investimentos em tecnologia, tecnologia esta que é imprescindível para o gerenciamento das atividades logística e a manipulação de volumes consideráveis de dados, no entanto para pequenas e médias empresas os custos podem ser considerados elevados; 

- Escassez de mão de obra especializada, uma vez que o gerenciamento da logística exige profissional com diversas habilidades para atuar em diferentes contextos e situações e nem sempre estes profissionais são encontrados facilmente no mercado e também não existe abundancia de cursos de formação na área, seja em nível de graduação, especialização ou aperfeiçoamento; 

- Controles de estoques, o tema estoques é algo nefrálgico nas organizações, pois a manutenção dos mesmos é uma necessidade para o pleno funcionamento da empresa, frente às questões de alterações sensíveis na demanda dos produtos e as dificuldades no transporte de distribuição. No entanto, gerenciamento inadequado dos estoques pode resultar em perdas e aumento nos custos, a falta pode gerar perdas na produção e ao não atendimento dos pedidos dos clientes. Técnicas e ferramentas podem e devem ser utilizadas para o gerenciamento correto dos estoques.

- Sustentabilidade, a logística precisa representar um diferencial competitivo e colaborar para a sustentabilidade da organização, sem se descuidar das questões ambientais.

Em tempos de crise, onde o país passa por uma desaceleração da economia, é cada vez mais exigido dos gestores habilidades de planejamento e gerenciamento de recursos. A gestão da logística assume papel relevante no estabelecimento de diferenciais competitivos para as organizações, manutenção dos negócios, redução de custos globais e a sustentabilidade empresarial.

Michele Domingos Schneider - Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2003) e Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2016). Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, logística, educação, gestão e competitividade.

28 de novembro de 2017 às 17:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário