Dia Nacional da Matematica

O dia 06 de maio, instituído como DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA, homenageia o nascimento do matemático, educador e escritor brasileiro Julio Cesar de Mello e Souza – mais conhecido pelo seu pseudônimo Malba Tahan.
Ele é um precursor da Educação Matemática brasileira e, em sua homenagem, o dia 6 de maio, data de seu nascimento, foi institucionalizado como Dia Nacional da Matemática, pela Lei nº 12835/13. Suas ideias e propostas visavam tornar o ensino da Matemática compreensível, curioso, pitoresco e divertido para os alunos.
Nascido no Rio de Janeiro em 1895, Júlio César ganhou reconhecimento internacional por seus livros de matemática recreativa, didática e história da matemática. Sua produção não se resumia a obras desta área: e literatura infanto-juvenil. Sua obra mais famosa, O homem que calculava, um romance que narra as aventuras de um calculista persa, vendeu mais de 2 milhões de exemplares e está, atualmente, na 75ª edição. O livro foi ainda traduzido para o alemão, espanhol, inglês, italiano e até o esloveno.
O objeto é dedicar este dia para:
Refletir a educação matemática, incentivando os professores e estudantes a cultivar a cultura e o saber.
Difundir a matemática como ferramenta de transformação da sociedade e expansão de conhecimentos.
Promover em todo o território brasileiro, a Matemática como área do conhecimento e incentivar o aprendizado com atividades lúdicas e imaginativas, além de mostrar aos alunos a importância da disciplina na evolução da sociedade.
Newsletter
RSS