Matemática

As pesquisas em Matemática Pura no olhar do pesquisador matemático

Com o tema "Convolução de Medidas de Probabilidade" o doutorando Prof. MSc Bruno Brogni Uggioni relatou os processos de estudo e pesquisa na Matemática durante a sua graduação, mestrado e, na etapa atual do doutorado.

A palestra integrou  as atividades do IV Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC, na tarde do dia 24/05/2016 - Parte II.

Doutorando em Matemática (UFRGS) na área de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica, o Prof. MSc Bruno Brogni Uggioni,  é graduado em Matemática (UFSC) e mestre em Matemática e Computação Científica (UFSC). 

O palestrante enfatizou a importância do aprofundamento dos estudos matemáticos desde a graduação. De um forma dinâmica e empolgante, explicitou a importância de estabelecer metas e focar no "querer aprender mais". 

Para o Prof. MSc. Bruno, a graduação é uma das etapas mais importantes para iniciar a pesquisa e os estudos matemáticos de forma significativa. É o momento de introdução a "seriedade" do estudo; da riqueza de detalhes; da noção de utilidade matemática; de apaixonar-se pelo que se faz mesmo num contexto de "vidas líquidas".

O palestrante relatou a sua vivência e aprendizagem no processo de estudos no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), referência nacional e internacional em pesquisas na Matemática e a sua experiência vivenciada nos estudos no exterior, numa Universidade da Inglaterra. Apontou formas e caminhos para os acadêmicos matemáticos buscarem este tipo de formação.

Os trabalhos da tarde no evento foram mediados pelo Prof. MSc Edison Uggioni, coordenador do Curso de Física (UNESC) e integrante do NDE de Matemática.

O evento é uma promoção do Subprojeto Pibid- Matemática e o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense
organizado pela coordenação e NDE (Núcelo Docente e Estruturante) do Curso, com o apoio do Centro Acadêmico de Matemática, PPGE e UNAHCE.

25 de maio de 2016 às 10:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário