História

Unesc recebe primeiro Seminário da Rede Apheleia fora da Europa

Unesc recebe primeiro Seminário da Rede Apheleia fora da Europa
Mais imagens

No ano em que comemora o seu 10º aniversário, a rede Apheleia realiza, na Unesc, o Seminário Internacional Apheleia: América do Sul – primeira edição realizada fora da Europa. O evento faz parte da programação da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, e tem o objetivo de fomentar o debate e as políticas públicas sobre sustentabilidade. A abertura do Seminário ocorreu na noite desta quarta-feira (25/10) no Auditório Ruy Hulse, e contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, pesquisadores envolvidos em projetos desenvolvidos na Europa e na América do Sul, além de especialistas, professores e acadêmicos dos cursos de humanidades.

Na oportunidade, o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, destacou que o evento envolverá a apresentação de conferências, palestras, seminários e comunicações orais. “Serão discutidas as temáticas ligadas à gestão do território, povos originários e tradicionais, patrimônio cultural, paisagens culturais, turismo, inteligência artificial na educação e na sustentabilidade ambiental e seus desdobramentos, além de diversos temas ligados às relações humanas, apresentados e discutidos por pesquisadores do Brasil, Europa, e América do Sul”, pontuou.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão Unesc, Gisele Coelho Lopes, enfatizou que é necessário enxergar o horizonte, mas para chegar até lá, é preciso prestar atenção no caminho. “Não adianta sonharmos e dizermos que é importante ter consciência sobre sustentabilidade se não sairmos da retórica para a prática. Este evento é importante para entendermos o nosso lugar no mundo e a forma com a qual podemos realmente fazer a diferença”, acrescenta.

Convidado a abrir o evento e a falar sobre os desafios para o século 21, o professor coordenador do Instituto Politécnico do Tomar, em Portugal, Luis Oosterbeek, comentou que hoje a sociedade vive na era da ansiedade, do buscar a solução dos problemas de forma imediata. “Se eu tivesse que escolher um único desafio, seria a construção de uma identidade humana. A natureza dos problemas do mundo não nos permite encontrar soluções locais. É necessária uma convergência planetária para gerenciar este cenário”, enfatizou.

Ao encontro da afirmação, o coordenador de Programas e Projetos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), do Uruguai, Juan Manuel Sotelo Silveira, contou que o trabalho científico vem para oferecer perspectivas de futuro. “Entre 2008 e 2018, o número de autores radicados em instituições latino-americanas cresceu 84%. O Brasil é o maior produtor de material científico, com mais de 82 mil documentos somente em 2018. O potencial do país, de puxar os outros para a área da pesquisa, é enorme”.

Sobre a Apheleia

A Associação Internacional Apheleia é uma rede de pesquisa, inovação e desenvolvimento, criada em 2014 com o apoio da Comissão Europeia e que rapidamente se disseminou em todos os continentes. A Rede trabalha sobre o contributo específico das Humanidades para a gestão territorial e a sustentabilidade, tendo desde o início a colaboração de pesquisadores do Brasil, designadamente da Unesc e da UFSM.

Membro do Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas, a rede Apheleia contribuiu de forma decisiva para a concepção e criação do novo programa da Unesco, Bridges, sobre Humanidades e sustentabilidade.

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário