História

Ensino de História e Formação de professores é tema de evento na Unesc

Ensino de História e Formação de professores é tema de evento na Unesc
Professora doutora da UFRGS, Carmem de Vargas Gil, abriu o evento nesta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes, pesquisadores e professores estarão reunidos nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/10) para a 16ª edição Semana de Estudos Históricos da Unesc. Neste ano, o evento traz debates sobre o tema “Ensino de História e Formação de Professores” e visa discutir as possibilidades para a disciplina e a docência em História na contemporaneidade.

A abertura oficial da Semana ocorreu na tarde desta quinta-feira, e contou com a palestra da professora doutora da UFRGS, Carmem Zeli de Vargas Gil, que abordou “Saberes e práticas pedagógicas do ensino de História para Educação Básica”. A historiadora e pesquisadora iniciou sua fala parabenizando o curso de História e o Cahel (Centro Acadêmico de História Edson Luís), da Unesc pela iniciativa de realizar um evento como a Semana de Estudos de forma coletiva e colaborativa. “É importante pensar de maneira conjunta a formação do professor que vai atuar nas escolas”, enfatizou.

Carmem convidou os presentes para refletirem o trabalho docente a partir de leituras de trechos do livro “Esperando não se sabe o quê: Sobre o ofício de professor”, de Jorge Larrosa e Cristina Antunes. “A mensagem que o autor traz para pensar é o nosso desafio hoje. Como ser professor destituído do seu ofício e como formar docentes para atuarem em um ofício deslegitimado? Como existir e reexistir como professor e tentar não sucumbir à paralisia e descobrir formas de continuar trabalhando?”.

A professora falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas para o entendimento de que História não é apenas uma área de formação, mas também uma área de pesquisa. “Isso é uma luta desde os anos 80. Uma luta contra uma visão dicotômica de uma total separação entre ensino e pesquisa. Embora com avanços importantes, a escola ainda é vista como um local de transmissão e a Universidade, de pesquisa. Mas o professor da Educação Básica, que está no dia a dia da escola, pode sim trabalhar com pesquisa”, comenta.  

Abertura


A abertura do evento teve a participação do coordenador do curso de História, Tiago Coelho e da presidente do CA (Centro Acadêmico) Samira Rampinelli.

Segundo o coordenador, cada vez mais é importante discutir o educação e ensino de História. “Estamos passando por reformas e mudanças no cenário nacional da educação e com elas, algumas questões que precisamos superar para o ensino da nossa disciplina e formação de novos professores. Também é necessário questionar que docentes de História queremos formar”, afirma.

A presidente do CA, também deu as boas-vindas aos participantes do evento e salientou que refletir e discutir a educação e o papel do professor de História é primordial no ambiente acadêmico.

Semana de Estudos segue até sexta-feira


A programação da 16ª Semana de Estudos Históricos encerrará nesta sexta-feira (18/10). Para a data, duas palestras estão programadas. A primeira, às 13h30, falará sobre ‘Desafios e práticas pedagógicas na atualidade”, com a doutora em História e professora do Departamento de História da Udesc e do Programa de Pós-Graduação em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História da mesma Universidade, Cristiani Bereta da Silva. O evento ocorrerá no Auditório Edson Rodrigues.

A segunda palestra desta sexta-feira será sobre o “Ensino de História e espaços virtuais”, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues. Os trabalhos serão conduzidos pelo doutorando em História pela UFSC, pesquisador e responsável pelo canal Leitura ObrigaHISTÓRIA no YouTube, Icles Rodrigues e pela historiadora e apresentadora do quadro “Mulheres na História” do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA, Luanna Jales.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2019 às 16:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário