História

Professor da Unesc é homenageado pela Assembleia Legislativa

Professor da Unesc é homenageado pela Assembleia Legislativa
Paulo Sérgio Osório recebeu reconhecimento em sessão nesta terça-feira (Foto: Bruno Colaço/ Agência Alesc) Mais imagens

O trabalho na área da educação realizado pelo professor da Unesc Paulo Sérgio Osório, foi reconhecido pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). O docente fez parte de um grupo de dez profissionais da educação que foram homenageados durante uma sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (15/10). A deferência foi alusiva ao Dia do Professor e os homenageados representaram diferentes níveis e modalidades de atuação dos professores em Santa Catarina.

Esta foi a primeira vez na história que a Alesc suspendeu os trabalhos para homenagear profissionais da educação. O momento foi proposto pela deputada Luciane Carminatti, que enfatizou a importância da data, criada oficialmente no Estado pela deputada e professora Antonieta de Barros. “A homenagem é um reconhecimento da valorização que tem essa profissão para as demais”, afirma.

Para o professor da Unesc, é uma honra estar representando os docentes do ensino superior na homenagem e ter participado de um momento histórico no Estado, quando a Assembleia Legislativa parou a sua sessão para reverenciar os profissionais da educação em seu dia. “Foi um misto de sentimentos. De um lado, uma grande alegria e gratidão por ter sido escolhido para receber a homenagem e representar os docentes da educação superior. De outro, a reflexão que o Dia do Professor traz. Infelizmente a nossa profissão vem sendo desprestigiada e criminalizada. É um momento em que todos os professores precisam refletir acerca da necessidade de se manterem juntos e coesos pela valorização da docência em todos os níveis. Não há nenhum país que tenha atingido altos níveis de desenvolvimento sem ter valorizado, incentivado e investido na educação e nos profissionais da área. O nosso papel tem sido trabalhar para contribuir com a qualificação e a melhoria da educação”, afirma.

Osório é graduado e especialista em História, mestre em Educação e doutorando em História. É professor titular da Unesc, sendo coordenador adjunto do curso de História e coordenador do Cedoc (Centro de Memória e Documentação) da Universidade. Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história, história da educação, período colonial, memória, identidade, patrimônio e mundos do trabalho.

Entre os homenageados estiveram ainda os professores Alessandra Cristina Bernardino (Escola Quilombola), Edilaine Aparecida Vieira (Educação no Campo), Fátima Peres Zago de Oliveira (Escola Técnica), João Batista Antunes (professor indígena), Josiana Soares Reis (Educação Especial), Miguel Angelo Dittrich (professor de Educação Física), Ricardo de Mattos Martins Cunha (professor de História), Diego Pacheco (Educação de Jovens e Adultos) e Maria de Andrade Silva (Associação Catarinense dos Professores).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2019 às 10:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário