História

Território indígena e o avanço econômico em debate

Território indígena e o avanço econômico em debate
Professor doutor Clóvis Brighenti abriu a 2ª Semana Indígena (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“A expansão do agronegócio e de outros empreendimentos econômicos nos territórios indígenas do Brasil” foi o tema da mesa redonda de abertura da 2ª Semana Indígena da Unesc, na noite de hoje (3/6). O professor doutor e pesquisador do Laboratório de História Indígena da UFSC, Clóvis Antônio Brighenti, contextualizou a luta dos índios brasileiros pelos seus direitos e a ação humana sobre os territórios indígenas, incluindo atos violentos em diversos estados.

Segundo o coordenador do curso de História da instituição, Paulo Sérgio Osório, o evento pretende discutir questões relacionadas ao povo Xokleng, grupo que habitava Santa Catarina na época da chegada dos imigrantes europeus ao Estado. “A realidade da população indígena ainda é desconhecida pela maioria das pessoas. Conhecemos mais a história europeia que a de nossos povos indígenas”, comenta.

O Musical Unesc foi a atração cultural da noite. Participaram da mesa redonda a representante da Funai (Fundação Nacional do Índio) – Coordenação Litoral Sul, Katiúcia Custódio e o cacique da aldeia da Figueira, Copacam Tschucambang – que presidirá o Círculo de Cultura “História e cultura dos índios Xokleng em Santa Catarina”, amanhã (4/6), no Miniauditório do Bloco P (Sala 19), a partir das 14 horas.

A 2ª Semana Indígena da Universidade ocorre paralelamente a 9ª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos e é organizada pelo curso de História, Setor de Arqueologia e Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc). O evento tem o apoio do Conselho Indigenista Missionário, da Funai (Fundação Nacional do Índio) – Coordenação Litoral Sul, Cahel (Centro Acadêmico de História Edson Luís), UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

Fonte: Secom

03 de junho de 2014 às 21:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário