Geografia

Palestra na Unesc aborda o estudo do Rio Criciúma

Palestra na Unesc aborda o estudo do Rio Criciúma
Evento ocorreu na última quinta-feira (14/3) e reuniu professores e acadêmicos de Geografia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Para marcar o início das atividades em alusão à Semana do Dia Mundial da Água, o curso de Geografia da Unesc, juntamente com o Laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos, promoveu uma palestra com a temática “Estudo do Rio Criciúma na paisagem Urbana: da ruptura à revitalização”. A palestra foi ministrada pela doutora Rose Maria Adami e ocorreu na quinta-feira (14/03).

O evento proporcionou aos acadêmicos do curso compreender os processos que levaram à canalização do rio Criciúma, como ele foi retirado da paisagem da cidade, bem como os problemas de inundações periódicas que ocorrem na cidade.

A palestrante também trouxe a discussão que está presente em sua tese de doutorado, intitulada “Os significados e representações atribuídos aos cursos d’água da bacia do rio Criciúma desde 1880 até 2009 e suas influências na configuração da paisagem”. Em seu trabalho, Rose apresenta a relação que os habitantes mantiveram com o rio nos 130 anos de urbanização da cidade e também no seu livro, intitulado “Rio Criciúma: o rio que a cidade escondeu – Significados e representações na paisagem”.

Por fim, Rose apresentou uma proposta de reintegração do rio na paisagem urbana de Criciúma.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de março de 2019 às 14:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário