Geografia

Caminhada, arte e reflexão marcaram o Dia Mundial da Água na Unesc

Caminhada, arte e reflexão marcaram o Dia Mundial da Água na Unesc
Atividade ocorreu durante a tarde desta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um momento para debater sobre a importância da vida e da valorização do ambiente em que fazemos parte. Foi assim que professores e alunos da Unesc, e de escolas da região, passaram a tarde desta quinta-feira (22/3) na Universidade, durante o Dia Mundial da Água. O encontro contou com apresentações culturais, uma reflexão com o professor João Batanolli, do programa Ânima, e uma caminhada até a confluência dos rios Criciúma e Sangão.

A tarde foi promovida pelo curso de Geografia da Unesc. Segundo a coordenadora, Andréa Rabelo Marcelino, a atividade tem o intuito de trazer aos olhos a importância da valorização da água. “Muitas vezes nós não nos damos conta do quanto a água é importante para a nossa vida. Essa é uma oportunidade para repensarmos atitudes”, comentou.

O professor João Batanolli ressaltou a ligação de nós, seres humanos, com a natureza de uma forma geral. “O planeta é formado por aproximadamente 70% de água, e nós? Nós também carregamos essa porcentagem dentro de nós. Somos feitos de agua e terra, que são os sais minerais. Essa mistura milagrosa nos traz a vida. Antes de sermos seres intelectuais, econômicos e consumidores somos seres da natureza. Ao enxergar esse ponto de vista nos damos conta. Somos educados para nos distanciar da natureza, criando um meio adversário e perdendo o contato com aquilo que pertencemos”, ressaltou.

Caminhada até a confluência dos rios


Escolas da região e toda a comunidade participaram de uma caminhada até a confluência dos rios Criciúma e Sangão. A atividade contou com a participação do Engenheiro José Alfredo, colaborador do Ipat da Unesc.  Ele fez uma análise da água do rio Criciúma, constatando a presença de uma grande quantidade de detergente de uso doméstico.

O encontro contou com a parceria da Casan, que doou água aos participantes da caminhada. Além dos agricultores do Programa de Economia Solidaria da Unesc, da Epagri, da Cooperativa Nosso Fruto e da Aldo Hortifruti, que doaram bananas para fortalecer os participantes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de março de 2018 às 20:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário