Biomedicina

Programa de Extensão da Unesc participa de ação sobre aleitamento materno na Unidade de Saúde do Metropol

Programa de Extensão da Unesc participa de ação sobre aleitamento materno na Unidade de Saúde do Metropol
Projeto Esperança Garcia reúne acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Biomedicina para contribuir com o “Agosto Dourado” Mais imagens

O projeto “Esperança Garcia” vinculado à diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unesc, participou com seus acadêmicos de uma ação integrada com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, em alusão ao mês designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A atividade aconteceu na tarde de sábado (20/08), na Unidade de Saúde do Bairro Metropol (USB) e contou com estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Biomedicina.

Participaram do encontro bolsistas vinculados ao Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) e da Liga de Medicina da Família. Segundo a professora de Medicina e coordenadora do projeto, Ana Lúcia Camargo Fagundes, o encontro foi voltado para as mulheres gestantes e puérperas. “Essa reunião foi para orientar e conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. Observamos na nossa prática diária que muitas mulheres deixam de amamentar já nos primeiros meses.  Então, pretendemos demonstrar a importância do aleitamento durante os primeiros dois anos, sendo que o foco principal seriam os primeiros dez meses de idade da criança”, explicou.

O foco do projeto “Esperança Garcia”, de acordo com Ana, é voltado especificamente para o atendimento das mulheres encarceradas, porém, com a importância do assunto, o objetivo foi ampliado. “Pretendemos também levar essa atividade para dentro das unidades carcerárias com a proposta de auxiliar e esclarecer as dúvidas das detentas”, acrescentou a coordenadora.

Conscientização

A enfermeira e gerente da USB Metropol, Andressa Cumes da Silveira, disse que a intenção é incentivar o aleitamento materno com as usuárias da Unidade. Nessa nossa ação da campanha Agosto Dourado contamos com os acadêmicos da Unesc para trazer conteúdos às mulheres sobre o grande impacto que a amamentação faz em prol da saúde do bebê. Também estamos informando para as nossas gestantes, lactantes e puérperas sobre os seus direitos e os das crianças sobre a amamentação, armazenamento do leite materno e também todos os benefícios que propicia para a mãe e para a formação do recém-nascido”, pontuou.

Aprendizado

Para a presidente da Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade, Ketherin Stahnke Cechin Minatto, participar da atividade é muito enriquecedor para os estudantes. “O aleitamento é fundamental para o bebezinho, que vai receber todos os nutrientes de que precisa para se desenvolver de forma saudável, epara a mãe. Outro fator importante é o vínculo afetivo desenvolvido entre os dois. Já no quesito econômico, o ato de amamentar, possibilita uma economia para os pais, já que o leite materno supre todas as necessidades diárias da criança. Exercitar essa relação com essas mulheres, é realmente uma oportunidade de vivência profissional para nós acadêmicos. É colocar em prática aquilo que aprendemos em sala de aula é tirar dos livros e trazer para vida real”, declarou.

Experiências

Segundo a extensionista da sexta fase do curso de Enfermagem, Isabel Ramos Evaldt, foi muito bacana participar dessa experiência. “Para mim foi muito proveitoso pois consegui até adquirir novos conhecimentos por meio da atividade. Realizamos um quiz ‘Verdade ou Mito’ muito educativo sobre a amamentação. Para mim, independente do tema abordado, esses momentos nos trazem mais conhecimento e isto nunca é demais. Aprendemos muito com essas vivências”, resumiu.

Conhecimento aproveitado

A lactante Natalita da Silva Moura considerou muito válido a palestra. “O importante é que ficamos conscientes de coisas que não sabíamos. Não tinha conhecimento como é importante o aleitamento materno, tanto para saúde do bebê, quanto para nós. Agora com o meu segundo filho vai ser diferente e vou aplicar tudo que me passar para oferecer a ele o melhor para o seu crescimento. Nunca tinha participado de uma palestra dessa, agora vejo a importância da amamentação e pretendo aplicar a partir de agora”, pontuou.

Texto e fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de agosto de 2022 às 17:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário