Biomedicina

Biomedicina na Unesc: formação de excelência para profissão mais que atual

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de janeiro de 2024 às 17:45
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Biomedicina aprendem na prática com colegas técnicas de Hematologia Básica em Minicurso

Nos dias 23 e 26 de maio foi realizado o primeiro “Minicurso de Hematologia Básica”, supervisionado pela profª Ana Daniela e ministrado pelos acadêmicos da oitava fase Adson Pimentel, Amanda Varela, Angela Thomazi, Laura Dimer e Mariane Duarte. O minicurso surgiu de uma ideia dos próprios acadêmicos, movidos por experiências próprias, como ressalta a acadêmica Laura “nas fases iniciais não temos muito contato com o que realmente vamos fazer depois de formados e nem com as técnicas que são realizadas nas ações comunitárias. É uma oportunidade boa para eles e para nós também”.
Segundo a professora Ana Daniela, os acadêmicos demonstraram muita competência, tanto na organização quanto na execução do minicurso “O crédito é todo deles, que se mostraram bem preparados e prontos para o mercado de trabalho. Ações como essa demonstram o interesse e o comprometimento dos acadêmicos com a sua formação”.
    O minicurso abordou técnicas básicas de hematologia como coleta de sangue, confecção de lâminas, teste de coagulação, prova do laço e tipagem sanguínea. A oportunidade foi aprovada pelos acadêmicos
    “Achei o curso muito interessante e gostei muito das práticas realizadas. Futuramente, isso irá nos ajudar muito, principalmente na área da hematologia.” Marcos Jeremias de Souza, segunda fase.
    “Achei todo o curso muito interessante, os alunos nos ensinaram muito bem a lidar com cada procedimento. Particularmente, gostei muito da coleta de sangue. Todos os alunos são muito calmos e mostram como funcionam as técnicas.” Tayná Nichele, segunda fase.
    “O minicurso de Hematologia é ótimo! Aprendi a realizar tipagem sanguínea, a coletar sangue, a fazer a prova do laço. Os professores são ótimos e muito queridos. Eu amei.” Júlia Possamai, quinta fase.
    “Achei a iniciativa bem legal. Essa oportunidade é única e acho que deveriam ter mais cursos durante o semestre, pois muitos alunos gostariam de fazer e não havia mais vagas.” Heloísa de Medeiros, terceira fase.
    Além de produtivo para os alunos das diversas fases, o curso contribuiu para o crescimento dos acadêmicos que o ministraram
“Organizar esse curso foi desafiador. Poder apresentar essas metodologias para os alunos de forma didática e com pessoas no mesmo nível de idade que possam conversar e tirar dúvidas faz com que os alunos se sintam mais a vontade. Gostaria que esse minicurso perpetuasse com as próximas fases, pois o que fazemos hoje será reflexo neles amanhã.” Amanda Varela, oitava fase.
“Pra mim, que também sou acadêmico, e agora formando, foi uma experiência muito boa, pois conseguimos sanar algumas dúvidas dos nossos calouros e mostrar um pouco da vivência que temos. Estou me sentindo realizado!” Adson Pimentel, oitava fase.
“Foi bem tranquilo, gosto muito de falar em público, então para mim foi muito bom.” Angela Thomazi, oitava fase.

 

Por: Márcia Da Silva Natal 29 de maio de 2017 às 08:19
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Biomedicina participam de Aulas Preparatórias para ENADE 2016

Acadêmicos de Biomedicina participam de Aulas Preparatórias para ENADE 2016
Mais imagens

Durante o segundo semestre de 2016, o Curso de Biomedicina está promovendo atividades que irão preparar os acadêmicos da 8ª e 7ª fase do curso para a prova do ENADE 2016.

Os encontros acontecem no Mini Auditório do PPGCS, no Bloco S, com aulas minitratas por professores do curso e professores convidados.

No primeiro encontro realizado no dia 27 de Agosto os alunos receberam o Feedback do simulado realizado no primeiro semestre, os alunos puderam verificar seus erros e acertos. Já no dia 3 de Setembro os alunos tiveram uma aula de Estatística e Interpretação de Gráficos com o Professor Andrigo Barcellos. Na segudna-feira, dia 12 de Setembro foi a vez que discutir os assuntos especificos que são mais frequentes nas provas. O encontro contou com as professoras biomédicas do curso: Ana Daniela Coutinho Vieira e Liziara Fraporti, além do coordenador Emanuel de Souza e a Coordenadora Adjunta, Josiane Budni.

Os encontros ocorrerão até Novembro, quando será realizada a prova.

Por: Márcia Da Silva Natal 14 de setembro de 2016 às 11:00
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Biomedicina visitam Laboratório de Análises Clínicas

Nos dias 18 e 25 de maio os acadêmicos da 4ª fase de Biomedicina, acompanhados da professora Ana Daniela Coutinho Vieira, realizaram visita ao laboratório Biolabor, de Criciúma.

A visita teve por objetivo aproximar os alunos da realidade laboratorial, tendo como base o tema “Gestão e Controle de Qualidade”.

O curso de Biomedicina agradece a toda equipe do laboratório Biolabor pela ótima recepção e pelos conhecimentos repassados, especialmente ao administrador Helvio Comin, a bioquímica Bruna Parmezani Romancini e a biomédica Ana Luiza Dajori, egressa do curso de Biomedicina da UNESC.

Por: Márcia Da Silva Natal 02 de junho de 2016 às 08:09
Compartilhar Comente