PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Edição especial da Revista Espanhola apresenta artigos da área de materiais da Unesc

Edição especial da Revista Espanhola apresenta artigos da área de materiais da Unesc
Mais imagens

A Unesc está celebrando uma significativa parceria internacional que resultou na publicação de artigos de professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) em um número dedicado especialmente à Universidade na revista espanhola Material-ES. A colaboração foi estabelecida durante a visita do editor da revista, Rodrigo Moreno, à Universidade.

Rodrigo é uma referência mundial em Reologia, e sua visita à Instituição ocorreu durante o 3º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade e 3º Curso de Introdução à Reologia. Durante esse evento, os pesquisadores e estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar seus trabalhos e pesquisas.

A revista Material-ES é da Sociedade Espanhola de Materiais, possui acesso aberto e tem como objetivo permitir, especialmente aos novos investigadores, a divulgação dos trabalhos que desenvolvem durante a graduação, mestrado e doutorado, além de  divulgar melhor a atividade científica de diferentes grupos de pesquisa e promover as interrelações entre eles, constituindo, um fórum de debate e conhecimento.

Um dos artigos publicados descreve a Unesc no Brasil e seu papel no desenvolvimento educacional, científico, tecnológico e socioeconômico da região Sul do estado de Santa Catarina. O artigo destaca o PPGCEM como um exemplo de sucesso em Pesquisa. 

Para a professora pesquisadora da Unesc, Sabrina Arcaro, que ficou responsável pelo editorial da revista, essa parceria é essencial para a internacionalização do conhecimento e a troca de experiências. Ela ressalta que a Espanha busca ativamente a internacionalização e ter pesquisadores estrangeiros colaborando é um passo significativo nesse sentido.

“A colaboração representa um passo importante para a internacionalização do conhecimento e experiência desenvolvida na nossa Universidade, por meio do PPGCEM", disse a professora Sabrina. Ela também enfatiza que essa iniciativa amplia o alcance da revista, permitindo que as pesquisas e inovações da Unesc sejam compartilhadas com comunidades acadêmicas e industriais em todo o mundo.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, destaca o compromisso da Unesc com a internacionalização e a busca por parcerias colaborativas. Ela menciona que a Universidade já possui mais de 50 acordos internacionais e que a perspectiva é estreitar ainda mais o relacionamento com a Espanha, promovendo projetos colaborativos e mobilidade acadêmica.

“Essa parceria exemplifica o compromisso da Unesc com o avanço do conhecimento científico, a difusão do conhecimento e a busca por soluções sustentáveis na ciência e engenharia de materiais, reforçando a posição da Universidade como uma Instituição de destaque no cenário internacional”, comentou Gisele.

O PPGCEM oferece programas de mestrado e doutorado e abrange áreas de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento e caracterização de materiais, bem como o uso de resíduos na produção de materiais reciclados.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2775. 

Os artigos publicados neste número especial podem ser acessados em:
 

Número especial dedicado a la investigación en Materiales realizada en la Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil

Calcium phosphate coating in stainless steel AISI 316L using eletrodeposition for biological applications. C. E. Moretto; A. L.S. Niero; H. B. Modolon; L. B. Teixeira; K. B. Demétrio; S. Arcaro. MES-23-009

Incorporation of textile waste in concrete. G. Cemin; J. P. Machado; A. Teixeira; M.I. da Silva; E. Junca; A. De Noni Junior. MES-23-010

Mineral circularity of kaolin for industrial application in brazilian porcelain tiles. A.B. Comin; A. Zaccaron; E. Saviatto; F. Raupp-Pereira; M.J. Ribeiro; G.S. de Souza. MES-23-011

Development of non-stick surfaces for rigid packaging. M. K. de Almeida; M.V. G. Zimmermann. MES-23-012

Magnetite-alginate particles for magnetic hyperthermia application. R. F. Ricardo; M. B. Polla; L. B. Teixeira; O. R. K. Montedo; S. Arcaro. MES-23-013

Effect of the polymeric fibres addition on the permeability of ceramic candle filter. A.L. Souza; L. Simão;, F. Raupp-Pereira; S. Arcaro; M.D.M. Innocentini; O.R.K. Montedo.MES-23-014

I+D+i EN CIENCIA Y TECNOLOGÍA DE MATERIALES. I+D+i in Science & Technology of Materials at UNESC (Brazil). O. R. K. Montedo; S. Arcaro. MES-23-016.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de outubro de 2023 às 16:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário