PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc
Angela Waterkemper Vieira apresentou estudo de análise do ciclo de vida de revestimento cerâmicos Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais(PPGCEM) recebeu na tarde desta terça-feira (06/12), a defesa de Tese de Doutorado (TD) “Análise do ciclo de vida de Revestimento Cerâmico”,  da pós-graduanda Angela Waterkemper Vieira. Esta foi a primeira tese a ser defendida no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc. O programa já tem 123 dissertações de mestrado já defendidas.

Para o orientador da pesquisa, professor  Elídio Angioletto, este foi um momento histórico.  “Agradecemos a parceria entre a empresa Eliane e o PPGCEM, oportunizando à pesquisadora um trabalho detalhado sobre o tema escolhido. Deu tudo certo e a avaliação foi positiva. Os professores componentes da banca gostaram e elogiaram muito o trabalho”, avaliou.

Além de entrar para a história do Programa e da Universidade, a data marca, é claro, uma conquista inesquecível para a doutoranda. “A conclusão da tese possibilitou meu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi possível unir a vivência da indústria com a análise do ciclo de vida dos revestimentos cerâmicos com a comunidade acadêmica e científica. A Unesc e o PPGCEM foram fundamentais para que fosse possível concluir esse trabalho com êxito”, pontuou.

Em sua tese, Angela, tem como objetivo traçar o desempenho ambiental por meio da metodologia de avaliação do ciclo de vida das placas cerâmicas produzidas pelo processo via úmida, com base no inventário de dados do processo produtivo, de uma empresa brasileira fabricante de revestimentos cerâmicos, desde a etapa de extração de matéria-prima até o descarte final do produto.

Conforme Angela, o trabalho possui aspectos inéditos para a indústria ceramista brasileira e mundial,  pois traz de forma efetiva dados que foram obtidos diretamente no estado de Santa Catarina, na região Sul e em outras localidades do país e poderão ser utilizados por todo o setor ceramista nacional e internacional.

A avaliação desta terça-feira ficou a cargo dos professores Adriano Michael Bernardin, como relator-presidente, Sabrina Arcaro, membro interno, e Anselmo Ortega Boschi e João Batista Rodrigues Neto, como membros externos. Tendo na suplência o docente Eduardo Junca. Além de ter sido orientada pelo professor Elídio Angioletto, a tese foi co-orientada pelo professor Manuel Joaquim Peixoto Marques Ribeiro do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal.

.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2022 às 16:38
Compartilhar Comente

CONCESSÃO BOLSA DE PÓS-DOUTORADO CAPES/PDPG 2022-2

Edital disponível em:

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/295/2022/2

23 de novembro de 2022 às 17:13
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

INSCRIÇÕES ABERTAS - 3ª EDIÇÃO: SIMPÓSIO DE MATERIAIS E SUSTENTABILIDADE/CURSO DE INTRODUÇÃO À REOLOGIA

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Materiais e Sustentabilidade e III Curso de Introdução à Reologia que ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2022 na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

O evento está sendo organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UNESC com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e do e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

 O III Simpósio de Materiais e Sustentabilidade será gratuito e visa promover uma discussão de novas tecnologias e/ ou produtos desenvolvidos por CT&I nas áreas química, de mineração e de materiais (metálicos, poliméricos, cerâmicos, compósitos e cimentícios) por meio de palestras e painéis nacionais e internacionais com profissionais de excelência em suas áreas de atuação.

Nesta edição, concomitante ao III Simpósio, também será realizado o III Curso de Introdução à Reologia, com metodologia teórico-prática, no qual serão abordados os conceitos básicos e aplicações tecnológicas ambientalmente amigáveis da ciência da Reologia e serão apresentados os métodos de determinação das propriedades reológicas dos fluidos. Será também fomentada a discussão de assuntos específicos relacionados às necessidades profissionais e de interesse dos participantes. O Curso de Introdução à Reologia, já na sua terceira edição, ocorre com a colaboração do Instituto de Cerámica y Vidrio de Madrid (ICV/CSIC), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN), da Universidade Federal do ABC (UFABC), do programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Empresa ReoTerm Instrumentos Científicos.

  As inscrições para o III Simpósio e para o Curso estão abertas no período de 26 de setembro a 16 de novembro de 2022 e serão realizadas somente no site (www.unesc.net/materiaisesustentabilidade), onde também pode ser conferida toda a programação. 

As inscrições para o III Curso de introdução à Reologia até dia 15/10 estão em lote promocional. A inscrição dará direito a participação no curso, material didático e coffee breaks.

É importante salientar que o número de vagas é limitado.

Outras informações podem ser obtidas no e-mail simposioppgcem@unesc.net

29 de setembro de 2022 às 20:18
Compartilhar Comente