Laboratório de Psiquiatria Translacional

Psiquiatra Nise de Oliveira é interpretada por Glória Pires no filme "O Coração da Loucura"

Psiquiatra Nise de Oliveira é interpretada por Glória Pires no filme
Mais imagens

Uma das mulheres mais revolucionárias da história do Brasil foi interpretada por Glória Pires no filme "O Coração da Loucura". Nise de Oliveira foi pioneira ao usar a arte no tratamento da esquizofrenia, uma doença que provoca alucinações, agitação e isolamento social. Naquela época, os hospitais psiquiátricos pareciam presídios e pacientes eram tratados apenas com eletrochoques e lobotomia. Nise apostou no inverso: tentar a cura usando a pintura e a modelagem.

Por: Cenita Pereira Borges 30 de junho de 2016 às 22:36
Compartilhar Comente

Guideline: diagnóstico e tratamento para a meningite bacteriana aguda

Guideline: diagnóstico e tratamento para a meningite bacteriana aguda
Mais imagens

Em maio de 2016, dois grandes pesquisadores, Prof. Dr. Diederik van de Beek, Prof. Dr. Stephen L. Leib e uma grande equipe de pesquisadores, publicaram uma guia de orientações para o diagnóstico e o tratamento da meningite bacteriana. A motivação para o desenvolvimento deste Guideline, foi em primeiro lugar a diminuição das cargas bacterianas por conta da introdução de vacinas na Europa. Isso faz com que a meningite afete cada vez mais adultos do que crianças. Em segundo lugar pela diferença nas taxas de resistência de algumas cepas aos agentes antimicrobianos. Fazendo com que os tratamentos sejam ajustados dependendo da região da Europa. Por fim, vários tratamentos adjuvantes foram testados em ensaios clínicos randomizados, muitas vezes com resultados conflitantes. Isso deixa o médico na necessidade de uma orientação prática e clara, resumindo as evidências disponíveis para métodos de diagnóstico e tratamento antimicrobiano e adjuvante na meningite bacteriana. Por isso a Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID) iniciou este projeto para uma melhor orientação no domínio das doenças infecciosas.

A equipe da Unidade de Neuroinfecção do Laboratório de Neurociências da UNESC promove ensaios clínicos em modelo animal para ajudar no entendimento da fisiopatologia da meningite bacteriana.

 

Por: Cenita Pereira Borges 30 de junho de 2016 às 22:15
Compartilhar Comente

Paper aceito

Paper aceito
Mais imagens

Nesta quarta-feira a Unidade de Neuroinfecção do Laboratório de Neurociências da UNESC teve mais um artigo aceito. O artigo, aceito pela revista Neurochemical Research, analisa o comportamento depressivo em adultos após ter meningite pneumocócica na infancia, em modelo animal. O artigo também analisou o efeito antidepressivo da Imipramina. Com os testes de anedonia (consumo de alimento doce) nado forçado e dosagem dos hormônios adrenocorticotrópico e corticosterona e ainda dosagens de BDNF e GDNF os animais induzidos a meningite tiveram sintomas semelhantes a depressão sendo revertidos em animais tratados com Imipramina. Mostrando nesse artigo que a meningite na infância pode desencadear comportamento depressivo na vida adulta.

Por: Cenita Pereira Borges 22 de junho de 2016 às 16:12
Compartilhar Comente

Aluna de Iniciação Científica Hemily Batista apresenta seu TCC

A aluna de biomedicina, Hemily Batista, orientada pela Prof.ª Dr.ª Josiane Budni da Unidade de Neurodegeneração do Laboratório de Neurociências da UNESC apresentou seu TCC nesta última terça-feira. O trabalho intitulado “Avaliação do efeito de lítio e memantina na memória espacial e neuroinflamação em um modelo animal de demência induzido pelo peptídeo beta-amiloide 1-42” foi muito bem apresentado. Hemily é aluna de Iniciação Científica, demonstrou muita segurança e domínio sobre o estudo. Sua apresentação foi clara, os slides estavam bem organizados, com figuras ilustrativas bem adequadas. Ao final da apresentação todos os questionamentos foram respondidos e banca teceu muitos elogios.

Parabéns Hemily!

Confira a galeria de fotos!

Por: Cenita Pereira Borges 22 de junho de 2016 às 15:35
Compartilhar Comente

Defesa de TCC

Defesa de TCC
Mais imagens

A aluna do curso de Biomedicina Beatriz I. Matias, orientada pela Profa. Dra. Gislaine Z. Réus, apresentou seu TCC nessa última terça-feira. O trabalho intitulado “Avaliação dos efeitos comportamentais e neuroquímicos associados a administração de cetamina combinada fluoxetina, quetiapina e lamotrigina” foi desenvolvido no Laboratório de Neurociências da UNESC e contou com a colaboração da Unidade de Pesquisa em Depressão.

Por: Cenita Pereira Borges 22 de junho de 2016 às 15:24
Compartilhar Comente