Laboratório de Psiquiatria Translacional

Qualificação de Doutorado

Aconteceu na sexta-feira, dia 12/08/16 o exame de qualificação da doutoranda Tatiani Bellettini. Projeto intitulado: "Avaliação do efeito neuroquímico e comportamental da vitamina D3 (1α-25 Dihidroxivitamina D3) em ratos Wistar jovens e em processo de envelhecimento". Bellettini é orientada pela Prof. Dra. Josiane Budni. A banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Eduardo Rico e Prof. Dra. Samira Valvassori, após a apresentação, manifestou elogios assim como sugestões sobre a tese da doutoranda. 

Por: Allan Minatto Collodel 02 de setembro de 2016 às 10:16
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para Simpósio de Neurociências sobre saúde mental da mulher

Inscrições abertas para Simpósio de Neurociências sobre saúde mental da mulher
Evento ocorre nos dias 23 e 24 de setembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais, professores, estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde podem conhecer mais sobre saúde mental em evento realizado na Unesc nos dias 23 e 24 de setembro. O 14º Simpósio de Neurociências traz como tema “Saúde Mental da Mulher: O equilíbrio entre o corpo e a mente” e está com inscrições abertas até 9 de setembro (com desconto).

O evento tem como objetivo colaborar na promoção e na assistência integral da saúde mental da mulher e ajudar a sensibilizar o publico feminino sobre os problemas de saúde mental. O Simpósio é referência na região e traz, em todas as edições, profissionais renomados para discutir os assuntos e pesquisas relacionadas ao tema.

“Saúde mental da mulher: uma abordagem epidemiológica”, “Avaliação clínica na mulher: saúde mental”, “Câncer de mama e transtornos mentais”, “Transtornos psíquicos e ciclo reprodutivo feminino”, “Aspectos psíquicos no casal infértil”, “Transtornos relacionados ao estresse e ao trauma na mulher”, “Depressão e ansiedade na gestação e pós-parto” e “Transtornos de personalidade e de gênero na mulher” são alguns dos assuntos tratados em debates e palestras.

O Simpósio tem o apoio do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), Laboratório de Neurociências, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), Instituto de Neurociências João Quevedo, Bio Sul Científica e URC.

Inscrições, programação e mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2016 às 21:38
Compartilhar Comente

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado
Mais imagens

No último dia 25 agosto Zuleide Maria Ignácio defendeu sua tese de doutorado intitulada “Estudo Pré-Clínico da Quetiapina como Estratégia Farmacológica no Tratamento da Depressão”. Os estudos foram realizados no laboratório de Neurociências da Unesc e orientado pelos professores Dr. João Quevedo e Dra. Gislaine Z. Réus. 

A agora Dra Zuleide pesquisou os efeitos da quetiapina, um antipsicótico atípico, sobre o comportamento do tipo depressivo em ratos submetidos à privação dos cuidados maternais nos primeiros 10 dias de vida. Além dos efeitos sobre o comportamento, foram pesquisadas as ações da quetiapina sobre parâmetros epigenéticos alterados em animais submetidos ao estresse de privação materna. Também foi investigada a ação da quetiapina na cadeia respiratória mitocondrial e no balanço oxidativo em ratos não submetidos a estresse. O estudo revelou que a privação materna induziu efeito tipo depressivo na vida adulta e provocou alteração de parâmetros epigenéticos no hipocampo dos animais. Segundo a literatura científica, a alteração desses parâmetros epigenéticos hipocampais está relacionada com redução da transcrição de genes e, possivelmente, com a redução da neurogênese no hipocampo. A quetiapina como monoterapia apresentou efeito tipo antidepressivo nos animais e reduziu as alterações epigenéticas induzidas pelo estresse no início da vida. Além disso, a quetiapina exerceu efeito positivo na cadeia respiratória mitocondrial e no balanço oxidativo em regiões cerebrais envolvidas com a depressão e outros transtornos de humor.

A Unidade de Pesquisa em Depressão parabeniza Zuleide e agradece a todos pela colaboração nos estudos! Zuleide que é já é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul continuará fazendo trabalhos em colaboração com o Neurolab.

Por: Allan Minatto Collodel 30 de agosto de 2016 às 13:59
Compartilhar Comente

Integrantes do Neurolab palestram da VIII Jornada de Psicologia e III Congresso de Psicologia da UNESC

Está acontecendo na UNESC a VIII Jornada de Psicologia e III Congresso de Psicologia, iniciou no dia 23 e vai até dia 27/08/16. E na quinta-feita, dia 25/08/16 a psicóloga e doutoranda Cenita Borges e a aluna de nutrição e IC Louyse Damazio do laboratório de Neurociências ministraram um mini curso com a tema Síndrome Pré-Menstrual e Transtorno Disfórico Pré-menstrual da Psicologia à Nutrição. O mini curso foi sucesso e as palestrantes receberam um presente especial da coordenação da Jornada.
 

Confira a galeria de fotos!

 

 

 

Por: Cenita Pereira Borges 26 de agosto de 2016 às 17:32
Compartilhar Comente

O aluno Leonardo Spillere defendeu seu mestrado

Aconteceu na última quinta-feira, dia 14/07/16 a apresentação pública de mestrado do aluno Leonardo Spillere. Dissertação intitulada: "Efeito da melatonina na memória e inflamação em um modelo de demência induzido pelo peptídeo Aβ 1-42". O mestrando foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Josiane Budni e a banca examinadora estava composta pelo membro Relator - UNESC: Prof.ª Dr.ª Maria Inês da Rosa, membro interno - UNESC: Prof. Dr. Ricardo Andrez Machado de Ávila, membro externo - UFSC: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Severo Rodrigues.

Após a excelente apresentação e ótima arguição, Leonardo recebeu muitos elogios pelo estudo.

Parabéns Leonardo e equipe!

Por: Cenita Pereira Borges 21 de julho de 2016 às 01:35
Compartilhar Comente