Reitoria

Verão Mais Unesc: saúde e movimento à beira mar

Em uma estrutura montada na faixa de areia em frente ao restaurante Verdão, centenas de veranistas participaram das atividades do projeto Verão Mais Unesc, no sábado e domingo, no Balneário Rincão. O projeto, realizado pela equipe Unesc em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão e Jornal A Tribuna, contou com atividades como vôlei, frescobol, bocha, zumba, orientação e atendimentos em saúde, mesa de pintura, cama elástica e também treino funcional.


O projeto conta com aulas de zumba, às 11h e às 17h, que inicialmente reuniu mais de 300 pessoas que encantaram-se com a variedade de coreografias propostas pela professora Preta Rodenbush. Ao final de cada aula, os participantes receberam brindes da Unesc. Já no treino funcional, crianças, jovens e idosos se revezaram em um circuito de aproximadamente 25 minutos de atividade. “Todo mundo tem capacidade de fazer, no seu limite, conforme o exercício, sempre tomando cuidado com cada um que está treinando”, explica a acadêmica de Educação Física da Unesc, Júlia Mattos. “É muito importante levar o exercício físico para a população, como levamos esse exercício funcional, no qual procuramos nos divertir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tentando fazer com que essa seja a porta de entrada do exercício físico, com muita diversão e alegria”, acrescenta o acadêmico Ramiro Doyenart, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesc. A aproximação do exercício com a comunidade é o objetivo do projeto.


Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o primeiro final de semana do Verão Mais Unesc foi extremamente positivo. “Superou totalmente as nossas expectativas com muitos participantes. Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos juntos da comunidade. Queremos reforçar o convite para que nos próximos finais de semana as pessoas venham participar novamente”, salienta. A Diretora de Extensão da Unesc reforça que este projeto está totalmente vinculado ao papel comunitário da nossa universidade. “A Unesc é comprometida com as questões sociais e busca a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, associando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo assim, sua missão por meio do projeto Verão Mais Unesc”, destaca.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, iniciando suas atividades das 7h30 às 12 horas, e à tarde, das 15 às 19 horas.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de janeiro de 2019 às 18:35
Compartilhar Comente

Unesc promove atividades no Verão Mais do Balneário Rincão

A Unesc iniciou neste sábado as atividades do Verão Mais, projeto realizado em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão e Jornal A Tribuna. O projeto iniciou às 7h30 deste sábado (05/01), na estrutura montada à beira-mar, próximo ao Verdão. O tempo nublado não afastou os veranistas que foram participar de atividades como circuito funcional, zumba, cabo de guerra, atendimentos de saúde, vôlei, distribuição de brindes, entre outras ações.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, com atividades das 7h30 às 12h, e das 15h às 19h. Quem circulou pela estrutura montada na beira da praia, elogiou a iniciativa. "Nós ouvimos a propaganda e viemos aproveitar. Foi muito bom, fiz zumba, cabo de guerra e ainda ganhamos brindes", conta a veranista Adriana Pereira. Já Fabiana Felisberto Nepomuceno, que mora no Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa. "Foi muito bom. Não perdi uma atividade. Vim com a mãe, tia, e a família toda".

Além das atividades esportivas, as crianças que foram ao local puderam participar de brincadeiras na cama elástica, mesa para pinturas e recreação que foram comandadas por professores e alunos da Universidade e dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Educação Física e profissionais da prefeitura de Balneário Rincão.

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, afirma que o grupo de trabalho do projeto está se preparando para oportunizar uma boa experiência para quem passar pelo local. “Estamos em uma sinergia muito boa para fazer o melhor”.

Confira as atividades do primeiro final de semana: 

Programação Unesc na Praia do Rincão dias 05 e 06 de janeiro.

Período da Manhã

07h30: Caminhada orientada;

09h em diante; 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

09h30 às 10h30 : circuito funcional;

09h30, 10h30, 11h30: cabo de guerra com sorteio de brindes;

09h45, 10h45, 11h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

11h: Zumba

 Período da Tarde: 

15h em diante: 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

15h45, 16h45, 17h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

16h30 às 17h30 : circuito funcional;

17h: * Zumba (somente no sábado);

16h, 17h, 18h: cabo de guerra com sorteio de brindes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de janeiro de 2019 às 08:57
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc vai agitar o Balneário Rincão em janeiro

Verão Mais Unesc vai agitar o Balneário Rincão em janeiro
Convênio entre Universidade, prefeitura e Grupo A Tribuna foi firmado nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os veranistas e moradores do Balneário Rincão terão um janeiro agitado na orla. O projeto Verão Mais Unesc estará na área central da praia do primeiro ao último fim de semana do mês de janeiro de 2019, pela manhã e tarde, com atividades esportivas, de lazer e de recreação comandadas por professores e alunos da Universidade e por profissionais da prefeitura de Balneário Rincão.

O convênio do Verão Mais Unesc foi assinado nesta quarta-feira (19/12) entre a Universidade, a prefeitura de Balneário Rincão e o Jornal A Tribuna. O projeto inicia em 5 de janeiro de 2019 e oferecerá ao público caminhadas orientadas, orientações de saúde, alongamento, terapias manuais, futebol, frescobol, vôlei, escultura na areia, pintura, desenho, bocha, espirobol, pula corda gigante, zumba, circuito funcional, cabo de guerra e sorteio de brindes.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, afirmou que a Universidade quer ser parceira de todas as ações que visam o bem-estar da comunidade. “Queremos agradecer a prefeitura e ao Jornal A Tribuna por estar junto conosco para viabilizar esse projeto. A Unesc é uma Universidade Comunitária e está sempre aberta. Temos as melhores expectativas para o Verão Mais”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego agradeceu a parceria do poder municipal de Balneário Rincão e do grupo A Tribuna para a realização do projeto. “É uma união de esforços para iniciarmos o 2019 de uma maneira empolgante e próxima da comunidade. É um projeto bem importante”.  

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, afirma que o grupo de trabalho do projeto está se preparando para oportunizar uma boa experiência para quem passar pelo local. “Estamos em uma sinergia muito boa para fazer o melhor”.

O diretor do Jornal A Tribuna, Dorvanil Vieira, afirma que o objetivo é proporcionar momentos de lazer e descontração, aliados a informações importantes para os veranistas e moradores do município.

Segundo o diretor de Turismo de Balneário Rincão, Fernando Casagrande, é interesse do município realizar ações que incrementem o turismo na praia, e o projeto Verão Mais é um exemplo disso.  

A reunião teve ainda a presença do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Edmilson Braz Carlos e da vice coordenadora do projeto Verão Mais Unesc, Ana Paula Tiscoski Coelho.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2018 às 18:12
Compartilhar Comente

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma
Atendimentos na área da saúde foram realizados neste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O fim de semana de alunos e professores da Unesc foi marcado por mais uma oportunidade de interação com a comunidade regional. Durante a manhã e tarde deste sábado (10/11), representantes dos cursos de Enfermagem, BiomedicinaMedicina, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia realizaram atendimentos e deram orientações para quem passou pela loja do supermercado Angeloni da Avenida Centenário. A ação teve o objetivo de levar inclusão social e fortalecimento da cidadania, além de disponibilizar serviços gratuitos e informações nas áreas de assistência, saúde, educação, cultura e lazer para a população.

A acadêmica da primeira fase de Medicina Lais Burato, afirma que se surpreendeu com a resposta da comunidade em sua primeira experiência em uma ação comunitária. “Eles foram muito receptivos e conseguimos passar várias orientações. Esse contato com a comunidade é muito importante e quero participar mais vezes. É um pouco do que vamos viver no nosso dia a dia profissional”, afirma a estudante.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, todos os finais de semana a Universidade participa em algum tipo de ação comunitária. “Essa parceria com o Sesc e Angeloni é muito produtiva não só para nossos alunos, mas para a contribuição que uma Universidade Comunitária como a nossa pode dar à região. As pessoas procuram muito o que nós oferecemos. A Universidade se tornou referência pelo seu comprometimento com a comunidade, pela formação de excelência e pelo protagonismo na região”, afirma.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, parcerias como as que resultam em ações como de sábado colaboram para o engrandecimento da participação da Unesc na comunidade. E os benefícios disso vêm para todos os envolvidos: do aluno que participa e agrega conhecimento para a sua formação profissional e cidadã até a pessoa que é atendida.

A iniciativa do Angeloni e do Sesc conta com a parceria de ONGs (Organizações Não-Governamentais) e empresas da região, da Unesc, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Famcri (Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente de Criciúma).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de novembro de 2018 às 17:22
Compartilhar Comente

Unesc e Bairro da Juventude assinam convênio para atendimentos na área da saúde

Unesc e Bairro da Juventude assinam convênio para atendimentos na área da saúde
Parceria foi formalizada na manhã deste sábado, durante evento na Praça Nereu Ramos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc e o Bairro da Juventude estreitaram ainda mais os laços na manhã deste sábado (10/11) com a assinatura do convênio para o atendimento de 1.500 alunos da entidade por professores e acadêmicos dos cursos de Odontologia e Medicina e profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade, envolvendo as áreas de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física.   

A assinatura do convênio ocorreu na Praça Nereu Ramos, durante o evento que apresentou os números arrecadados pela campanha SuperAção, envolvendo o Bairro da Juventude, o Jornal A Tribuna, a Rádio Som Maior e os supermercados Angeloni, Bistek, Giassi e Manentti. De novembro de 2017 a outubro de 2018, a ação arrecadou R$ 728.976, que foram revertidos para ações sociais da entidade. O evento teve ainda a presença de alunos do Bairro da Juventude, que realizaram apresentações de música.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a oferta de serviços de saúde pela Universidade vai incluir o atendimento clínico e ações de educação e promoção de saúde às crianças da entidade, conforme a necessidade apresentada pela diretoria do Bairro da Juventude à Universidade.  

“A Unesc e o Bairro são parceiros históricos e a partir desse convênio surgiram parcerias com a Clinimagem, Laboratório Búrigo e com a própria prefeitura de Criciúma. Antes, realizávamos ações pontuais com os cursos de Medicina e Odontologia, mas não atendimento clínico como já estamos fazendo há um mês. O Bairro da Juventude é uma referência na nossa região, em Santa Catarina e no Brasil não poderíamos nos furtar de participar de algo tão lindo como o trabalho feito pelo bairro e que vai ao encontro do que a Unesc também tem na sua missão”, afirma Luciane.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal do Bairro da Juventude, José Altair Back, a Unesc é uma das grandes parceiras da entidade, desenvolvendo um trabalho importante por meio de projetos em diversas áreas. “A maneira com a qual fomos recebidos na Unesc quando fomos solicitar a parceria para o atendimento à saúde das crianças, foi tocante. Temos na Universidade uma grande colaboradora em projetos em prol das nossas crianças”.

A diretora executiva do Bairro, Sílvia Zanette, entregou uma placa comemorativa para a reitora, simbolizando o Pacto de Amizade entre o Bairro da Juventude e a Unesc.

Antes da assinatura do convênio, a reitora da Unesc, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e o coordenador do curso de Odontologia da Universidade, Renan Ceretta, participaram da programação especial da Rádio Som Maior na Praça Nereu Ramos.

O evento teve ainda a participação do assessor da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, da coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora, do coordenador adjunto do curso de Fisioterapia, Eduardo Ghisi Victor e do professor do curso de Odontologia, Fabiano Goulart Azambuja.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de novembro de 2018 às 16:28
Compartilhar Comente