Reitoria

Estudantes da Unesc levam informações e cuidados aos moradores da Vila Miguel e Metropol

Estudantes da Unesc levam informações e cuidados aos moradores da Vila Miguel e Metropol
Projeto é desenvolvido em 11 bairros de Criciúma (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc esteve presente em mais uma edição da Rua do Lazer e levou informações sobre cuidados com a saúde para os moradores dos bairros Vila Miguel e Metropol. Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Nutrição e Psicologia participaram da ação comunitária nesta quinta-feira (16/8) e orientaram quem passou pelo evento sobre higiene bucal, alimentação saudável, vacinação, serviços oferecidos pela Universidade, além de falar sobre violência contra mulheres, crianças e idosos.

A moradora Sandra Demétrio, levou quatro de seus seis filhos ao evento e destacou os benefícios que a Rua do Lazer proporciona. “Eu participo sempre que possível. Aqui cuidamos da saúde, cortamos o cabelo e integramos com os vizinhos da comunidade. É sempre positivo participar”, afirma.

Para a estudante da sétima fase do curso de Enfermagem Amanda D’avila de Jesus, participar de eventos com a comunidade é de grande importância e agrega ao conhecimento. “Estar em meio a população possibilita ter um novo olhar sobre a saúde. Na vida acadêmica é uma experiência que une a teoria e a prática,além de possibilitar o contato com profissionais de outras diversas áreas do conhecimento”, destaca Amanda.

Universidade Comunitária

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, reforçou a missão da Universidade de se aproximar da comunidade e contribuir por meio de suas atividades de extensão. “A Universidade tem em um dos seus pilares a extensão e busca parcerias para contribuir. Estamos à disposição para contribuir sempre com a qualidade de vida das comunidades”, afirma Fernanda.

O evento foi realizado pelo CRAS (Conselho Regional de Assistência Social), com o apoio da Unesc, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Óticas Carol, Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) e Corpo de Bombeiros de Criciúma.

O projeto é desenvolvido em 11 bairros considerados carentes em Criciúma e promove serviços de saúde, atividades infantis, corte gratuito de cabelo e doação de roupas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira 17 de agosto de 2018 às 10:52
Compartilhar Comente

Viver SUS Unesc inicia atividades em municípios da região

Viver SUS Unesc inicia atividades em municípios da região
Estudantes vão conhecer o trabalho desenvolvido na saúde pública (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Antes das 7 horas desta segunda-feira (23/7), o grupo formado por 64 estudantes de graduação e profissionais participantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc já estavam no campus para iniciar as visitas aos oito municípios participantes da edição de 2018 do Viver-SUS Unesc (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). O projeto foi desenvolvido na última quinta e sexta-feira (19 e 20/7) na Universidade (parte teórica) e de segunda até quarta-feira (23 a 25/7), os participantes estarão vivenciando a prática dentro do sistema de saúde dos municípios e seus territórios de abrangência.

A aluna da décima fase de Psicologia Tayanara Teixeira, participa pela primeira vez do Viver SUS e vai passar o período de imersão em Içara. “Já desenvolvo atividades no SUS e gosto de atuar com este público. O Sistema Único de Saúde é o mais utilizado pela população e quero conhecer e aprender mais, pois é com os usuários dele que quero trabalhar”.

Taynara e estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia irão desenvolver atividades nos municípios de Forquilhinha, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Içara, Criciúma, Maracajá, Nova Veneza e Urussanga.

Participação em visitas domiciliares, em grupos de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e diálogo com as secretarias de Saúde fazem parte das atividades a serem desenvolvidas.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, acompanhou a saída dos participantes para os municípios e agradeceu pela disponibilidade dos acadêmicos em participarem do projeto em período de férias, ressaltando a importância do Viver SUS na formação. A coordenadora do Viver SUS Unesc, Mágada Tessmann, também esteve na Universidade dando as últimas orientações antes dos acadêmicos e residentes partirem para a imersão nos municípios. Aos alunos, ela falou sobre a experiência agregadora que vão ter com o contato direto com profissionais e usuários dos serviços do SUS e com representantes das secretarias de Saúde.

No dia 16 de agosto ocorrerá o encerramento do Viver SUS, quando os gestores de saúde dos municípios participantes receberão um relatório das atividades e sugestões que possam contribuir com a saúde coletiva. As experiências dos acadêmicos também serão transformadas em artigos e publicadas em uma edição temática da revista da Unesc Inova Saúde (disponível no link).

O Viver-SUS Unesc é uma adaptação do projeto de âmbito nacional de nome VER SUS. A sexta edição do projeto na Universidade é conduzido pela Pró-Reitoria Acadêmica, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e municípios.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de julho de 2018 às 09:40
Compartilhar Comente

Unesc leva orientações e serviços de saúde para a comunidade

Unesc leva orientações e serviços de saúde para a comunidade
Cursos da saúde são parceiros de iniciativa do Sesc e do Angeloni (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores e estudantes da Unesc levam informações e serviços de saúde para a comunidade neste sábado (9/6), durante a ação realizada pelos Supermercados Angeloni e pelo Sesc, com o apoio de entidades e instituições como a Unesc. As atividades ocorrem das 10 às 17 horas na loja da Avenida Centenário e envolvem áreas como saúde, educação, cultura, e lazer e visam dar acesso à população a serviços básicos e essenciais.

O casal Rita Wenzel e João Batista Prates, aproveitaram a manhã de sábado para verificar como anda a saúde e foram atendidos por acadêmicos da Universidade. Tiraram dúvidas e aproveitaram para fazer auriculoterapia. “Somos adeptos a terapias como a auriculo e a acupuntura. É interessante essa oportunidade de hoje. O trabalho que a Unesc faz em ações fora do campus a aproxima ainda mais da população”.

Para o assessor de Ações Comunitárias da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Rafael Amaral, parcerias como a deste sábado estão diretamente ligadas ao caráter comunitário da Instituição e servem também para o aprendizado de estudantes, que podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula, além de interagir e aprender também com as pessoas que atendem.

Participaram da ação professores e alunos do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc e dos cursos de graduação em: Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Odontologia e Medicina. 

Atividades desenvolvidas por professores e alunos dos cursos da Unesc

Farmácia
Tipagem sanguínea, verificação de pressão arterial, orientações sobre fitoterapia, atendimento farmacoterapêutico e orientações da Farmácia Solidária

Nutrição
Avaliação do estado nutricional

Fisioterapia
Orientações para uroginecologia, auriculoterapia, orientações sobre postura e cuidados com a coluna

Enfermagem
Pressão arterial, educação em saúde geral e ações de promoção à saúde do idoso

Psicologia
Avaliação sobre depressão, qualidade de vida e estresse

Biomedicina
Auriculoterapia e tipagem sanguínea

Odontologia
Orientações sobre saúde bucal, alimentação saudável, higiene oral e exames clínicos simplificados. Espaço para equipo portátil

Medicina
Junho Vermelho - Dia Mundial do Doador de Sangue e conscientização sobre anemia

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2018 às 13:11
Compartilhar Comente

Livro Ações que Mudam o Mundo traz casos de empresas sociais

Livro Ações que Mudam o Mundo traz casos de empresas sociais
Livro de professora e egressa da Unesc foi lançado no Bairro da Juventude (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O empreendedorismo social entende que para a transformação do mundo em um lugar melhor ocorrer, basta a atuação de pessoas. E são iniciativas que têm mudando cenários e pessoas que o livro “Ações que Mudam o Mundo: Casos de Empreendimentos Sociais” traz. Lançada na manhã desta quarta-feira (23/5), a obra, escrita pela mestra em Desenvolvimento Econômico pela Unesc Carla Spillere Busarello e pela professora doutora da Unesc Melissa Watanabe, traz cinco casos de empresas sociais brasileiras e destaca um exemplo de sucesso na região: o Bairro da Juventude.

A obra surgiu de uma pesquisa sobre empreendedorismo social que Carla fez durante o seu mestrado, com a orientação da professora Melissa. A pesquisa de Carla foi feita no Bairro da Juventude, mas para o livro, as autoras resolveram ampliar para outras empresas sociais do país. O projeto foi aprovado no Edital Público da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) de 2015 e no ano seguinte, após Carla terminar o mestrado, as duas começaram a produzir o livro, que apresenta casos do Bairro da Juventude (Criciúma); 100% Amazônia (Belém); Atados (São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis); Terra Nova (Curitiba) e ponteAponte (São Paulo).

“Ao longo do nosso trabalho sempre procuramos o “para que” do livro. E ele foi feito para que a gente possa inspirar outras pessoas que empreendimentos sociais têm uma função extremamente importante e que são transformadores. A palavra é transformação social”, afirma Melissa. “A Unesc, como Universidade Comunitária, difunde o conhecimento. Ele não fica enclausurado, restrito. E esse livro representa a entrega para a sociedade do que a gente faz”, complementa.

Para Carla, o lançamento do livro é a realização de um sonho de infância e representa um fechamento concreto do mestrado. "Queríamos entregar algo para a sociedade. O objetivo com o livro não é trazer teorias, mas fazer algo para que qualquer pessoa possa ler estar se inspirando ou ver que dá sim de mudar o mundo”, comenta a autora, lembrando que o trabalho do Bairro da Juventude tem destaque por ser uma empresa social que está há mais de seis décadas no mercado gerando mudança na vida de famílias inteiras.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, afirma que o resultado do estudo comprova a importância de um programa de mestrado como o de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, que também tem a finalidade de multiplicar a produção do conhecimento por meio da pesquisa. “Mais que cumprimentar a Carla e a Melissa eu quero agradecer. Essa obra marca mais do que as histórias que estão postas, mas uma ruptura no modo de pensar e entender o empreendedorismo social. Marca uma nova concepção conceitual sobretudo na nossa Universidade. E trazer um parceiro tão importante, um projeto tão grandioso como o Bairro da Juventude é incrível”, afirma.

A diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette, comentou sobre a parceria com a Unesc e agradeceu pelo trabalho desenvolvido e pelo livro. “Tudo isso enriquece muito o nosso trabalho. Que possamos estar sempre juntos. O Bairro está muito ligado à Unesc e a essência de ambos continua a mesma desde o início”.

Já o diretor de Projetos da entidade, Anézio Luiz de Souza, falou sobre como a atuação do Bairro na comunidade transforma vidas.

O evento ainda a teve a presença do professor da Unesc, Ricardo Pieri, que é conselheiro do Bairro da Juventude e da assessora do gabinete da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini.

O evento foi uma realização da Unesc, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Universidade, do Giees (Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação e Empreendedorismo Social) e do Bairro da Juventude, com apoio da Doistoque Marketing.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de maio de 2018 às 14:54
Compartilhar Comente

Projeto Tigrinhos amplia participação na Amesc

Projeto Tigrinhos amplia participação na Amesc
Meleiro, São João do Sul e Jacinto Machado serão beneficiados com o projeto (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Há menos de um mês para a Copa do Mundo, a Unesc e o Criciúma Esporte Clube entraram novamente em campo e marcaram mais um gol na promoção do esporte e da educação. Por meio do Projeto Tigrinhos, três municípios da Amesc serão beneficiados com o programa. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (16/5) na Reitoria da Universidade.

Meleiro, São João do Sul e Jacinto Machado vão receber o projeto “Tigrinhos, aqui começa um sonho”, que tem a intenção de estruturar e organizar escolinhas de futebol na região, com perspectiva de formação e educação, fomento e descoberta de novos talentos.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o projeto é de suma importância para o desenvolvimento regional. “Muitos frutos surgem deste belíssimo projeto e temos que cada vez mais promover ele. Também colocamos a Universidade à disposição para parcerias no desenvolvimento de outros tantos projetos e programas de extensão que temos”, enfatizou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, salientou que a Unesc, como uma Universidade Comunitária, está sempre disposta a desenvolver projetos e trabalhar junto com representantes da sociedade pelo desenvolvimento da região.

O supervisor das categorias de bases do Criciúma, Odinar de Souza, destacou que o projeto realiza um importante trabalho social. “O Tigrinhos também tem a responsabilidade de formar cidadãos melhores para a sociedade. O projeto é mais uma oportunidade para as nossas crianças”.

De acordo com o coordenador do projeto, Bruno Dandolini Colombo, os municípios não mediram esforços para participar. “O projeto é como se fosse um norte para as crianças, juntando o esporte com o ensino e a aprendizagem. Para mim, é uma alegria imensa fazer parte deste projeto”, afirmou.

Para o prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, o mais importante é acompanhar o bem-estar dos participantes. “Ver a felicidade das crianças e dos pais é muito gratificante para a gente. Estamos criando cidadãos de bem”.

“Nós ficamos muito felizes, porque vemos o que podemos fazer com as crianças e jovens da nossa cidade e também observamos os tantos frutos que projetos como esse geram”, afirma o prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari.

Atualmente o projeto conta com 17 núcleos e atende municípios da Amrec, Amesc e da Amurel. O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, e representantes das secretarias de esporte dos municípios também participaram do evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2018 às 09:47
Compartilhar Comente