Reitoria

Unesc entrega 300 protetores faciais aos colaboradores do Hospital São José

Unesc entrega 300 protetores faciais aos colaboradores do Hospital São José
Cinco instituições de saúde da região já receberam os equipamentos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os profissionais de saúde do HSJ (Hospital São José) receberam, na tarde desta sexta-feira (24/4), 300 protetores faciais para uso no enfrentamento da pandemia da Covid -19. Os equipamentos produzidos pela Unesc, com uso da tecnologia de impressão 3D, já receberam cinco atualizações desde o dia 17 de março, quando o projeto foi idealizado pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

Para o técnico responsável pela segurança do trabalho do Hospital, Régis Dieke, a partir desta data o colaborador da instituição terá mais tranquilidade ao prestar serviços à comunidade. “A doação da Universidade vem trazer segurança aos nossos trabalhadores neste momento de pandemia. O profissional de saúde, a partir do momento que recebe este equipamento, se sente mais confiante para prestar seu serviços de excelência, seja ao paciente com suspeitas ou confirmação de contaminação”, afirma 

A palavra segurança também foi destacada pela diretora geral do Hospital, Irmã Isolene Lofi, que reafirmou a importância do item no dia a dia daqueles que se colocam na linha de frente da luta contra o coronavírus. “Vai suprir a necessidade de 300 colaboradores, do pronto socorro as clínicas de tratamento. Eles chegam em ótima hora”, frisa.

Na segunda-feira (27/4) uma nova entrega será realizada nas Clínicas Integradas da Universíade, totalizando 400 protetores faciais disponibilizados aos profissionais de saúde. Os hospitais Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga; São Donato, de Içara; Santa Catarina, de Criciúma, e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já receberam lotes dos equipamentos.

A evolução dos protetores faciais 


Caracterizado com um formato simples, o produto tem grande eficiência para isolamento do usuário, proporcionando uma experiência segura e confortável. Sua forma também garante confiança após o uso. O profissional terá facilidade ao higienizar seu equipamento. 

O projeto, coordenado pelo professor Felipe Zanette, passou por transformações desde de sua primeira formulação. “Já temos melhoramentos para o futuro do projeto, idealizados a partir das experiências iniciais de uso. O tempo de produção também foi reduzido. Inicialmente a produção era de três horas para cada unidade. Hoje um processo completo de produção e montagem é realizado em 15 minutos”, destaca. 

Desde a primeira versão do protetor facial, o trabalho é desenvolvido na estrutura do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), que incluí laboratórios de Design, Simulação de Modelos, Metrologia, Processamento de poímeros, usinagem e outros espaços de trabalho, localizados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de abril de 2020 às 20:56
Compartilhar Comente

Unesc entrega o primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil

Unesc entrega o primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil
Iniciativa teve a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, por meio de estudos e solicitações (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc concluiu, nesta quinta-feira (16/4), o primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. A concretização da iniciativa, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, foi simbolizada com a entrega do primeiro túnel de higienização por ozônio, localizado no Centro de Triagem do bairro Boa Vista. 




A partir desta data, profissionais de saúde e pacientes com sintomas de infecção transitarão pelo espaço de forma mais segura. “Em momentos excepcionais é quando mostramos a real força de uma Universidade comunitária, com investimentos em ensino, extensão e pesquisa. O momento que vivemos é delicado, necessita de cuidados e, sobretudo, do fortalecimento por meio de parcerias em prol da comunidade. E é isso que se concretiza aqui. A Universidade e o poder público em harmonia para entregar soluções assertivas para o combate desse inimigo invisível”, enaltece a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O professor infectologista e presidente da Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção da Unesc, doutor Felipe Dal Pizzol, integra equipe do Ministério da Saúde responsável pela elaboração das Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19. Para o pesquisador, a contribuição de todas as áreas do conhecimento tem grande significado. “A geração de conhecimento científico é fundamental. Neste momento, não é só a área da saúde quem tem um papel importantíssimo. A conclusão deste projeto é exemplo de quanto se pode fazer juntos, levando tranquilidade às pessoas diretamente envolvidas com os riscos do coronavírus”, destaca.

A tecnologia presente no projeto é estudada na Universidade desde 2013. Segundo o professor e pesquisador responsável, Elídio Angioletto, apenas 15 segundos são o suficiente para eliminar 99% dos vírus e bactérias presentes nas roupas e itens de quem passa pelo local. “O equipamento funciona com um sensor de movimento. Ao ser ativado, uma névoa é dispersada pelo ambiente, garantindo a segurança de quem passa. Outro ponto de destaque é a não agressividade do produto, sendo totalmente seguro e não provocando reações alérgicas”, explica. 

A previsão, até sexta-feira (17/4), é realizar a montagem de outro túnel de desinfecção, no Centro de Triagem da região central da cidade, ao lado do HSJ (Hospital São José). Além do equipamento externo, os pesquisadores da Instituição já entregaram outros dois dispersores de ozônio, que atuarão de forma interna durante a noite, com potencial para zerar a contaminação de uma sala em até cinco minutos. “Os profissionais da saúde receberão treinamentos para o manuseio de cada equipamento. A previsão é que até seis deste modelo de atuação interna sejam disponibilizados, com possibilidade de novas solicitações por parte do poder público”, afirma Angioletto. 

Para o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, o projeto simboliza a busca pela inteligência no combate ao coronavírus, tendo como prioridade o bem-estar das pessoas. “É uma parceria entre a nossa Unesc e a prefeitura de 

Criciúma que segue apresentando resultados positivos à comunidade do Sul de Santa Catarina. A conclusão do projeto traz tranquilidade aos ambientes de combate à pandemia e terá, certamente, continuidade ao longo deste desafio”, enaltece. 

Nos próximos dias, os espaços que já contarem com a tecnologia serão submetidos a análises de ar. O procedimento será realizado antes e depois do início da aplicação. “Já foram efetuadas algumas tomadas de dados e os resultados são extremamente positivos. Ao todo, cada local passará por cinco análises, garantindo a assertividade da aplicação”, destaca Angioletto.

Na manhã desta quinta-feira o espaço recebeu a visita do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A tecnologia do ozônio como resposta rápida à infecção 

Antes mesmo da conclusão do projeto, a equipe do Iparque (Parque Científico Tecnológico) já atuava em espaços considerados de vulnerabilidade em Criciúma, por meio de solicitações da Vigilância Sanitária. De acordo com o professor responsável, a tecnologia já foi utilizada de forma efetiva contra outros tipos de vírus, incluindo os que atacam as vias respiratórias. “É, portanto, uma grande aposta mundial neste momento de combate à pandemia Covid-19.  Com grande capacidade de desinfecção, o ozônio entrega uma resposta 100 vezes mais potente do que o cloro e age 3.120 vezes mais rápido”, explica.

A tecnologia é ativada quando o ar passa por uma peneira molecular, que separa o nitrogênio presente. O oxigênio em forma concentrada é levado ao gerador de ozônio. O resultado é a abertura de um arco elétrico, que transforma o O2 em O3, ou seja o ar em ozônio. Uma vez gerado, ele é espalhado em todo o ambiente e alcança espaços onde a mão humana e ferramentas convencionais não podem alcançar. 

Para concretizar mais esta ferramenta contra a pandemia, a Universidade utiliza equipamentos resultantes de uma parceria com a Brasil Ozônio, que pesquisa, desenvolve soluções de alto desempenho e sustentáveis para tratamento, sanitização, esterilização e oxidação a partir do ozônio.

Também atuam no projeto os pesquisadores Thauan Gomes, Hilária Mendes, Geovana Savi e Willian Acordi.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de abril de 2020 às 14:10
Compartilhar Comente

Unesc presenteia profissionais da saúde de Criciúma nesta Páscoa

Unesc presenteia profissionais da saúde de Criciúma nesta Páscoa
Equipe da Universidade levou rosas, chocolates, mensagens de carinho e agradecimentos (Foto: Divulgação ) Mais imagens

Os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente contra a pandemia Covid - 19 em Criciúma, foram surpreendidos  nestes sábado (11/4) e domingo de Páscoa (12/4). Com rosas e chocolates, a equipe da Universidade visitou o HSJ (Hospital São José), o Centro de Triagem da região central e o Centro de Triagem do bairro Boa Vista. Além de presentes, os representantes da Unesc compartilharam mensagens de carinho e agradeceram o empenho de cada um. 

As dedicatórias, entregues a mais de 300 profissionais, carregam falas como a da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta
 


“Neste dia, a comunidade universitária da Unesc demonstra seu afeto, orgulho, admiração e sobretudo, gratidão, a todos os profissionais de saúde que estão atuando no front da pandemia de coronavírus. Eles arriscam sua segurança, pela proteção e cuidado de todos nós. Buscamos simbolizar isso, por meio de uma flor entregue aos 300 profissionais que atuam nos serviços de atenção ao Covid-19, no Hospital São José e Centros de Triagem do município. Esses trabalhadores, das diferentes áreas, são majoritariamente egressos nossos ou professores da Instituição, o que amplia ainda mais nossa gratidão. Com esse gesto, reiteramos nossa posição de que estas pessoas são para nós especialíssimas. Queríamos também, que estas pessoas soubessem disso e pudessem acalentar suas próprias inseguranças e se sentirem motivadas a seguir em frente”, reiterou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. 

A ação foi motivada pela data da Páscoa e presenteou profissionais das mais diversas áreas de atuação. A dinâmica, segundo a gerente administrativa do Campus Mira Dagostin, propôs três visitas aos espaços, em horários diferentes, para contemplar o maior número de pessoas possível. “Eles têm atuado em turnos de 12 por 36. Não podíamos deixar de agradecer um se quer. Todos se dedicam muito e merecem nosso muito obrigado e não existe gratificação maior do que chegar ao local e perceber um sorriso por debaixo da máscara”, conta.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2020 às 11:23
Compartilhar Comente

Covid-19: Unesc utiliza expertise em diferentes projetos em prol da comunidade

Covid-19: Unesc utiliza expertise em diferentes projetos em prol da comunidade
Novas ações são implementadas com foco no apoio ao enfrentamento à pandemia (Foto: Arquivo) Mais imagens

Das mais diferentes formas e áreas do conhecimento, a Unesc busca, a cada dia, contribuir de novas formas com a comunidade diante do combate à Covid-19. Desde a chegada da pandemia à região, a Universidade, por meio de sua reitoria, seus professores, pesquisadores e colaboradores, trabalha incansavelmente em novos projetos. Ao longo dos dias de isolamento social decretado pelo Governo do Estado já foram implantadas sete ações especiais voltadas à comunidade, além de outras em projeto de execução.

Diante do cenário a Universidade se preocupa e trabalha ainda em prol da volta às atividades acadêmicas, iniciada neste quarta-feira (1/4). Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, além da continuidade do ensino de excelência, faz parte da missão da Instituição oferecer tudo o que for possível como apoio para que a cidade e a região enfrentem a situação da melhor forma possível. 

“O coronavírus chegou ao mundo e até a nossa realidade com uma rapidez e intensidade até então inimagináveis. As medidas de prevenção foram tomadas, as atividades no campus foram suspensas, mas estamos todos trabalhando de forma muito intensa a fim de, muito mais do que seguir com as atividades acadêmicas, oferecer a expertise da Instituição em forma de ações que, de fato, beneficiem a comunidade. Tudo isso com a excelência que a marca da Unesc exige”, salienta.

Conheça as ações criadas pela Unesc:


Página oficial com informações e notícias

A Agência de Comunicação da Unesc trabalha constantemente com publicações nas redes sociais da Universidade e na página unesc.net/coronavirus, criada especialmente para reunir as informações referentes à pandemia e seus reflexos. Matérias em formato multimídia, com vídeos e podcasts, trazem orientações e informações relevantes sob os mais diferentes olhares de profissionais da Universidade.


SOS Unesc Covid-19

A plataforma disponibilizada pela Instituição oferece uma pré-triagem para toda a comunidade. Ao todo, são 72 residentes da área da saúde, 14 professores da Universidade e 24 professores médicos à disposição do programa, que tem foco no atendimento virtual de pacientes com dúvidas sobre sintomas, formas de agir e, sobretudo, selecionar os casos graves para encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde. Para acessar o serviço basta adicionar o contato (48) 9 9183-8663 no celular e iniciar uma conversa no aplicativo Whatsapp, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

Acolher Unesc Covid-19

Também por meio da ferramenta Whatsapp o serviço Acolher Unesc Covid-19 tem o propósito de oferecer, por meio de atendimento psicológico, alívio da angústia, assim como encorajar ao indivíduo para que lide com a situação enfrentada da melhor forma possível. O interessado em receber o atendimento precisa apenas adicionar o número (48) 99644-1887 e iniciar uma conversa por meio do aplicativo. O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com atuação de 36 profissionais da Universidade.

Drive Thru de vacinação H1N1

De forma a auxiliar o Município na campanha de vacinação contra a gripe H1N1, a Unesc montou, no dia 23 de março, um posto de vacinação no sistema drive thru. Sem precisar sair do carro, pacientes idosos e profissionais da saúde foram vacinados pela equipe da Universidade em posto montado no portão de acesso à Universidade ao lado do Terminal Rodoviário do bairro Pinheirinho. A ação poderá ser continuada assim que forem disponibilizadas novas doses da vacina.

Produção de álcool em gel

Em mais uma ação de combate ao coronavírus a Universidade utiliza a expertise do curso de Farmácia para a produção de álcool gel 70% para distribuição entre a comunidade. Ao longo dos últimos dias já foram produzidos e distribuídos mais de dois mil litros do produto para a região.

Produção de máscaras para profissionais da saúde

Liderado pelo curso de Design de Produto, o projeto da Unesc desenvolveu um protetor facial com suporte de testa para os atendimentos em saúde. Os importantes protetores faciais são desenvolvidos no próprio laboratório do curso com o uso de impressoras 3D. O intuito é oferecer a ferramenta aos alunos da Universidades que estiverem em atuação e aos profissionais que trabalham nos serviços de saúde dos hospitais e unidades de saúde.

Projetos para fabricação de respiradores

Em ação realizada em conjunto pelo curso de Engenharia Mecânica, reitoria da Universidade e Mestrado em Saúde Coletiva, a Unesc trabalha em projetos para a fabricação de respiradores. Em etapa de aprimoramento, estão sendo avaliados dois modelos para produção, sendo um deles seguindo a ideia proposta em projeto aberto pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e o outro pensado pelo grupo da Instituição. A expectativa é que os itens possam ser entregues em 15 dias, em conformidade com a disponibilidade de peças.

Uso do Ozônio no combate à pandemia

“O ozônio em alta concentração é o mais potente germicida do que se tem conhecimento. É 100 vezes mais potente do que o cloro e 3.120 vezes mais rápido, além de sua alta capacidade oxidante”. É assim que o professor pesquisador da Universidade, Elídio Angioletto, apresenta mais uma alternativa buscada pela Instituição para contribuir no combate à pandemia. No Iparque (Parque Científico e Tecnológico), um grupo de pesquisadores faz adaptações em equipamentos de laboratório para utilizá-los na desinfecção de espaços pontuais a. A previsão para a ação ter sua forma concretizada é esta terça-feira (6/4), quando os profissionais concluirão a instalação dos equipamentos e iniciaram testem. 

Uma Universidade atuante


Somadas às ações, a Instituição também atua na estruturação das informações entregues à sociedade. Seus profissionais, em home office, dedicam-se na construção de materiais e iniciativas.

  • Cartilhas informativas sobre uso de medicamentos no Covid - 19
  • Cartilhas informativas sobre alimentação e nutrição no Covid - 19
  • Cartilhas informativas sobre Cuidados essenciais no Covid - 19
  • Criação do Comitê de Estratégias de gestão e estudos epidemiológicos para os municípios no Covid - 19
  • Criação do Comitê de apoio aos Asilos para prevenção ao Covid - 19
  • Criação do Comitê de apoio e orientação para a saúde do trabalhador das empresas 
  • implantação do SOS Covid - 19 negócios para apoio e orientação às pequenas empresas
  • Participação dos residentes em saúde coletiva no teleatendimento 24 hs da Prefeitura Municipal de Criciúma 
  • Participação dos residentes farmacêuticos nas farmácias de Criciúma
  • Programa de palestras informativas on-line para a população 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de abril de 2020 às 11:00
Compartilhar Comente

Unesc suspende atividades em seu campus

Unesc suspende atividades em seu campus
Mais imagens

A Unesc, universidade comunitária do Sul de Santa Catarina, assumiu o papel de protagonista diante da pandemia Covid-19. Nos últimos dias, a Instituição esteve engajada no compartilhamento de informações assertivas, esclarecimentos sobre o desconhecido e prestação de serviços à comunidade. Nesta quarta-feira (18/3), frente à crescente disseminação do coronavírus em nosso estado, mais uma vez a Unesc prioriza o que tem de mais valor, as pessoas, e busca ser exemplo suspendendo todas as atividades em seu campus.

A medida, que inicia nesta quinta-feira (19/3) e será válida até a próxima terça-feira (24/3), atende ao decreto estadual número 515, em que o Governo do Estado declara emergência em todo o estado catarinense e impõe quarentena de sete dias.

A reitoria da Unesc reforça seu compromisso com a região e seguirá executando ações para a conscientização e orientação das pessoas. Seus canais de comunicação, diariamente, serão atualizados em áudio, vídeo e texto, com conteúdo de relevância social.

Acesse.

Seguirá em funcionamento o SOS Unesc Covid 19, um espaço de apoio à comunidade acadêmica, e os serviços das Clínicas Integradas conveniados à Secretária Municipal de Saúde de Criciúma: Farmácia Escola, Programa de Automonitoramento Glicêmico e CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de março de 2020 às 01:43
Compartilhar Comente