Reitoria

Lideranças da Unesc dialogam com estudantes sobre experiências mediadas por tecnologia

Lideranças da Unesc dialogam com estudantes sobre experiências mediadas por tecnologia
Aulas reiniciaram no dia 1º de abril e os resultados são positivos (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Um diálogo entre lideranças da Universidade e estudantes reafirmou a assertividade das aulas mediadas por ferramentas tecnológicas neste período de pandemia da Covid - 19. A conversa foi realizada na tarde desta quarta-feira (8/4), via Google Meet, com o objetivo de informar sobre o plano de contingência e ouvir as primeiras experiências desde de o reinício das aulas, no dia 1º de abril. 

O momento representa a continuidade do programa Diálogos Unesc com a reitoria, neste período de forma virtual, realizada na segunda-feira (30/3). As colocações da comunidade acadêmica, somadas a estratégias de gestão e o protagonismo do estudante deram origem a uma série de ações por parte da Universidade. “O diálogo com as lideranças estudantis foi excelente. Momento ímpar em que foi possível ouvir os nossos estudantes e, com isso, reorganizar a nossa rota acadêmica e de sustentabilidade institucional. Sairemos deste momento muito mais fortes do que quando entramos. O diálogo e a construção coletiva são a melhor forma para seguirmos com excelência, frente ao momento em que vivemos”, afirmou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Entre as medidas tomadas para garantir a permanência estudantil, em uma Universidade que  sobrevive com 98% da receita advinda das mensalidades dos estudantes, sendo que 85% das mensalidades são  subsidiadas por bolsas de estudos, está a flexibilização dos compromissos de abril, maio e junho. Para casos em atraso, quando apresentada justificativa, não será estipulado juros. 

Outra iniciativa fomentada pela gestão é o incentivo aos órgãos públicos nas esferas estaduais e federais, defendendo o adiantamento dos recursos do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) e o pensamento de um novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). “A Universidade não é pública ou privada. Ela não mantém fundos de reserva. Nossa luta é comunitária. A Instituição, em sua existência, realiza a tomada de ações e investe sempre pensando unicamente na comunidade”, explica o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve.

A gestão também terá o desafio de reajustar projetos pontuais da Instituição previstos para 2020. A criação de novos espaços de alimentação, auditórios e investimentos na estrutura educacional estão sendo revistos, com o objetivo de reverter valores para a empregá-los no momento atual, para a preparação dos docentes e na aquisição de tecnologias para o enfrentamento da situação que se apresenta. 

“Nosso compromisso é trabalhar, de forma diária, para que as aulas remotas tenham a melhor qualidade possível. A dedicação, até o retorno da presença do estudante em nosso campus, é para oferecer um serviço acadêmico que não prejudique o estudante e vá além, elevando a excelência universitária presente na Unesc”, frisou a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker. 

A tecnologia alinhada ao conhecimento 


Parte da iniciativa é a ampliação da tecnologia e de assessoria pedagógica, que já demonstra resultados valiosos. Desde o dia 1ª de abril, que marcou o início das atividades remotas, mais de 17 mil acessos foram registrados no AVA (Ambiente Virtual Acadêmico), 1.200 aulas online já foram ministradas via Google Meet, por mais de 800 professores, e 2.125 roteiros de aprendizagem já foram postados em espaços dedicados aos docentes.  

A resposta dos estudantes ao novo cenário são positivas. A estudante do curso de Farmácia Gabrielly Ricken da Silva compartilhou a experiência de uma conversa entre acadêmicos, professores e coordenação do curso após a primeira semana de aulas. “As falas são extremamente positivas. Aos poucos estamos nos habituando, os professores dominando mais a ferramenta e ideias como manter a interação por uso da tecnologia estão surgindo. Temos que usufruir deste aprendizado para agregar à vida acadêmica depois”, sugeriu. 

Do outro lado, os professores também comemoraram os resultados dos primeiros contatos virtual com seus alunos. “Tudo tem corrido bem. Desde o início desta situação, o processo de ensino aprendizagem foi reafirmado por meio de uma ressignificação. A qualidade da troca de conhecimentos foi enriquecida com novos meios e conforme nos adaptamos a este novo mundo temos conquistado em nome do ensino”, destacou a professora Daniela Arns Silveira. 

Segundo o gerente de TI (Tecnologia da Informação) da Unesc e professor doutor, Rogério Casagrande, o feedback reafirma a assertividade da Universidade em investir em tecnologia. Ele explica que os docentes e discentes têm a disposição um acesso remoto aos equipamentos, sistemas, capacitações e tutoriais. 

A plataforma virtual de aprendizagem foi migrada para um grande provedor mundial, suportando o acesso simultâneo com média aproximada de 400 turmas por turno. Além disso, a Universidade ampliou também o acordo com a Google, por meio da “Google for Education”, que permite à Instituição o uso ilimitado de ferramentas colaborativas como e-mail, Agenda, Meet, Classroom, GDrive e Hangouts de forma integrada.

Durante a conversa, o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, reiterou com dados os depoimentos apresentados neste momento. Segundo sua apresentação, novas experiências, ampliação do acesso à tecnologia, engajamento, contato direto entre aluno e coordenação, novos meios de ensino aprendizagem e flexibilização de horários são afirmações frequentes na leitura dos dados. 

A regulamentação desta experiência vivida pelos estudantes da Unesc é reafirmada pela portaria número 343 do MEC (Ministério da Educação), publicada em 17 de março. O compromisso também está presente no contrato assinado entre aluno e Universidade, no ato da matrícula. 

Outras assuntos solicitados pelos estudantes


Antecipação de formaturas de alunos da área da saúde


“A portaria número 374 do MEC tem sido assunto recorrente nos últimos dias. Nesta semana, monitoramos 3 regulamentações que se contrapõem no assunto. O papel da Unesc é trabalhar que se tenha segurança na realização do ato. Fora isso, a Instituição acompanha diariamente a pauta. Se concretizada, será seguida a regulamentação”, afirmou a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker. 

Previsão de retorno das aulas presenciais 


“A previsão é retornar dia 20, de acordo com as diretrizes do Estado. Porém, o cenário segue em análise e não podemos adiantar o assunto. O objetivo é sempre zelar pela vida”, esclareceu a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Monitorias 


“A possibilidade está em diálogo. É uma sugestão realmente válida. Temos mapeado o assunto e estudado. Existe a possibilidade do adiantamento”, afirmou o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus.

Estágio para atuar frente ao Covid - 19


“A inscrição, regulamentação e divulgação dos resultados é de responsabilidade do Ministério da Saúde”, respondeu Indianara.

O Uniedu 


“O Programa se mantém. Para quem está inscrito, existe a necessidade de uma conferência e reenvio dos dados na página do Uniedu. É um procedimento simples e rápido”, esclareceu a coordenadora da Centac (Central de Atendimento ao Estudante), Juliana Lora.

Atendimento da Centac


“O contato entre estudante e Central está sendo feito por meio dos canais virtuais. Nesta quinta-feira (9/4), estaremos atendendo de forma controlada no campus, de forma pontual e com todos os cuidados”, afirmou a pró-reitora de Desenvolvimento e Planejamento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

Também estiveram presentes na reunião a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego e a chefe de Gabinete, Carol Bortot.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de abril de 2020 às 22:48
Compartilhar Comente

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc
Construção envolveu estudantes de Pós-Graduação e acadêmicos da graduação (Fotos: Ana Sofia Schuster) Mais imagens

A atuação acadêmica e a inserção social na comunidade deram origem ao e-book “Análise de vida e saúde”. O trabalho, desenvolvido em uma proposta de integração, analisou a qualidade de vida e de saúde no bairro Santa Bárbara, de Criciúma. A obra foi construída por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Mestrado Profissional, e acadêmicos dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Psicologia. O trabalho foi lançado na noite desta quinta-feira (19/12), na Reitoria da Universidade.

O professor da Instituição e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, explica que a atividade envolveu ensino, pesquisa e extensão. O objetivo foi aproximar os estudantes da realidade em territórios onde a Universidade está inserida e às realidades onde os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) estabelecem suas relações de vida. A proposta também buscou uma compreensão ampliada de saúde de todos os atores envolvidos.

“A iniciativa estrutura-se na disciplina de Interação Comunitária, dividindo sua atuação entre teoria e prática. Foi realizado um reconhecimento no território, quando os estudantes estiveram presencialmente na comunidade. Eles aplicaram uma entrevista, com a população deste território, e realizaram uma análise deste material. Em seguida os participantes construíram uma síntese dos principais achados durante o semestre e que é foram materializados como conteúdo informativo devolvido à população”, explica.

O resultado final, em 2019, foi entregue e especialmente nesta edição acompanhado com o lançamento do e-book. A análise de vida e saúde levou em consideração dados relacionados a determinantes sociais de saúde: sociodemográfico, educação, trabalho e gestão pública, segurança, habitação, lazer, transporte, saneamento, meio ambiente, infraestrutura e outros aspectos da saúde.

Durante a apresentação do e-book, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a participação de toda a equipe do projeto, incluindo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Bárbara, Ricardo Gaspar. Ela foi uma das autoras da obra. "O resultado que trazemos hoje é muito maior do que a materialização do e-book. Ela é a representação coletiva, de uma luta histórica em prol de objetivos de aprendizagem e formação do profissional da área da saúde, diante daquilo que as diretrizes curriculares nacionais de fato se propõem em todos os cursos de graduação", salienta reitora.

Leia o trabalho clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Comunicação, Imprensa e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2019 às 22:23
Compartilhar Comente

Inova Unesc: visita técnica e imersão em processos educativos na PUC do Paraná

Inova Unesc: visita técnica e imersão em processos educativos na PUC do Paraná
Atividade ocorreu de quinta-feira a domingo (15 a 18/9) (Fotos: divulgação) Mais imagens

Repensar institucionalmente as práticas na Universidade, de modo a dar sustentação aos desafios da educação superior no século XXI. Esse foi um dos princípios que motivou a participação de 30 professores da Unesc na visita técnica e imersão formativa na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná. A atividade ocorreu de quinta a domingo (15 a 18/9).

“A visita teve como principal objetivo investir na formação continuada dos professores, no estudo do currículo por competências e em estratégias de aprendizagem efetiva frente aos desafios da contemporaneidade. Também temos que destacar a oportunidade de realizar um benchmarking (avaliação comparativa) nos serviços e programas estratégicos oferecidos pela PUC, especialmente no que se refere a inovação curricular e pedagógica nos cursos de graduação”, afirma o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Universidade.

Uma rica experiência

A programação foi organizada em dois momentos: nos dois primeiros dias foram realizadas visitas técnicas nas Escolas de Humanidades e Educação, Ciências da Vida, Politécnica e Negócios. O grupo também visitou o CREARE (Centro de Ensino e Aprendizagem), responsável pelo movimento de inovação acadêmica na instituição; o SEAP (Serviço de Apoio Psicopedagógico dos Estudantes), e o SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica), com o intuito de observar a organização dos currículos e o ecossistema institucional dos serviços que dão suporte ao professor e ao estudante da PUC.

No segundo momento o grupo realizou uma imersão em estratégias para a aprendizagem efetiva, atividades que totalizaram 16 horas aula em Blended Learning (Aprendizado mesclado) e Flipped Classroom (Sala de aula invertida), estratégias para aprendizagem ativa em aulas expositivas, ensino sob medida, peer instruction (Instrução de pares), Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas ), Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos), Team Based Learning (Aprendizagem Baseada em Equipe) e uso de Tecnologias em sala de aula. Além de pensar as metodologias ativas como técnicas, a imersão teve como foco o saber, o ser e o agir a partir de problemas reais.

De acordo com a professora Daniela Arns, assessora pedagógica e professora do curso de Letras, a experiência foi intensa e muito significativa. “O conhecimento é valioso pela sua construção em parceria e pela sua capacidade de promover a mudança no indivíduo, do ponto de vista pessoal e de grupo, no sentido de transformar a sociedade pela emancipação social, cultural, política e ambiental”, destaca.

Participaram da visita e imersão os professores do Núcleo de Ensino e Aprendizagem da Unesc com representantes das três diretorias que compõem a Proacad (Pró-reitoria Acadêmica), responsáveis pelas diretrizes institucionais do Inova Unesc (Programa de Inovação Curricular e Pedagógica), lançado no dia 29 de julho durante a Formação Continuada de docentes das quatro áreas do conhecimento da Universidade e coordenadores dos cursos de graduação. 

Unesc se prepara para o futuro

O grupo presente na visita terá o desafio de multiplicar ações a partir da realização de grupo de estudos e prototipagem de disciplinas ministradas em 2019/2, com o intuito de repensar os processos educativos e engajar novos professores no processo de inovação acadêmica. “A Unesc decidiu inovar de maneira disruptiva no seu ensino de graduação e por assim ser, prioriza e fomenta ações voltadas para a formação continuada dos seus professores e professoras como eixo estratégico no movimento de inovação curricular e pedagógica”, destaca a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

No decorrer do semestre estão programadas uma série de ações de ampliação, como rodas de conversa, oficinas de imersão, formações sistemáticas, café com troca de experiências, renovação de salas de aula e ambientes de aprendizagem e inauguração do Núcleo de Ensino e Aprendizagem. “Este espaço constituirá um local de apoio, cooperação e interação entre professores para criação, desenvolvimento e difusão do conhecimento didático-pedagógico por meio de formação continuada, acompanhamento e incentivo de práticas que estimulem o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e sociais”, explica Feldhaus.

Inova Unesc

Com o objetivo de formar um cidadão atuante e capaz de formular perguntas para as quais ainda não temos respostas, o programa busca criar currículos com base no saber, no agir e no saber ser. Os ambientes de aprendizagem conectarão o mundo digital com os problemas reais e professores curadores do processo de ensino e aprendizagem.

Marcelo Feldhaus - Diretor de Ensino de Graduação da Universidade
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de agosto de 2019 às 19:08
Compartilhar Comente

Alunos do Unesc Virtual são recepcionados em Aula Inaugural em Araranguá

Alunos do Unesc Virtual são recepcionados em Aula Inaugural em Araranguá
Primeiro encontro dos novos acadêmicos foi realizado na noite desta quarta-feira (7/8) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Um novo capítulo começou a ser escrito nesta quarta-feira (7/8) na vida de dezenas de pessoas do Vale do Araranguá. Eles iniciaram de forma oficial nesta noite o contato com a vida acadêmica em encontro promovido pelo projeto Unesc Virtual, modelo de Ensino a Distância viabilizado na região pela Unesc em parceria com a FVA (Faculdade do Vale do Araranguá). O primeiro contato serviu não só para a apresentação da equipe e explicação completa sobre a ferramenta online que norteará os estudos daqui para frente, mas também para estreitar os laços dos próprios estudantes entre si e com as instituições de ensino.

Quem comandou os trabalhos de recepção dos alunos e apresentação do Ambiente Virtual de aprendizagem foi a própria coordenadora do Setor de Educação a Distância da Unesc, Graziela Giacomazzo. O momento de aproximação com os novos acadêmicos, conforme Graziela, é de muita felicidade para a instituição. “Preparamos tudo com muito cuidado e dedicação para acolhê-los da melhor forma possível. Queremos que vocês se sintam tranquilos e confiantes nesse novo desafio que estão encarando e saibam que ficamos muito felizes por tê-los conosco. A Unesc é uma grande instituição e estará sempre à disposição para que vocês recebam todo o respaldo necessário para um aprendizado completo”, salientou.

Conforme a coordenadora explicou aos ingressantes, a Educação a Distância possui algumas especificidades, entre elas o desenvolvimento da autonomia, da disciplina e da pró-atividade e, do outro lado, a necessidade de dedicação e comprometimento com os estudos. “O ideal é que vocês estabeleçam o local e o horário que dedicarão aos estudos e tenham a disciplina de cumprir com esse compromisso com vocês mesmos. O EaD oferece a possibilidade de maior flexibilidade, porém é preciso também muita dedicação para que se chegue ao resultado que todos nós queremos, o aprendizado verdadeiro”, completou.

Também recebendo de forma calorosa os alunos esteve no evento de acolhimento o coordenador de Ensino e Pesquisa da FVA, Robson Pacheco. O coordenador também fez questão de colocar a Instituição inteiramente à disposição dos alunos ingressantes para que encontrem ali o apoio necessário. “A Faculdade do Vale do Araranguá também dispõe de ampla estrutura, de biblioteca, de salas equipadas e, é claro, dos professores e profissionais dispostos a os auxiliarem. Deixo a vocês meus sinceros parabéns pelo início dessa jornada e reforço a importância dessa parceria para viabilizar os cursos nesta modalidade”, destacou Robson.

O encontro foi aproveitado ainda para apresentação de monitores, tutores, professores e coordenadores dos cursos, além do detalhamento também da forma de uso da Biblioteca Digital.

Os acadêmicos que não puderam comparecer ao encontro em Araranguá poderão participar da recepção dos novos alunos da modalidade EaD que será realizada na noite desta sexta-feira (9/8), no Auditório Ruy Hülse.

As inscrições para os cursos de graduação, pós-graduação e extensão pelo Unesc Virtual seguem abertas. Confira aqui os cursos disponíveis.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de agosto de 2019 às 23:28
Compartilhar Comente

Estudantes e Reitoria dialogam sobre oportunidades e bolsas de estudos

Estudantes e Reitoria dialogam sobre oportunidades e bolsas de estudos
Momento promoveu troca de ideias e informações (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes da Unesc receberam uma novidade cheia de possibilidades na última semana. O Governo do Estado concedeu, neste segundo semestre de 2019, o total de R$ 6,2 milhões em bolsas de estudos para a Universidade. O valor é o dobro do semestre anterior. A conquista, por meio do programa Uniedu (Bolsas Universitárias do governo do Estado), foi a pauta de um encontro entre lideranças estudantis e a Reitoria na tarde desta terça-feira (7/8).

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, explica que a conversa teve o objetivo de informar, esclarecer e reforçar a oportunidade para os acadêmicos. “A ideia é que a informação chegue ao maior número de acadêmicos possíveis. Para ter acesso a bolsa basta ser aluno Unesc e atender os requisitos do Uniedu”, esclarece.

Para tornar o conhecimento sobre o assunto mais acessível, a Universidade passará a contar com uma página exclusiva e simplificada. Dentro do site o estudante poderá buscar a situação em que está inserido, acessar as normas em editais e realizar a inscrição.

Durante as conversas, os estudantes também levantaram questionamentos e socializaram seus olhares. Guilherme Strelow, presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, avaliou a conquista como importante e compartilhou a oportunidade para seu curso. “Elencamos ideias para que mais pessoas fossem comtempladas. É um diálogo fundamental e que pode beneficiar ainda mais os acadêmicos”, afirmou.

Saiba mais

O Uniedu agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171, juntamente do Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional). Com esses recursos disponibilizados pelo governo a Unesc vai destinar bolsas de estudos que podem chegar até 100% aos alunos beneficiados.

São mais de 40 cursos à disposição nas mais variadas áreas do conhecimento. O ingresso é feito por meio do histórico escolar na Central de Atendimento ao Estudante da Universidade. Após a matrícula o aluno já pode se candidatar a uma bolsa das diversas modalidades oferecidas, seja por meio do governo ou da Prefeitura de Criciúma.

Além de serem oferecidos a novos alunos, os descontos podem beneficiar ainda acadêmicos oriundos de transferências.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 07 de agosto de 2019 às 20:10
Compartilhar Comente