Reitoria

Unesc coordena no Brasil o maior estudo colaborativo internacional para coletar dados de alta qualidade sobre a pandemia de Covid – 19

Unesc coordena no Brasil o maior estudo colaborativo internacional para coletar dados de alta qualidade sobre a pandemia de Covid – 19
Instituições como Unifesp, USP, UFSM, Stanford e Oxford estão presentes; São 200 pesquisadores de 35 países envolvidos neste projeto (Fotos: ArquivoUnesc) Mais imagens

A Unesc, entre as mais bem-conceituadas instituições de ensino e pesquisa do mundo, integra o mais completo estudo colaborativo internacional para coletar dados de alta qualidade sobre os efeitos da pandemia na saúde física e mental da população. A pesquisa, inédita nesta proposição com foco no coronavírus, envolve 200 pesquisadores de 35 países. No Brasil, o projeto COH-FIT (Collaborative Outcomes study on Health and Functioning during Infection Times – Efeitos da Pandemia da Covid -19 sob Desfechos da Saúde Física e Mental da População) é conduzido pela doutora Samira Valvassori, da Unesc; doutor Ary Gadelha, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo); doutor André Brunoni, da USP (Universidade de São Paulo), e doutor Felipe Shuch, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). 

Para desenvolver o estudo na Unesc, Samira conta com a contribuição dos professores, doutores e pesquisadores em saúde mental, Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Instituição, e João Quevedo. O objetivo do COH-FIT é o entendimento e a geração de dados neste momento de pandemia e isolamento social, para usar da informação como principal ferramenta da ciência para agora e no futuro. Todas as informações coletadas serão distribuídas entre os pesquisadores e as instituições participantes.

O resultado deste trabalho será percebido a curto prazo em artigos científicos e posteriormente em avanços assertivos e contundentes na área de saúde mental, como medidas preventivas e tratamentos para indivíduos acometidos pelos efeitos da Covid-19. “O grande conjunto de dados coletados permitirá uma das maiores amostras já feitas, com dados de saúde mental no país, constituindo um material que poderá se tornar um laboratório para formular e testar hipóteses futuras. Assim, esperamos que a participação nesse projeto permita levantar dados de relevância social e publicações em periódicos de alto fator de impacto pelo grupo brasileiro”, destaca Samira.

De acordo com a reitora da Unesc, estar entre as maiores Universidade do mundo nesta iniciativa enaltece e valoriza toda o investimento e fomento a pesquisas realizado pela Universidade. Ela afirma que os pesquisadores têm muito a contribuir, para este e outro estudos. “A Unesc se coloca mais uma vez entre as grandes referências da ciência para contribuir no maior desafio sanitário deste século. Nossas equipes de pesquisa, altamente qualificadas e capazes de se destacar nos períodos de dificuldades, farão uma grande contribuição a este projeto.  Esta é a nossa Universidade, que mais uma vez mostra todo seu potencial científico”, evidencia Luciane. 

Coleta de informações para qualificar a atuação científica 


Em seu desenvolvimento, o COH-FIT terá quatro etapas, e conta com a colaboração da sociedade na mais importante. Um questionário online, clique aqui para acessar , deve ser preenchido por voluntários. Para concluir a pesquisa, são 20 a 30 minutos que podem fazer toda a diferença no combate aos efeitos do coronavírus. O site ficará disponível por 18 meses. “A intenção é que este questionário possa ser respondido pelo máximo de pessoas possíveis. Para isso, ele foi traduzido para as mais variadas línguas, contemplando todos os continentes”, explica Samira.

Além de ser um movimento único no campo da ciência na luta contra a pandemia de Covid-19, devida as proporções, o estudo já se consolida como um dos maiores na área no brasil e no mundo. 

Conheça as instituições que integram esta iniciativa


University of Manchester – Australia; BioPsyC (Biopsychosocial Corporation, Non-profit Association for Research Funding Ltd) – Áustria; Université catholique de Louvain – Bélgica; University of Toronto – Canadá; Pontificia Universidad Católica de Chile; South China Normal University – China; University of Antioquia – Colombia; National Institute of Mental Health – Republica Tchéquia; University of Copenhagen – Dinamarca; Ain Shams University –Egito; Oxford University – Inglatera; Addis Ababa University – Etiopia; Karolinska Institutet – Finlândia; Université de Paris; University Hospital Carl Gustav Carus – Alemanha; Aristotle University of Thessaloniki - Grécia, Semmelweis University- Hungria, Pushpagiri Institue of Medical Sciences – Índia; Hamadan University of Medical Sciences – Irã; Waterford Institute of Technology – Irlanda; Sheba Medical Center – Israel; University of Milan – Itália; Keio University School of Medicine – Japão; Universiteit van Amsterdam – Holânda; Univeristy in Szczecin – Polônia; University of Minho – Portugual; Transilvania University of Brasov – Romênia; Moscow Reserach Institute of Psychiatry – Russia; Seoul National University College of Medicine – Koréia do Sul; Hospital Clínic de Barcelona – Espanha; Linköping University – Suécia; University of Zurich – Suiça; Uskudar University – Turquia, e Stanford University – USA.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2020 às 17:46
Compartilhar Comente

Um encontro de oportunidades para empreendedores nesta terça

Um encontro de oportunidades para empreendedores nesta terça
Nesta terça-feira (28/7), a Strive, Unesc e Impact Hub Floripa promovem um bate papo online sobre educação, empreendedorismo e comunidades vibrantes Mais imagens

Os empreendedores e futuros empreendedores têm um encontro online marcado nesta terça-feira (28/7). A Strive - braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber Empreendimentos, a Unesc e a Impact Hub Floripa promovem o evento “Uma Cidade de Oportunidades para o Empreendedor: Cidade Universitária Araranguá”. O diálogo acontece a partir das 20 horas, pelo canal da Strive, no YouTube.

O encontro será ministrado por três grandes nomes do empreendedorismo e educação local, como a Camila Bardini, expoente da cultura da inovação em Santa Catarina; professora, doutora e pesquisadora Luciane Bosignin Ceretta, a reitora da Unesc, e Talita Matos, CEO do Impact HUB.

Conforme Elisa Figueiroa, umas das gestoras de comunidade da Strive, o evento tem como objetivo fortalecer o viés educacional do empreendedorismo e da inovação dentro das universidades e conectar a comunidade. “Será um bate papo sobre as intervenções das universidades em geral a respeito do empreendedorismo, os incentivos que as universidades dão a educação empreendedora e como se é capaz de mobilizar a comunidade e avançar os muros da universidade, explorando o conhecimento ali experimentado na forma de uma empresa”, adianta.

Elisa reforça que o evento é gratuito, para participar basta entrar no perfil da Strive @striveoficial e fazer a inscrição. “Deixo aqui um convite especial para todos que já empreendem ou sonham em empreender, aproveitem esse momento, será um encontro bem bacana, com três debatedoras incríveis. Juntos vamos conhecer um pouco mais sobre o universo do empreendedorismo dentro das universidades”, destaca.

Sobre as palestrantes

Luciane Ceretta

Mestre em enfermagem e doutora em Ciências, Luciane é docente e a primeira reitora mulher da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), tendo experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Educação na Saúde. Coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, é articuladora do CIES da Região Carbonífera de Santa Catarina.

Camila Bardini

Designer de produtos, mestra em desenvolvimento socioeconômico com especialidade em Economia Criativa, certificada em Management 3.0 e Agile Coach Accredited. É professora pós-graduação, tendo experiências na área de projeto de produtos e no desenvolvimento de pessoas e organizações. Hoje, como sócia da DRIN é facilitadora, levando para o ambiente corporativo sinergia entre resultado e bem-estar a partir de novas práticas organizacionais.

Talita Matos

Mulher negra e apaixonada pela busca de potencializar pessoas e construir um mundo autenticamente humano. Antropóloga e mestre em educação e inclusão, dedica sua vida ao estudo humano e equidade social. Trabalhou diretamente em grandes projetos de educação, sustentabilidade, gestão de redes e comunidades.

Atualmente é CEO do Impact Hub Floripa, liderando um time incrível e gerando valor para uma comunidade de +2000 membros e empreendedores da rede.

- Assessoria de imprensa Weber Empreendimentos

- Leonardo Ferreira - Agencia de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2020 às 13:24
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc comemora dez anos com lançamento de portfólio virtual e um diálogo sobre o futuro da profissão

Curso de Design da Unesc comemora dez anos com lançamento de portfólio virtual e um diálogo sobre o futuro da profissão
Momento contou com a participação de alunos, egressos e personagens que marcaram esta década (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

O curso de Design – enfase em projeto de produtos da Unesc apresentou, na manhã deste sábado (25/7), um portfólio em comemoração aos seus dez anos de história. Neste momento especial, alunos, egressos e personagens que marcaram a história do curso puderam prestigiar momentos com as conquistas, recordações e construções dos estudantes. Logo em seguida, o webinare intitulado “Design daqui para a frente” foi ministrado pela business designer e especialista em Marketing Digital, Glaucia Blinda.

O diretor de Ensino e Graduação, professor Marcelo Feldhaus, reiterou, por meio de gratidão e carinho, a importância do curso de Design para a Unesc. “Dez anos de muita reflexão e projetos inovadores. É muito importante que este evento aconteça para marcar e rememorar esta história, e ao mesmo tempo, no marco mundial que estamos vivendo em meio a pandemia, repensar como será esta profissão daqui para a frente, consequentemente percebendo como será o mundo logo no futuro”, enfatizou.

Desde o lançamento do curso de Design da Unesc, segundo o coordenador, João Rieth, semestralmente os estudantes são inseridos em projetos que envolvem mais de 30 empresas, em um sistema de colaboração entre disciplinas e participação em concursos nacionais e internacionais. “Ao iniciar o curso tinham um propósito, que foi se adaptando as realidades de mercado e local durantes estes anos. Isto proporcionou uma grande experiência, de como direcionar as nossas disciplinas e processos didáticos –pedagógicos visando a melhor formação”, destacou

Logo aos quatro anos, em 2014, o curso de Design da Unesc foi reconhecido com a nota quatro na avaliação do MEC (Ministério da Educação), em um máximo de cinco. A conquista, conforme o coordenador, veio no mesmo ano da parceria mais duradora entre o curso e uma empresa da região, a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, do grupo Duratex, que permitiu potencializar a experiência acadêmica, por meio do contato com o mundo profissional e o desenvolvimento de ações.

O resultado de todos estes momentos de crescimento da graduação, construções de histórias de vida, desenvolvimento de projetos e muito mais foi retratado no portfólio virtual, que ficará disponível em unesc.net/design. “Neste espaço é possível evidenciar a quão diversa é a formação de nosso curso, em quantas áreas do conhecimento nós entramos e desenvolvemos soluções para problemas detectados”, afirmou.

Após a apresentação do portfólio, foi a vez do webinare do dia, com a business designer e especialista em Marketing Digital, Glaucia Blinda; a especialista em Design, Marcele Casagrande Brunel, e o estudante de Design da Unesc Caio Canarin. O momento também teve a participação da coordenadora adjunta do curso, Bárbara Alvarez.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2020 às 11:01
Compartilhar Comente

Ensinamentos voltados ao cenário e as estratégias de mercado encerram Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Ensinamentos voltados ao cenário e as estratégias de mercado encerram Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Semana de programação contou com mais de 7.500 visualizações nas transmissões realizadas pela Unesc TV (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A atividade que encerrou a primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, na noite desta sexta-feira (24/7), levantou temáticas atuais voltadas à carreira. Sob comando e os diferentes pontos de vista do diretor técnico do Sebrae, Luc Pinheiro, e do engenheiro químico, André Ballalei, os espectadores puderam conhecer e analisar informações sobre os cenários nacional e internacional e estratégias para driblar as dificuldades em busca da realização profissional e do sucesso. O encontro virtual coroou o resultado expressivo da Jornada, que contou com mais de 7.500 visualizações nas transmissões realizadas diariamente pela Unesc TV.

Ao longo de toda a semana acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Jogos Digitais puderam aprender sobre novas temáticas e aprimorar conhecimentos dentro de suas áreas.

Participaram do evento grandes nomes de nível nacional e internacional por meio de transmissões virtuais abertas ainda ao público em geral. Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, esse foi mais um grande exemplo de reinvenção e superação da comunidade acadêmica em prol da busca pelo conhecimento. “Agradeço e cumprimento a nossa área de tecnologias e engenharias pela capacidade de integração, cooperação, congregação e união de esforços que se refletiu em um número tão grande de estudantes, professores e comunidade externa participantes diante de temáticas tão pertinentes”, destacou Luciane nesta última atividade da Jornada.

A avaliação da intensa semana de atividades, sob ponto de vista do líder da comissão organizadora do evento, Douglas Leffa, foi de um resultado ainda melhor que o esperado. “Essa primeira edição da Jornada Acadêmica de Tecnologia superou as expectativas no que diz respeito a participação, permanência dos ouvintes, bem como ao conteúdo repassado. Em tempos de pandemia garanto que muitas pessoas saíram mais motivadas, com muitas ideias e perspectivas futuras. Uma semente foi plantada na cabeça de muitos e renderá frutos”, analisou.

Para Douglas, essa foi uma nova oportunidade em que “a Universidade se mostrou não só uma academia teórica, mas, sim, um centro de transformação de pessoas”. A chave para tal resultado, conforme o acadêmico foi a união e a cooperação entre os cursos em prol do êxito, assim como destacado pela reitora. “Essa união e o verdadeiro trabalho em equipe foram pré-requisito para o sucesso. Deixamos nosso agradecimento sincero a todos pelo empenho e, aos nossos acadêmicos e comunidade externa, por participarem ativamente e, com isso, tornarem este evento o sucesso que foi”, finaliza.

Todas as palestras realizadas dentro da programação da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc podem ser assistidas por meio do canal da Unesc TV no YouTube. As conferências contaram com a participação dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) da Universidade.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2020 às 22:15
Compartilhar Comente

Conselho Universitário aprova a criação de 11 novos cursos na modalidade EAD

Conselho Universitário aprova a criação de 11 novos cursos na modalidade EAD
Mais imagens

Em meio a pandemia de coronavírus, o Conselho Universitários da Unesc (Consu), órgão máximo da instituição, se reúne para tomadas de decisões importantes. Nesta sexta-feira (24/07), os membros do Conselho aprovaram, por unanimidade, a criação de 11 novos cursos na modalidade EAD. "A Unesc está em constante trabalho fazendo análise de cenário e construindo novas oportunidades para a Universidade. Estes novos cursos vão incrementar a nossa receita com novas demandas", comentou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, fez uma breve apresentação do movo portfólio de cursos. "Além dos que já existem, teremos cursos experimentais, focados em eixos novos relacionados às profissões da contemporaneidade. Estamos propondo cursos bastante inovadores nas áreas da gestão e tecnologia, bem como de comunicação”, explicou.

Além da aprovação dos novos cursos, o Consu colocou em discussão e aprovou diversas outras pautas, como a política de permanência adotada para o Colégio Unesc, frente à pandemia de conoravírus; a prorrogação dos mandatos de coordenação de seis cursos de graduação até outubro de 2020; o relatório de atividades Fucri/Unesc 2019; a apreciação das demonstrações contábeis da Fucri/Unesc 2019, e outas.

A situação econômica e financeira da instituição foi apresentada e desafios foram apontados. “A projeção de receita da Universidade precisou ser reorganizada diante da pandemia. Vivemos um cenário de incertezas e essa projeção dependerá de muitos fatores. Fomos surpreendidos por uma pandemia que nos conduziu a ações que não estavam projetadas no nosso orçamento, e também uma projeção de receita, diferente do que havíamos contando até então, o que nos conduziu a adoção de estratégias para contingenciamento e recuperação ”, declarou Ceretta.

Paula Dáros Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2020 às 18:31
Compartilhar Comente