Reitoria

Centro de Inovação: Fapesc e Unesc dão mais um passo rumo à concretização do projeto

Centro de Inovação: Fapesc e Unesc dão mais um passo rumo à concretização do projeto
Definição de prazos e encaminhamentos burocráticos se deram em encontro na tarde desta quinta-feira (13/2) na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Centro de Inovação de Criciúma mais uma vez recebeu todas as atenções das equipes da Unesc, da prefeitura de Criciúma e do Governo Estado nesta quinta-feira (13/2). Em encontro realizado nesta tarde na Universidade lideranças do processo encaminharam questões burocráticas e definiram prazos para finalização da documentação e início dos trabalhos no prédio que abrigará o Centro. Com projeto já bem encaminhado, as perspectivas do grupo apontam para que assinatura do contrato final para o serviço seja realizada até o mês de abril e, com a liberação dos recursos, que as obras se iniciem na sequência.

O resultado do encontro desta quinta-feira, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, mostra segurança nos encaminhamentos realizados até aqui. “A reunião foi muito produtiva. Vencemos mais uma etapa de dúvidas documentais, aspecto necessário para a segurança da Universidade e do Estado. Os recursos também foram assegurados pelo Diretor da Fapesc, uma vez que ele fará a gestão do projeto do Centro. Acreditamos, com base na reunião de hoje, que até abril tenhamos o termo de convênio assinado e, com isso, a liberação dos recursos para o início das obras”, avalia.

Ao ver de perto o estágio no qual o projeto se encontra, conforme o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zobot Holthausen, o sentimento é de otimismo, já que, para ele, fica claro o ecossistema que já se instala na cidade. “A comunidade de Criciúma está muito bem organizada em torno do movimento do Centro de Inovação. Nós já vencemos algumas etapas do processo e está muito perto de Criciúma receber esse instrumento. Nas próximas semanas já devemos ter novos encaminhamentos”, destaca.

O otimismo com a celeridade dos trabalhos é compartilhado também pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações do Estado, Sandro Yuri Pinheiro. “Tivemos hoje a definição dos últimos detalhes para formalizar o acordo com o governo em prol da construção do Centro de Inovação. Já estamos nos encaminhando para a conclusão do processo. Saio daqui muito otimista de que em breve teremos o acordo firmado para finalmente iniciar a obra. Espero estar aqui para ver essa inauguração muito em breve”, pontua.

O processo de consolidação do projeto que até então era um sonho, para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco, se fortalece progressivamente. “A cada dia temos mais certeza do caminho que estamos trilhando, do passo a passo que foi definido, com as grandes necessidades para que esse projeto esteja de pé. O trâmite vem sido cumprido da melhor forma possível e estamos evoluindo no sentido de até o meio do ano termos o início dessa obra”, endossa.

O papel da Universidade em um projeto de tamanha complexidade, para Claiton, demonstra seu real engajamento em prol da comunidade. “A Unesc comprou a ideia. Está colocando não só recurso, mas tempo e energia em torno nisso. Ela vem fazendo o papel de Universidade Comunitária, se envolvendo visceralmente fazendo o negócio acontecer”, finaliza.

O encontro contou ainda com a participação do vice-reitor da Unesc, Daniel Ribeiro Preve, do procurador jurídico, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, do assessor jurídico da Fapesc, Anderson Miguel, e da assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 18:53
Compartilhar Comente

Unesc é a segunda melhor empresa do terceiro setor para se trabalhar no Brasil

Unesc é a segunda melhor empresa do terceiro setor para se trabalhar no Brasil
Nova premiação destaca a Universidade como única catarinense entre as 15 melhores do país (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma Universidade Comunitária engajada e disposta a mudar realidades. Assim é a Unesc, Instituição que aparece em segundo lugar no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil na categoria Terceiro Setor. A novidade, publicada nesta quarta-feira (12/2) na edição impressa da revista Época Negócios e no site do GPTW (Great Place To Work), foi recebida com orgulho no campus, já que este é o segundo prêmio concedido pelo GPTW em parceria com a revista em menos de quatro meses.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez, o time é o protagonista da conquista e de todos os resultados obtidos ao longo dos últimos meses, como tantos outros prêmios. “A Unesc transforma cenários e comprova que transforma a vida das pessoas que nela trabalham. Somos um time que tem por propósito o alcance da missão institucional, na qual estão contemplados os protagonistas deste processo que são os nossos colaboradores”, enaltece.

Entre as 15 empresas destacadas pelo ranking a Universidade aparece como única catarinense, representando o Estado a nível nacional nas melhores práticas.  Em novembro de 2019 a Unesc comemorou a premiação entre as 15 melhores de Santa Catarina na categoria Médio porte pelo mesmo órgão de avaliação e agora celebra o grande destaque nacional.

Ações em prol da comunidade são determinantes para o título

Para figurar novamente entre as melhores do Brasil, a Unesc foi avaliada de forma detalhada em diversos segmentos. Foram levados em consideração, entre inúmeros outros dados, os elementos apresentados no Balanço Social 2018 da Instituição, no qual estão elencadas ações promovidas pela Universidade em prol da comunidade e sobre quais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) cada uma delas diz respeito.

Entre as ações que ganham destaque e aparecem os selos de vários dos ODS estão o projeto Informática para a Melhor Idade, atividades voltadas à Feira da Economia Solidária, assessorias de Gestão Contábil e incentivo ao empreendedorismo, projetos voltados ao meio ambiente, além da Escola de Migrantes e do Território Paulo Freire.

Tais projetos, conforme a reitora, representam as centenas de ações realizadas diariamente na Universidade que faz jus a definição de “comunitária”. “Dentro deste campus nós mudamos realidades. Há quase 52 anos essa Instituição faz a diferença, na prática, na vida da comunidade interna e, muito além disso, ultrapassa todos os nossos portões. O que se ensina e se aprende aqui é multiplicado e faz com que as pessoas em nossa volta ganhem em conhecimento, em segurança, em qualidade de vida”, destaca.

Ao estar alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, conforme a reitora, a Universidade deixa a cada dia sua contribuição para a sociedade, fato reconhecido em mais uma premiação.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de fevereiro de 2020 às 17:27
Compartilhar Comente

Sala dos Municípios é representada em reunião do DEL em Forquilhinha

Sala dos Municípios é representada em reunião do DEL em Forquilhinha
Esse foi um dos primeiros compromissos da nova coordenação do setor (Foto: Divulgação) Mais imagens

O novo coordenador da Sala dos Municípios da Unesc, Dorvanil Vieira, integrou, na tarde de terça-feira (11/2), a reunião de planejamento do Programa de Desenvolvimento Econômico Local  (DEL) de Forquilhinha.

O encontro, conforme Dorvanil, serviu para a definição de planos de ação para o Programa. “Colocamos a expertise da Unesc à disposição para capacitar, acompanhar e desenvolver”, acrescentou o coordenador.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de fevereiro de 2020 às 16:10
Compartilhar Comente

Novo Restaurante Universitário da Unesc iniciará atividades no dia 26 de fevereiro

Novo Restaurante Universitário da Unesc iniciará atividades no dia 26 de fevereiro
Instituição firmou contrato com novo fornecedor para oferecimento do serviço aos acadêmicos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A partir do dia 26 de fevereiro a comunidade acadêmica da Unesc poderá voltar a utilizar os serviços do Restaurante Universitário. As refeições, a partir desta data, passam ser oferecidas pela empresa vencedora da Carta Convite, Cisne Refeições Ltda. Conforme contratado, a nova empresa servirá, de segunda a sexta-feira, almoço e jantar e, aos sábados, o almoço pelo valor fixo de R$ 8,50.

O processo de avaliação e escolha da nova prestadora de serviços, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi acompanhado por uma comissão especial formada por acadêmicos, professores e representantes do departamento jurídico da Instituição. “Adotamos os procedimentos forma rigorosa para garantir a segurança e o bom serviço prestado à comunidade acadêmica”, destaca.

De acordo com Luciane, o contrato foi assinado e a empresa já trabalha no local em preparação para a abertura do restaurante.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de fevereiro de 2020 às 09:02
Compartilhar Comente

Presidente do Conselho Nacional de Educação leva reflexões à Formação Continuada da Unesc

Presidente do Conselho Nacional de Educação leva reflexões à Formação Continuada da Unesc
Corpo docente da Universidade lotou o auditório Ruy Hülse para palestra de Luiz Roberto Curi (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O cenário nacional no que diz respeito à educação sob os mais variados aspectos foi assunto, na noite desta terça-feira (11/2), no evento que abriu oficialmente as atividades de Formação Continuada da Unesc. O tema foi abordado pelo Presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi, palestrante da noite, diante do auditório Ruy Hülse lotado pelo corpo docente da Universidade. A ação oficializou o início de uma série de atividades a serem realizadas ao longo da semana com foco na formação dos professores.

Ao levantar dados e comparações sobre diferentes temáticas, Curi salientou a necessidade da mudança não só no ensino, mas também nas suas formas de avaliação. “É fundamental que os indicadores regulatórios sejam completamente transformados em indicadores avaliativos de estímulo institucional. É imprescindível que a política regulatória dê margem à política institucional e que esta coloque como fator essencial em seu processo a transformação da sociedade a inclusão do cidadão e a geração de emprego”, salientou o presidente.

A oportunidade de estar entre uma plateia de professores e poder conhecer de perto a Unesc, conforme Curi, lhe oportunizou uma visão ainda mais positiva da Instituição. “Nós já conhecíamos a boa reputação da Universidade e pude vivenciar essa reputação hoje, conhecer melhor e qualificar a expressão ‘comunitária’. De fato, a Unesc tem um exemplo muito grande a dar para a região Sul e para o país. Vocês devem sentir orgulho de integrar uma Instituição como essa”, pontuou ainda.

Motivação e compromisso

Convocando o corpo docente da Universidade a encarar com todo o ânimo e dedicação mais um ano de grandes desafios, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de destacar o papel especial da Universidade por seu caráter comunitário, evidenciado pelo palestrante. “Vocês estão convidados a seguir conosco nesse processo de iniciar, no dia 26 de fevereiro, todos os nossos cursos operando na sua melhor capacidade. A nós, muito mais do que apenas ensinar, cabe a responsabilidade de formar, transformar e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental da nossa região”, enfatizou Luciane.

A mensagem deixada pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, foi de que o corpo docente participe cada vez mais ativamente do processo de formação continuada, inclusive sugerindo temáticas dos encontros que acontecem ao longo de todo o ano. “A formação permanente é elemento crucial para que possamos repensar as práticas, os currículos, transformá-los, a medida que escolhemos as mudanças que faremos, e efetivá-los. Peço que, sobretudo, as suas salas de aula sejam transformadoras para os alunos que vem até aqui em busca de concretizar seus projetos de vida”, destacou.

O encontro, para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, marcou oficialmente o início de um ano de muitos desafios, entre os o de “desacomodar”. “É o momento de olharmos para a prática e pensar, juntos, de que forma é possível fazer com que a Instituição Comunitária seja cada vez mais e melhor. Fica o nosso pedido de que cada um de nós, enquanto professores, estejamos preocupados com a qualidade da aplicação da atividade profissional. Que possamos ter clareza do projeto pedagógico do curso no qual estamos inseridos, de como esse projeto conversa com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com a missão da Universidade, além de como o nosso próprio fazer docente se relaciona com todo esse cenário”, apontou.

A mesa de autoridades do evento contou ainda com a presença do vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, e da gerente regional de Educação, Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães.

Programação

As atividades do Programa de Formação Continuada da Unesc seguem até sexta-feira abordando assuntos como universidade saudável, curricularização da extensão, comunicação corporativa, uso de tecnologia em sala de aula para aprendizagem efetiva, interação e mediação docente nas disciplinas a distância, aprendizagem baseada em problemas e baseada em projetos, entre outros. Confira aqui a programação completa. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de fevereiro de 2020 às 23:39
Compartilhar Comente