Reitoria

Recepção aos Calouros Unesc: novos sonhos se tornando realidade

Recepção aos Calouros Unesc: novos sonhos se tornando realidade
Centenas de novos estudantes participaram do primeiro dia de atividades especiais de boas-vidas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Expressões artísticas das mais variadas, exemplos de superação, ambiente acolhedor, motivação e um gostinho das milhares de oportunidades que a Unesc oferece. Esse foi o cenário encontrado na noite desta segunda-feira (17/2) pelos novos alunos da Universidade no evento que marcou o primeiro dia de Recepção aos Calouros. A temática escolhida para esta edição da acolhida foi “linguagens urbanas”, assunto que norteou não só a decoração, mas toda a dinâmica do evento, que possibilitou uma amostra do ambiente plural encontrado diariamente no campus.

A noite regada a muita expectativa dos novos acadêmicos contou com momentos de animação e troca de experiências, assim como aqueles para conhecer parte do time de professores e colaboradores que estão à frente dos cursos e da Universidade, estes que serão aliados dos calouros deste dia em diante.

Uma das centenas de pessoas que conheceu de perto o espaço que passará a ser sua segunda casa ao longo dos próximos anos de estudo foi a jovem Ryillary Espíndola, de 19 anos. Emocionada por estar vivendo o que considera uma grande realização, Ryillary dividiu com os colegas calouros o sentimento de iniciar uma nova jornada, em seu caso ingressando no curso de Engenharia de Produção. Ela, que encerrou o Ensino Médio em 2018, deu nesta segunda-feira um grande passo rumo aos seus objetivos, alicerçados pelo avô Jorge Luiz Espíndola, que a acompanhou neste dia marcante. “Ele me incentivou e me fez acreditar que seria possível e, graças a isso, hoje estamos aqui. Vejo a Universidade como um mundo de oportunidades e sei que hoje é só o primeiro passo, de muitos que estão por vir”, disse.

Para o avô, que é considerado como um pai por Ryillary, o sentimento é de honra pelo dia vivido. “Só posso dizer que estou muito honrado por estar aqui. Tenho certeza de que a única ferramenta que pode mudar a nossa realidade é a educação, então não poderia estar mais satisfeito ao ver ela neste caminho. Agradeço e parabenizo a todos da Universidade por nos proporcionar isso tudo”, completou orgulhoso.

Cada detalhe do ambiente preparado para a ação especial e o universo que envolve a Unesc fizeram parte das novidades conhecidas também pela jovem Ariana Cândido Mendonça. Pisando pela primeira vez no campus, Ariana iniciou nesta segunda-feira um grande desejo que trazia em seu coração. Com 24 anos a moradora de Içara acredita que este, de fato, foi o primeiro dia de um período de muito aprendizado e mudança, seu primeiro dia como acadêmica do curso de Letras. “Eu pensei bastante e agora estou decidida de que é isso que quero para a minha vida. Escolhi a Unesc por acreditar ser a melhor e já fui muito bem recebida”, destacou.

Boas-vindas da Universidade

Ao recepcionar os novos acadêmicos que lotaram o auditório Ruy Hülse e em seguida puderam conhecer o campus, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância da nomenclatura “Universidade”, assim como os diferenciais oferecidos na Unesc. “Nós temos aqui um universo de conhecimento aplicado em pesquisa, ensino e extensão. Vocês terão neste espaço a oportunidade de transformarem suas vidas e, para isso, os convido a aproveitar cada minuto destes que serão os melhores anos das suas vidas”, pontuou.

A abertura do evento foi marcada ainda pela apresentação do grupo Soul Dance, assim como uma performance do Grupo Instrumental Unesc. Ao longo desta terça-feira (18/2) outros três momentos de Recepção aos Calouros serão realizados na Universidade, abrangendo todo o grupo de novos estudantes que ingressam para o primeiro semestre de 2020.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2020 às 23:18
Compartilhar Comente

Novos bacharéis em Direito celebram conquista da graduação

Novos bacharéis em Direito celebram conquista da graduação
AM Master Hall recebeu evento de formatura de mais de 70 acadêmicos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Com cenário digno de uma noite de gala, a Unesc formou oficialmente, na noite deste sábado (15/2), os mais novos bacharéis em Direito da região. A Cerimônia Festiva de Colação de Grau, presidida pelo vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, foi realizada no Centro de Eventos AM Master Hall, acompanhada por centenas de amigos e famílias emocionados com a conquista dos formandos da noite.

Designadas para discursar em nome das turmas, as bacharelas Letícia Boarolli e Marcela Costa Mendes compartilharam agradecimentos e deixaram o incentivo para que os colegas utilizem da melhor maneira os ensinamentos que receberam ao longo dos cinco anos de estudos na Universidade. “Em meio as experiências, aos princípios e as correntes opinarias podemos extrair um denominador comum: o anseio comum pela justiça e pela liberdade”, completaram.

Para o vice-reitor, responsável pela outorga do grau dos mais de 70 acadêmicos, o sentimento é de orgulho e honra por participar de um momento tão importante na vida dos alunos e de seus familiares. Ao parabenizar os formandos e destacar a responsabilidade de cada um ao levar o nome da Unesc, Daniel lembrou ainda do importante reconhecimento que o curso possui. “Nosso curso de Direito é destaque nacional ao conquistar o selo OAB Recomenda, uma chancela outorgada pela Ordem dos Advogados do Brasil a pouco mais de 160 cursos do país, dos mais de 1.500 existentes. Esse é um reflexo da formação de excelência recebida na nossa Universidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão nos quais o nosso curso de Direito destaca-se com professores de excelência, mestres e doutores, com experiência teórico-prática no mundo do trabalho, grupos de pesquisa consolidados e consoantes com os problemas e necessidades da nossa sociedade”, acrescentou.

A paraninfa escolhida pelos graduandos foi a professora Janete Trichês.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de fevereiro de 2020 às 22:54
Compartilhar Comente

Egressos da Unesc integram Comunidade Alumni e recebem vantagens exclusivas

Egressos da Unesc integram Comunidade Alumni e recebem vantagens exclusivas
Iniciativa foi construída pelo Programa de Relacionamento, Reitoria e PROACAD (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Cursos de capacitação gratuitos, oportunidades de emprego, novidades em primeira mão sobre pós-graduação, treinamentos, estágios entre outras vantagens, são benefícios exclusivos que os egressos da Unesc contam na Comunidade Alumni. Além disso, o profissional formado na Universidade também pode relembrar momentos marcantes da vida acadêmica, com o Álbum de Formatura e as reuniões de turmas que serão promovidas ao decorrer do ano. “Somos uma universidade comunitária e temos um papel fundamental na sociedade e a comunidade Alumni veio para selar nosso laço com os alunos e ter um vínculo permanente deles com a instituição”, comenta a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

A proposta da Universidade ao promover esta iniciativa é estar presente durante a trajetória profissional de seus egressos, promovendo ações institucionais, oferecendo capacitações e proporcionando momentos de diálogo entre o formado e a comunidade acadêmica.  “O estudante constrói uma história de quatro anos ou mais na Instituição, conhece pessoas, faz amizades, cresce como ser humano e profissional. Não queremos que isso acabe após a formatura, esta relação tem que continuar e vínculos devem ser fortalecidos”, destaca a supervisora de Relacionamento da Universidade, Camila Batanolli.

Quem concluiu a graduação após o segundo semestre de 2019 já integra a Comunidade. O egresso que se formou antes pode fazer parte deste seleto grupo clicando aqui. A carteirinha pode ser retirada na Biblioteca Professor Eurico Back e fica pronta na hora. “Além de todo o conjunto oferecido especialmente ao egresso, a carteirinha permite que o Alumni siga usufruindo de diversas possibilidades que lhe foram ofertadas na graduação, como acesso a Biblioteca e eventos institucionais”, explica Camila.

A iniciativa foi construída pelo Programa de Relacionamento da Unesc, em conjunto com a Reitoria e com a Pró-Reitora Acadêmica (PROACAD). Os formados após o segundo semestre de 2019 já estarão incluídos na Comunidade.

A experiência de estudar em uma Universidade de excelência

O primeiro passo para ter acesso a todas estas vantagens é ser aluno Unesc, uma Instituição avaliada com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. Para quem quer viver esta experiência, a Universidade está com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2020. Basta clicar aqui e saber mais.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 16:50
Compartilhar Comente

Formação Continuada: Professores trocam experiências com especialista em aulas criativas

Formação Continuada: Professores trocam experiências com especialista em aulas criativas
Emilly Fidelix comanda atividades nesta sexta-feira (14/2) nos períodos matutino e vespertino no último dia da Formação Continuada de Docentes da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O último dia de Formação Continuada de Docentes da Unesc está rendendo intenso aprendizado aos professores participantes. Nesta sexta-feira (14/2) a Universidade recebe a doutoranda em História Cultural e criadora do projeto @SeLigaProf, Emilly Fidelix. Especialista em aulas criativas, Emilly está dividindo com os colegas professores ensinamentos e provocações sobre o novo formato necessário para a educação dos tempos atuais. As atividades da Formação Continuada de Docentes seguem até a noite desta sexta-feira, quando serão encerradas com encontro por áreas, recebendo profissionais das Ciências Sociais Aplicadas no Miniauditório do Bloco S.

Para Emilly o feedback recebido já no início das atividades demonstra o real interesse do corpo docente da Unesc em evoluir e tornar o conteúdo cada vez mais atrativo. “Hoje os alunos não querem mais só aquela aula expositiva. Eles querem participar e ser protagonistas desse processo. Para que esse processo seja cada vez mais assertivo é necessário repensar algumas questões e estar atualizado, assim como estamos fazendo hoje”, acrescenta.

Ainda nos períodos matutino e vespertino estão sendo realizadas também as sessões da atividade “Biblioteca: um espaço de aprendizagem”, ministradas pela coordenadora da Biblioteca Professor Eurico Back, Elisangela Just Steiner.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 12:10
Compartilhar Comente

Reitoria recebe vereadores de Siderópolis

Reitoria recebe vereadores de Siderópolis
Visitantes foram recepcionados pelo vice-reitor Daniel Ribeiro Preve (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebeu, na tarde de quarta-feira (12/2), a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Siderópolis, Roni Remor, e do vereador Pedro Valcir. Os visitantes foram recebidos pelo vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, pelo procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, pelo assessor institucional Edson Rodrigues, e pela gerente administrativa do campus Mira Dagontin em um encontro no qual foi possível que conhecessem melhor a Universidade e suas possibilidades de ingresso.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 09:50
Compartilhar Comente