Reitoria

Ser professor: orgulhos, desafios e recompensas

Ser professor: orgulhos, desafios e recompensas
Papel do educador sofre mudanças ao longo do tempo e tem importância cada vez maior (Foto: Divulgação) Mais imagens

A missão de ensinar sempre foi nobre. Se no passado as condições eram precárias, o acesso à informação era difícil e cabia ao professor dar aos alunos toda a visão de mundo, hoje, para muitos, a realidade é diferente. As informações são bombardeadas a todo o tempo e cabe ao mestre, o professor, ensinar lições que vão desde a filtragem de tanto conteúdo até a autonomia para utilizar com sabedoria as ferramentas que são acessíveis a cada um dos estudantes. Diante de um cenário de intensas mudanças, o que não muda, no entanto, é a importância do papel do professor na formação de verdadeiros cidadãos.

Em um cenário em que exercer a profissão de professor já é um desafio, a missão de formar os professores de um futuro próximo é ainda maior. A Unesc, instituição que já formou mais de 35 mil profissionais ao longo dos seus 51 anos de história, deixa a cada semestre sua contribuição para a educação de toda a região ao entregar muitos profissionais preparados para encarar a sala de aula e oferecer aos alunos o que há de mais precioso: a educação. Seja por meio dos cursos de licenciatura ou na docência das mais variadas áreas, o fato é que a Unesc tem sua digital em milhares de professores que ajudaram a construir histórias ao longo desse tempo.

Tal papel, para o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus, exige preparo e engajamento de toda a Instituição com foco na formação de profissionais protagonistas em seus cenários. “Vivemos em um momento histórico de complexidades. A velocidade da informação, das mudanças e do desenvolvimento tecnológico são intensas, o que requer da Universidade a formação de cidadãos atuantes, para além das competências profissionais, também fundamentais. Aí está o protagonismo do professor do século XXI, realizar a curadoria do conhecimento, apresentar situações de aprendizagem, apresentar valores humanos que favoreçam o respeito a diversidade e as diferenças”, salienta.

O perfil do professor formado na Universidade, conforme Marcelo, deve ir muito além do domínio do conhecimento. “Ser responsável pela formação inicial de novos professores que atuarão no cenário educacional é estar engajado também com uma formação ética, que promova o senso crítico, a autonomia, a consciência socioambiental, a criação e a solidariedade. Que consiga de modo transversal a aprendizagem impulsionar saberes que contribuirão na produção de sujeitos com maior sintonia com o contexto social, cultural, econômico e histórico em que vivem”, acrescenta.

Com um papel ainda mais intenso nos dias atuais, de acordo com a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, o professor assume a missão de contribuir com a formação de profissionais a partir da mediação do conhecimento e estimulo a formação contínua. “O professor assume o papel de mediador, que estimula os estudantes na busca por conhecimento, estimula a criatividade. Em nossa realidade, contamos com docentes dispostos a atuar na construção do conhecimento pautado na aplicação técnica e humana para a transformação da realidade”, salienta a pró-reitora.

Apesar de tantas mudanças no que diz respeito à educação, para Indianara, o nobre papel de compartilhar conhecimento e recebê-lo em troca sempre será honroso. “O professor trabalha para sua formação e seu desenvolvimento e, na medida que em busca o desenvolvimento de outras pessoas, ele também evolui, o que forma um ciclo virtuoso que contribui sobremaneira para o desenvolvimento comum. Ser docente é ter coragem, é agir pelo exemplo, assumindo grandes responsabilidades que lhe trazem muitas alegrias e satisfação pessoal e profissional”, completa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 15 de outubro de 2019 às 16:36
Compartilhar Comente

Unesc se prepara para mais uma edição da Semana de Ciência e Tecnologia

Unesc se prepara para mais uma edição da Semana de Ciência e Tecnologia
Evento ocorre entre os dias 21 e 25 de outubro na Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os preparativos para a 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) estão a todo vapor e a Unesc se prepara para proporcionar experiências e diálogos de inovação e tecnologia entre pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral. O evento ocorre de 21 a 25 de outubro e conta com o tema central “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

A edição de 2019 inicia com a palestra “A Fapesc e os Programas de Tecnologia e Inovação no estado de Santa Catarina”, com o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado), Fábio Zabot Holthausen, no dia 21 às 19 horas no Auditório Ruy Hülse. Holthausen é advogado, especialista em Liderança e Gestão de Instituições de Ensino Superior, possui MBA em Gestão Empresarial e Mestrado em Direito Constitucional.

A SCT ainda conta com uma programação extensa de eventos para todos os públicos. As atrações buscam promover entre os participantes, cenários e oportunidades de ampliar os conhecimentos e debater assuntos envolvendo o desenvolvimento sustentável. A programação completa pode ser acompanhada no site oficial do evento. 

Outra atividade de destaque que ocorre durante o evento é a 6ª Feira de Inovação. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, desenvolvidas tanto por representantes da Universidade como da comunidade externa. Saiba mais sobre a Feira da Inovação .

Ainda durante a SCT, ocorrem também: 19º Seminário de Iniciação Científica; 11º Salão de Extensão; 9º Salão de Ensino; 5º Salão de Pós-graduação; 6º Talento Musical; 5ª Feira de Ciências; 4º Bootcamp; 4º Workshop de Arqueologia; 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; 1º Seminário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e Jornada Empreendedora.

A SCT conta com patrocínio do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sebrae e Biozenthi.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de outubro de 2019 às 08:12
Compartilhar Comente

EdiUnesc relança livro Acolhida na Colônia com a presença da autora Thaise Costa Guzzatti

EdiUnesc relança livro Acolhida na Colônia com a presença da autora Thaise Costa Guzzatti
Evento foi prestigiado por alunos, professores, colaboradores e comunidade externa na noite desta sexta-feira (11/10) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A autora da mais recente obra lançada pela EdiUnesc, o livro Acolhida da Colônia, esteve na Unesc na noite desta sexta-feira (11/10) para um relançamento do seu trabalho. Thaise Costa Guzzatti recebeu acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade externa para apresentar de perto sua obra escrita por meio das experiências vividas em 20 anos de projeto implantado nas encostas da Serra Geral catarinense. O lançamento oficial da obra foi realizado em Santa Rosa de Lima, em agosto.

Trazendo aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais o livro Acolhida na Colônia conta a trajetória do projeto que nasceu ainda enquanto Thaise cursava a graduação de Agronomia. Conforme a autora, após passar um mês morando e trocando experiências com uma família de agricultores e percebendo as dificuldades encaradas no campo, o desejo de encontrar algo que pudesse fazer a diferença para aquelas comunidades falou mais alto. “Eu voltei daquele estágio pensando ‘e aí? Vou ver tudo isso e vou continuar minha vida? O que vou fazer para mudar essa realidade?’. Foi aí que encontrei muita gente disposta a ajudar”, lembrou.

De acordo com Thaise, entre conversas e estudos sobre possibilidades para as comunidades, chegou aos seus ouvidos a informação de que na França os agricultores tinham o costume de receber pessoas em suas casas como visitantes e isso lhes dava uma fonte de renda extra. “Sabendo disso fui em busca de mais informações até que estudei na França, vi de perto o que é feito por lá e percebi que faria todo o sentido. Quando voltei fui logo procurar agricultores que topassem encarar esse desafio e os encontrei. Ao longo do tempo fomos aprendendo juntos a como organizar as propriedades, convencer as pessoas a irem lá, como atender e aí transformamos isso em uma metodologia que muitas pessoas vêm desenvolvendo desde então”, explicou.

Criado para comemorar os 20 anos deste trabalho, o livro conta, em suas 231 páginas, a história do que hoje é a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia. “Além do balanço dessas duas décadas, de relatos de experiências e de situações encaradas, destacamos quais são os desafios daqui para frente. Desta forma esperamos que o livro possa ser lido por agricultores, professores, alunos, pesquisadores e possa inspirá-los de alguma forma”, completou.

Lançamento especial

Para o editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, foi uma honra poder receber a autora da obra para o seu relançamento. Conforme Dimas, o livro traz um compilado de informações que unem as competências de Thaise. “Além de ótimo texto, ela é uma ótima professora e ótima extensionista, o que une uma gama de qualidades e resulta em um livro de ótima qualidade. A Editora recebe essa publicação com extrema importância, pois entende que ela faz parte de um processo de transformação e ampliação de seus trabalhos”, pontuou Dimas.

Representando a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza, agradeceu a autora pela oportunidade estar pessoalmente fazendo o lançamento e deixou o convite para que trabalhem lado a lado a partir das suas experiências. “Fiquei encantada com o trabalho e com a abordagem proposta no livro, que já nos ganha por si só com esse título que fala de acolhida. Já fizemos uma conversa e vou contar contigo, Thaise, para desenvolvermos atividades que possam trazer essa tua expertise também para os nossos municípios, pelos quais a Universidade tem tanto comprometimento”, afirmou.

O livro Acolhida na Colônia pode ser adquirido de forma gratuita na Livraria da Unesc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431.2731.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 11 de outubro de 2019 às 21:51
Compartilhar Comente

Evento levanta prioridades em logística e mobilidade urbana

Evento levanta prioridades em logística e mobilidade urbana
Contribuições da comunidade serão subsídios para planejamento do município (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Acesso, esperança, veículos, cidade, ônibus, fluxo, plano, gestão, transporte, rodovia, foco e ciclovias estiveram entre as palavras que mais apareceram durante a interação do público durante o Fórum Içara do Amanhã, nesta sexta-feira (11/10). O evento reuniu lideranças políticas e econômicas do município, representantes da região no Legislativo, profissionais de diversas áreas e a comunidade do município, para debater e identificar as demandas pelo desenvolvimento da cidade, especificamente na área de logística e mobilidade. Promovido pela Unesc, Rádio Som Maior e Jornal Tribuna de Notícias, o Fórum levantou dados que servirão como base para a construção do plano de desenvolvimento do município, a ser elaborado pela Unesc.

Transmitido ao vivo durante o Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior o Fórum recebeu contribuições via Whatsapp e também a manifestação do público presente no evento. Para provocar os participantes do Fórum a darem suas contribuições, o professor da Unesc, Igor Drudi, propôs uma dinâmica fazendo os presentes se dividirem em trios e dialogarem sobre as soluções para os problemas de mobilidade de Içara e depois apresentassem aos demais.

Todas as contribuições foram captadas e compiladas por alunos e professores do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc. A equipe foi liderada pela coordenadora adjunta do PPGDS, Melissa Watanabe.

Melhoramento nas calçadas, pensando nas pessoas com deficiência e com dificuldade de mobilidade; incentivo a utilização do transporte público e que ele chegue até a periferia; criação de um comitê de empresários para contribuir com o município e o estímulo dos trabalhadores de empresas e órgãos a utilizarem aplicativo de carona solidária foram algumas das contribuições enviadas pela plateia e pelos ouvintes do programa.

Quais são as soluções/propostas para a logística e mobilidade de Içara?

Os resultados dos dados levantados durante o Fórum do Amanhã deram a seguinte resposta para o questionamento acima:

Engenharia de trânsito: 28%
Transporte público municipal: 27%
Manutenção viária – Zona urbana: 19%
Manutenção de rodovias estaduais: 14%
Ferroviária: 12%

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2019 às 18:03
Compartilhar Comente

Fórum Içara do Amanhã reforça Unesc como parceria no desenvolvimento dos municípios

Fórum Içara do Amanhã reforça Unesc como parceria no desenvolvimento dos municípios
Reitora Luciane Bisognin Ceretta ressaltou o compromisso da Unesc com a região (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Com o Fórum Içara do Amanhã, nesta sexta-feira (11/10), a Unesc reforçou o papel de protagonista em ações que visem o desenvolvimento socioeconômico do Sul e Extremo Sul Catarinense. O evento é promovido pela Universidade, em parceria com a Rádio Som Maior e o Jornal Tribuna de Notícias e levantou dados que servirão como base para a construção do plano de desenvolvimento do município, a ser elaborado pela Unesc.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirmou o compromisso da Universidade com a região e seu futuro. “Como contribuir com o desenvolvimento dessa região que precisava retomar ainda mais o seu crescimento? Pensamos no projeto do Fórum do Amanhã e iniciamos em Criciúma. Fomos chamados para fazer na Amesc e no Balneário Rincão e em conversa com o prefeito Murialdo para fazer o evento e depois de muitas análises, percebermos que poderíamos contribuir com o Plano de Desenvolvimento do Município. Temos a satisfação de dizer para vocês que o Fórum não se encerra hoje. Ele é uma etapa de um grande plano de desenvolvimento socioeconômico que estaremos desenvolvendo para Içara. Quando pensamos em um município, pensamos em contribuir com ele e as forças presentes e quais as potencialidades que podem ajudar a construir a trajetória de sucesso dela”, salienta.  

Luciane ressaltou ainda que o lugar da Universidade é onde possa colaborar com a vida das pessoas e com o desenho de soluções para problemas emergentes nas cidades. E foi isso que a Universidade e a Rádio Som Maior pensaram quando desenharam o Fórum do Amanhã.

O projeto envolve cerca de 40 profissionais da Unesc e o Fórum marcou o início do diagnóstico, que inclui encontros com lideranças da comunidade, com o sistema produtivo e demais segmentos do município. O plano terá como eixos norteadores: econômico, saúde, infraestrutura e meio ambiente e políticas de desenvolvimento. O objetivo é que o plano seja construído de forma participativa.

O prefeito Murialdo Gastaldon salientou que Içara está tendo um ritmo de crescimento que está a colocando como o segundo município mais importantes em termos econômicos no Sul de Santa Catarina, se aproximando de Tubarão e ficando atrás apenas de Criciúma. “O conjunto da participação de todos é que tem dado essa condição para a cidade de Içara. Esse ritmo de crescimento não pode ser interrompido, mas pode criar gargalos no futuro. E temos que identificar esses possíveis gargalos de maneira antecipada, para garantir que o desenvolvimento seja para todos. É nisso o Fórum vai nos auxiliar”, afirma.

Presenças

O Fórum Içara do Amanhã teve a presença do vice-prefeito de Içara, Sandro Serafim, da pró-reitoria Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional , Thiago Fabris, do diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, da diretora de Extensão, Cultura e Açõe sComunitárias, Fernanda Sônego, do assessor Institucional, Edson Rodrigues, da chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes, do gerente do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Rogério Casagrande, do gestor do Escritório de Negócios, Henrique Vargas e do diretor financeiro da Unesc, Zanoni Elias. O evento ainda foi prestigiado pelos deputados estaduais, Luís Fernando Cardoso e Ada de Luca.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2019 às 17:16
Compartilhar Comente