PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

A experiência do IFSC Câmpus Araranguá com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e o trabalho desenvolvido no Laboratório de Tecnologia Assistiva (LABTA) estão servindo de referência para a implantação do mestrado em Educação da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), localizada em Díli, capital deste país de língua portuguesa no Sudeste Asiático. Professora de Educação Especial do IFSC, Josiane Eugênio  fez uma palestra na madrugada de quinta-feira (1º de fevereiro de 2024) para a equipe da UNTL e para professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que enviou uma delegação para o Timor-Leste com o objetivo de implementar o primeiro mestrado regular em Educação da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH) da universidade timorense.

A pedagoga Josiane, formada em Pedagogia com ênfase em Educação Especial na perspectiva inclusiva, atualmente mestre e doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNESC), sob orientação do professor Dr. Alex Sander da Silva, realizou uma apresentação sobre a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial no cenário educacional brasileiro, enfatizando questões pertinentes à sua tese em andamento, que versa sobre as Políticas Públicas de Acesso à Tecnologia Assistiva para promover a inclusão de estudantes com deficiência no Estado de SC.   

O convite partiu do professor da UFSC, Elison Paim, que integrou a delegação brasileira ao Timor-Leste. Em agosto de 2023, UNTL e UFSC assinaram acordo de cooperação que o intercâmbio entre professores brasileiros e do país asiático para uma série de ações relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão na área da Educação. 
 

Mais informações: https://www.ifsc.edu.br/web/noticias/w/campus-criciuma-promove-palestra-sobre-educacao-especial-na-perspectiva-inclusiva?p_l_back_url=/search?q=Josiane+Eugênio

04 de março de 2024 às 13:10
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Oficina sobre Noções Básicas de Conservação e Preservação de Documentos

Como parte das atividades programadas para a disciplina “História da Educação e Preservação do Patrimônio Educativo”, os acadêmicos participaram de uma oficina dedicada às Noções Básicas de Conservação e Preservação de Documentos, realizada no Centro de Documentação e Memória (CEDOC) da Unesc. Durante o evento, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e práticas relacionadas à conservação e preservação de documentos, visando assegurar a integridade e longevidade de materiais históricos, arquivísticos e bibliográficos. Diversos aspectos foram abordados, destacando-se a importância de um ambiente propício, o manuseio adequado, o armazenamento correto, além de práticas essenciais como limpeza, conservação e controle de pragas. A catalogação de documentos também foi discutida, ressaltando sua relevância para facilitar o acesso e organização desses materiais.

Na sequência, dirigiram-se ao Memorial da Professora Vera da Cruz Silvestre, localizado no Laboratório de Práticas de Ensino do Curso de Pedagogia. Lá, tiveram a oportunidade de explorar o acervo pessoal da mencionada professora, reconhecendo o significativo potencial de pesquisa que ele oferece, abrangendo diversas temáticas investigativas no campo da educação.

11 de dezembro de 2023 às 08:47
Compartilhar Comente

Visita ao Centro de Memória da EEB Barão do Rio Branco

No dia 28 de novembro, a Turma da disciplina História da Educação e Preservação do Patrimônio Educativo do PPGE/Unesc visitou o Centro de Memória da EEB Barão do Rio Branco, em Urussanga. Na oportunidade, conheceram o trabalho de preservação que vem sendo realizado junto ao educandário pelos membros do GRUPHME. A visita foi mediada pela professora Giani Rabelo e pelo aluno do ensino médio, Yan Zanellatto Ronsani, bolsista Pibic Jr.

11 de dezembro de 2023 às 08:44
Compartilhar Comente

Oficina Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo

Oficina Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo
Mais imagens

No dia 3 de outubro, aconteceu uma oficina sobre “Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo”, ofertada pela aluna de Estágio-Pós-Doutoral do PPGE, Carla Melo da Silva.

Na oportunidade, foram discutidos alguns aportes teóricos que subsidiam as análises narrativas. Entre eles o sociolinguista de William Labov e o Filosófico Walter Benjamin e Hans George Gadamer.

A atividade foi desenvolvida na disciplina obrigatória do Mestrado “Teoria e Método na Pesquisa em Educação” ministrada pelos professores Doutores Matheus Bernardo Silva, Rafael Rodrigo Mueller e Vidalcir Ortigara.

03 de outubro de 2023 às 16:38
Compartilhar Comente