Diretoria de Extensão

Painel promove reflexões sobre a extensão no currículo acadêmico

Painel promove reflexões sobre a extensão no currículo acadêmico
Relevância das práticas de aprendizagem foi enaltecida por debatedores Mais imagens

A integração dos programas e projetos de pesquisa de extensão à estrutura curricular dos cursos universitários foi pauta de um painel realizado nesta terça-feira (19/10), no Auditório Ruy Hülse. A atividade da Semana de Ciência e Tecnologia Unesc contou com a participação da diretora de Assuntos Comunitários da Ulbra, professora Simone Imperatore, e do coordenador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc) da Unesc, Vidalcir Ortigara.

O Plano Nacional de Educação de 2014 estabelece o mínimo de 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. Para Simone, a medida configura um avanço dentro da história da extensão no país, porém vê ainda como uma referência muito pequena diante da grandeza que ela representa. “A extensão não deve ser vista como marginal ao currículo e muito menos expressada como vista e encarada como ‘função social’ da instituição. Ela configura parte de uma tríade essencial ao aprendizado acadêmico com o ensino e a pesquisa, sobretudo em uma universidade”, enaltece.

Ortigara enaltece a importância das atividades de extensão no processo acadêmico como forma de contextualização de ensino e pesquisa. Para ele, esta diretriz deve estar expressa no projeto pedagógico dos cursos universitários como parte do currículo e não como uma disciplina.

O debate produziu inúmeras reflexões que devem ser continuadas dentro da Unesc, avalia a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da universidade, Luciane Ceretta. “São muitos questionamentos e inquietações que trazem elementos importantes para a nossa caminhada e ajudam a esclarecer onde queremos e como vamos chegar enquanto instituição”, observa.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de outubro de 2016 às 10:15
Compartilhar Comente

Dada a largada para a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia

Dada a largada para a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia
Atividades já movimentam o campus da Unesc Mais imagens

A 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc aos poucos vai tomando conta do campus. As movimentações mais intensas ocorrem desde o início da manhã desta segunda-feira (17/10) na tenda central do evento, onde encontram-se instaladas a secretaria e parte da programação acadêmica e cultural do evento. Dezenas de inscritos foram ao local nas primeiras horas para realizar o credenciamento e participar das primeiras atividades.

Nem o tempo instável desanimou o público envolvido no evento. Na tenda central, os últimos ajustes das atrações ocorreram em paralelo com as primeiras avaliações de trabalhos acadêmicos apresentados em forma de banner. A oficina “Noções básicas de conservação documental” e o minicurso “Atuação do farmacêutico em diferentes áreas de pesquisa” marcaram o início da programação paralela aos oito eventos incluídos na Semana.

Credenciamento

A orientação do estafe a todos os inscritos no primeiro momento é procurar o setor de credenciamento. “Quem ainda não realizou o cadastro pode fazê-lo na hora no local”, informa a integrante da coordenação geral do evento, Gisele Coelho Lopes. “Estamos com uma programação bem robusta e atrativa para o meio acadêmico e também para a comunidade, que é parte essencial da semana. Os alunos que desejarem receber certificado para somar horas complementares precisam se inscrever e realizar o credenciamento”, frisa.

Entre os pontos encarados como essenciais na Semana de Ciência e Tecnologia está a integração, nos âmbitos interno e externo. “Trata-se de um evento que transcende o campus, que vem com uma roupagem no sentido da universidade comunitária, com o propósito que a comunidade em geral participe e tenha acesso ao conhecimento produzido em toda a nossa estrutura”, enaltece Gisele.

Preservação da história

Na primeira oficina da jornada de conhecimento, os participantes aprenderam técnicas para conservação de documentos históricos com a professora do Cedoc (Centro de Documentação da Unesc), Selma Dassi. “É uma oportunidade privilegiada porque, pela falta desse conhecimento, muitas pessoas perdem documentos importantes, como certidões de nascimento, livros e outros tantos papéis que contam a história das famílias. Aqui aprendemos técnicas para preservar os materiais e sobretudo o que não fazer”, explica a facilitadora.

As estudantes angolanas Iracelma Inácio e Yoga Ferreira aproveitaram a oficina para agregar conhecimentos bem diferentes dos cursos que frenquentam. “Descobrimos que não conservamos bem os nossos documentos, mas vamos aproveitar que sabemos a maneira certa e utilizar em casa”, garante Iracelma.

Abertura oficial

A abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia se dará na noite desta segunda-feira (17/10), no Auditório Ruy Hülse. A palestra com a professora, mestra em Nutrição, Regina Ferreira Lang denominada Ciência “Alimentando a Saúde” aborda o tema oficial do evento. A entrada é franca.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de outubro de 2016 às 13:00
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia inicia nesta segunda

Semana de Ciência e Tecnologia inicia nesta segunda
Universidade recebe aproximadamente 2.500 participantes Mais imagens

A Unesc recebe, de segunda a sexta-feira (17 a 21/10) aproximadamente 2.500 participantes - entre acadêmicos, professores e comunidade em geral - para a 7ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), que este ano traz à tona o tema “Ciência alimentando o Brasil”.

Para debater o tema proposto e oficializar a abertura da SCT, a convidada para a palestra de lançamento do evento é a professora Regina Maria Ferreira Lang, mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. Regina tem experiência na área de Saúde Coletiva atuando principalmente nos temas de Educação Alimentar e Nutricional, Hábitos Alimentares, Cultura Alimentar, Segurança Alimentar e Nutricional e Promoção da Alimentação Saudável. Ela palestrante vai explorar a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para melhoria da qualidade da alimentação dos brasileiros. A palestra ocorre na segunda, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.

A Semana de Ciência e Tecnologia é considerada o maior evento institucional da Universidade e este ano totaliza 708 trabalhos e projetos acadêmicos submetidos, além de 103 palestrantes envolvidos. Diversas atividades estão programadas para o período, dentre as quais: 16º Seminário de Iniciação Científica, 8º Salão de Extensão, 6º Salão de Ensino, 2º Salão de Pós-Graduação, 3º Feira de Inovação, 3º Talento Musical, 2º Feira de Ciências, 1º Bootcamp e 1º Workshop de Arqueologia.

Berço científico e tecnológico

É nesta semana que a pluralidade de conhecimento científico e tecnológico produzido no campus da Unesc será apresentada, tanto aos acadêmicos quanto à própria comunidade, uma vez que a finalidade das pesquisas promovidas pela instituição é de justamente contribuir para o desenvolvimento da comunidade. "A finalidade de uma instituição de ensino, qualquer que seja, mas de modo muito especial quando se trata de uma universidade comunitária, é a produção de conhecimento, pois a produção do conhecimento precisa gerar transformação na sociedade”, pontua a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora doutora Luciane Ceretta.

A Unesc conta hoje com 638 alunos envolvidos em diversos níveis de pesquisas, que vão desde iniciação científica na graduação até pesquisas de alta complexidade nos mestrados e doutorados. O volume e a qualidade das produções alcançam reconhecimento em nível nacional e até internacional, salienta Luciane. “Só em 2015 foram 19 patentes efetuadas na instituição. Temos uma média de 200 publicações por ano, isso é quase uma por dia, incluindo publicações internacionais classificadas de alto impacto. Pretendemos fechar 2016 com o dobro de artigos comparados ao último ano. A marca Unesc tem o respeito e admiração do meio acadêmico, no entanto boa parte da comunidade que vive no nosso entorno não conhece essa potencialidade”, observa.

Segundo o Ranking Universitário da Folha de São Paulo 2016, no quesito pesquisa, a Unesc é a melhor universidade catarinense não-pública. Já em nível nacional, no mesmo segmento, a Unesc ocupa o sexto lugar nacional entre as instituições não estatais. A publicação lançada em setembro destacou a Universidade nos quesitos ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. Além disso, a instituição possui conceito 6 no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde e elevado número de publicações internacionais.

Confira a programação completa aqui!

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de outubro de 2016 às 07:12
Compartilhar Comente

Unesc abre as portas para a comunidade na Semana de Ciência e Tecnologia

Unesc abre as portas para a comunidade na Semana de Ciência e Tecnologia
Programação traz atividades e ações para diferentes públicos Mais imagens

Com o objetivo de aproximar ciência e comunidade, a Unesc elaborou uma extensa programação de atividades especiais durante a SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). Além da chance de ter acesso às produções científicas, o público externo poderá participar de minicursos, palestras, feiras e oficinas sobre diversos temas. O campus vai receber o maior evento institucional da Universidade, de 17 a 21 de outubro.

O cronograma completo das atividades previstas está disponível no site oficial da sexta edição do evento: unesc.net/sct. Todos os eventos são gratuitos.

Feira da Economia Solidária

A tradicional Feira da Economia Solidária ficará na quarta-feira (19/10) durante todo o dia instalada em frente ao Banco Santander. Com a circulação extra de pessoas na SCT, a feirante Margarete Justi prepara os artesanatos inspirados nas tendências de moda para venda. “Estamos trabalhando com bastante crochê, em biquínis, bolsas e sempre procurando inovar também com outros materiais, como EVA, porongos, bijuterias, tiaras. Será uma ótima oportunidade de comercializar e também divulgar nosso trabalho”, acredita.

Convite à comunidade

“A comunidade da nossa região é convidada de honra a prestigiar os trabalhos e atividades. Entendemos que a região precisa conhecer o centro de excelência em produção de conhecimento, cultura, arte, inovação e diversas atividades de extensão que temos aqui. A Semana de Ciência e Tecnologia será um disparador desse movimento de ampliação do conhecimento sobre a instituição”, enfatiza a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.

Com o tema Ciência alimentando o Brasil, a SCT Unesc amplifica a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2016, o evento abriga o 16º Seminário de Iniciação Científica, 8º Salão de Extensão, 6º Salão de Ensino, 2º Salão de Pós-Graduação, 3º Feira de Inovação, 3º Talento Musical, 2º Feira de Ciências, 2º Bootcamp e 1º Workshop de Arqueologia.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

14 de outubro de 2016 às 10:11
Compartilhar Comente

Quando o conhecimento gera inovação: Sucesso em parcerias entre Unesc e empresas

Quando o conhecimento gera inovação: Sucesso em parcerias entre Unesc e empresas
Projetos poderão ser conhecidos durante a Semana de Ciência e Tecnologia Mais imagens

A consolidação da Unesc como referência em produção de pesquisa científica e inovações se constitui também através de estudos em parceria com o setor produtivo. Instituições e empresas de diversos lugares do país mantêm projetos dentro da Universidade com o objetivo de gerar inovações, melhorar ou criar produtos e processos. Os resultados de alguns desses experimentos poderão ser conhecidos durante a SCT (Semana de Ciência e Tecnologia Unesc), de 17 a 21 de outubro.

Os trabalhos desenvolvidos junto às empresas geram valor para todas as partes envolvidas nas parcerias, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta. “Os alunos e professores agregam conhecimento e têm a oportunidade de desenvolver trabalhos acadêmicos baseados nas experiências. As empresas se beneficiam de um capital intelectual e de estruturas de laboratório reconhecidas e, mais adiante, a sociedade ganha com as inovações produzidas nessas parcerias”, frisa.

Ao todo 27 organizações mantém projetos inseridos nos programas desenvolvidos pela Aditt (Agência de Desenvolvimento de Inovação e Transferência e Tecnologia da Unesc), setor dentro da Universidade que gerencia o tema. Entre as empresas está a Maracajá Mineração SA, cocriadora do Projeto Pozolana.

Resultados positivos

A ideia de produzir a pozolana (um insumo para a fabricação de cimento) em escala a partir de um processo químico com rejeito de carvão surgiu há três décadas na empresa e a união com a Unesc reavivou o projeto. “Alguns experimentos foram feitos no início dos anos 1980, mas não prosperaram. Tudo tem sua hora e seu tempo certo e agora estamos desenvolvendo em conjunto a tecnologia para tornar um produto inservível lucrativo e ainda tem o aspecto da sustentabilidade”, conta o diretor de Operações da Maracajá, Cláudio Zilli.

No decorrer do projeto quatro trabalhos de conclusão de curso de alunos acadêmicos da Unesc foram inseridos nos estudos do Pozolana, relata o coordenador do projeto, professor Agenor De Noni Júnior. Os testes, entre outros resultados, comprovaram que o processo de queima do cimento pozolânico com a matéria-prima oriunda do carvão mineral produz uma quantidade muito menor em relação ao cimento comum, sem perda de qualidade do produto.

“Se todo o rejeito existente na nossa região pudesse se tornar pozolana, praticamente poderia neutralizar o valor do CO2 produzido da queima do carvão. Dados como este nos fazem ficar otimista na projeção do resultado final do projeto”, diz.

A construção promovida com a participação de vários especialistas, de universidade e empresa, no Projeto Pozolana, experiência replicada nas outras parcerias com indústrias de diferentes segmentos mostram como a Unesc pode colaborar com o setor produtivo enquanto centro de conhecimento regional, sublinha a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

“Através do conhecimento, estamos inserindo inovação na sociedade. A Semana de Ciência e Tecnologia dará a oportunidade da região conhecer nossas experiências bem sucedidas nesse modelo de parcerias universidade e setor produtivo, prática muito difundida em países desenvolvidos”, enaltece Luciane.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de outubro de 2016 às 13:46
Compartilhar Comente