Diretoria de Extensão

Saiba Mais: Ciência e Tecnologia é tema de encontro com jornalistas

Saiba Mais: Ciência e Tecnologia é tema de encontro com jornalistas
Evento ocorre em parceria Propex e Alfa Comunicação Mais imagens

Dialogar sobre a pluralidade de conhecimento científico e tecnológico produzido dentro da Unesc e como isso impacta positivamente a sociedade. Esse foi o tema central do evento Saiba Mais realizado pela Alfa Comunicação nesta terça-feira (4/10) para a imprensa da região, com o objetivo de apresentar e explorar a diversidade de projetos realizados na Instituição. Todo esse conhecimento fomentado no campus em forma de pesquisas vem à tona na 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, considerado o maior evento da Universidade.

Para o reitor Gildo Volpato a grande finalidade da Unesc é produzir conhecimento como forma de contribuir com resultados e reflexões para que haja melhora expressiva na comunidade. “Essa diversidade de conhecimento que nasce na Universidade, a ciência e tecnologia transformam a sociedade. Hoje somos, entre as universidades privadas, a que mais produz conhecimento de Santa Catarina e a sexta entre as particulares que mais produz no Brasil”, comemora ele.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, são 638 alunos envolvidos com diversos níveis de pesquisas produzidas na Instituição, que vão desde iniciação científica na graduação até pesquisas de alta complexidade, reconhecidas internacionalmente, imersas nos mestrados e doutorados. “Só em 2015, foram 19 patentes efetuadas na instituição. Temos uma média de 200 publicações por ano, isso é quase uma por dia, incluindo publicações internacionais classificadas de alto impacto. Pretendemos fechar 2016 com o dobro de artigos comparados ao último ano”, explica ela que salienta ainda que a comunidade científica internacional já reconhece a Unesc como uma produtora de conhecimento de alto nível, mas a comunidade local ainda precisa enxergar isso.

Para o encontro, professores de áreas foram convidados a apresentarem os projetos que estão sendo produzidos em seus respectivas segmentos. “Procurar respostas concretas para a sociedade, esse é nosso papel, assim como devolver para a comunidade conhecimento desenvolvido aqui dentro na Unesc”, pontua o professor do curso de Ciências Biológicas e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Jairo José Zocche.

Também participaram do Saiba Mais os professores doutores Vanessa Moraes de Andrade – PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), Alexandre Gonçalves Dal-Bó – PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências, Engenharia e Materiais), Reginaldo de Souza Vieira – PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), André Cechinel – PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e Lisiane Tuon – PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva).

Colaboração: Alfa Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de outubro de 2016 às 13:11
Compartilhar Comente

Unesc intensifica preparativos para Semana de Ciência e Tecnologia

Unesc intensifica preparativos para Semana de Ciência e Tecnologia
Maior evento institucional ocorre entre os dias 17 e 21 de outubro Mais imagens

A expectativa para o maior evento institucional da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) já está instalada no campus, em Criciúma/SC. A sétima edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) vai mobilizar todos os setores e áreas do conhecimento, de 17 a 21 de outubro, no propósito de disseminar o conhecimento produzido nas atividades acadêmicas e fortalecer a integração entre Universidade e comunidade.

A SCT se engaja à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante o período a Unesc realiza eventos destinados à apresentação de trabalhos de iniciação científica, além de palestras, minicursos, oficinas em todas as áreas do conhecimento. A programação será fortalecida com atividades relacionadas à inovação, empreendedorismo e cultura.

Todos os eventos serão abertos ao público. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, professora doutora Luciane Ceretta, enaltece a relevância de socializar os resultados das produções acadêmicas. “Temos um centro de excelência em produção do conhecimento, em cultura, em arte, em resultados em atividade de extensão e a comunidade externa precisa saber. Somente com divulgação esses conhecimentos vão gerar transformação”, acredita.

Case Paulo Freire

Entre as produções em desenvolvimento na Unesc, a serem divulgadas na SCT, estão 12 projetos de extensão do Programa Território Paulo Freire. O conjunto de atividades multidisciplinares, desenvolvidas há mais de dois anos em 12 bairros da Grande Santa Luzia visa ampliar a capacidade de autonomia da população contemplada, explica a coordenadora do programa, Sheila Martignago Saleh.

“As equipes responsáveis pelos projetos vão socializar os resultados parciais do edital vigente durante a Semana de Ciência e Tecnologia. Essa experiência tem grande importância por ser uma oportunidade de receber sugestões e inspirar outras pessoas a buscar atividades de extensão acadêmica, que são uma forma de colocar na prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e em pesquisas”, frisa.

Eventos

As atividades espalhadas pelo campus durante a Semana pretendem atrair desde crianças do Ensino Fundamental até adultos. Na programação estão incluídos 16º Seminário de Iniciação Científica, 8º Salão de Extensão, 6º Salão de Ensino, 2º Salão de Pós-Graduação, 3º Feira de Inovação, 3º Talento Musical, 2º Feira de Ciências, 1º Workshop de Arqueologia e 2º Bootcamp.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de setembro de 2016 às 15:02
Compartilhar Comente

Unesc é a melhor universidade catarinense não pública em pesquisa

Unesc é a melhor universidade catarinense não pública em pesquisa
Universidade ganha mais destaque a cada ano no Ranking Universitário Folha de SP Mais imagens

Segundo o Ranking Universitário da Folha de São Paulo 2016, no quesito pesquisa, a Unesc é a melhor universidade catarinense não pública. Já em nível nacional, no mesmo segmento, a Unesc é a sexta melhor universidade brasileira entre as não públicas. No geral, a Unesc subiu 13 posições e agora estampa como a 76ª melhor universidade brasileira – entre 195. A publicação, que foi divulgada esta semana, destacou a Universidade nos quesitos ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

“Esse é um resultado que nos diferencia de outras instituições de ensino. Ele é feito a muitas mãos, por uma equipe de mais de mil professores e funcionários e 13 mil alunos, que, coletivamente, fazem a Unesc ser uma Instituição de excelência. A cada ano a Universidade ganha mais destaque, sendo reconhecida pela qualidade do seu ensino, da sua pesquisa e da sua extensão. São resultados que refletem a maturidade dos 48 anos da nossa Instituição, que representa cada cidadão do sul de Santa Catarina”, afirma o reitor Gildo Volpato.

Sexta melhor em pesquisa

“A pesquisa, aliada ao ensino e a extensão, é um importante diferencial de uma universidade como a Unesc. Novamente, estamos entre as seis melhores universidade brasileiras não públicas. Isso é fruto de um trabalho conquistado por meio dos mais de 100 grupos de pesquisa, seis programas de mestrado e dois doutorados e mais de 300 projetos de pesquisa. São resultados que têm reflexos e impactam fortemente na formação dos estudantes, qualificando de modo significativo os nossos cursos de graduação”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

Como foi feito

O ranking mescla indicadores de pesquisa (publicações, citações e recursos captados), internacionalização (citações e coautorias internacionais), inovação (patentes), mercado de trabalho (entrevistas Data Folha com profissionais) e ensino (pesquisa com avaliadores no MEC, qualificação dos professores e Enade).

Saiba mais sobre o RUF

Como é feito o Ranking de Universidades

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 19 de setembro de 2016 às 18:17
Compartilhar Comente (1)

Alunos e pesquisadores podem socializar suas pesquisas durante Semana de Ciência e Tecnologia

Alunos e pesquisadores podem socializar suas pesquisas durante Semana de Ciência e Tecnologia
Prazo (19/9) foi prorrogado para dar mais tempo aos interessados Mais imagens

O período destinado à submissão de trabalhos para a Semana de Ciência e Tecnologia Unesc se encerra na próxima segunda-feira (19/9) – foi prorrogado para dar mais tempo aos interessados. O evento terá espaço para apresentação de trabalhos completos e resumos de pesquisa, extensão ou relatos de ensino finalizados ou em andamento. As inscrições estão abertas no site oficial do evento (www.unesc.net/sct) para acadêmicos das Instituições de Ensino Superior.

A novidade da sétima edição da Semana de Ciência e Tecnologia está na abertura para submissão de resumos em andamento. “Identificamos essa demanda e resolvemos abrir o espaço para gerar uma oportunidade de os acadêmicos socializarem seu trabalho parcial. Uma chance destes alunos que estão elaborando uma monografia, por exemplo, de ouvirem feedbacks sobre o encaminhamento da produção e aprimorarem os resultados”, frisa a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.

Certificado e possibilidade de estar no ebook do evento

Ao término do prazo para submissão de trabalhos começa o período de avaliação das propostas para admissão na Semana de Ciência e Tecnologia - 20 a 26 de setembro. A Universidade pretende abrir espaço para mais de 700 produções acadêmicas. Todos os participantes vão receber certificado de apresentação.

Os melhores trabalhos de cada categoria receberão certificado de menção de honra e poderão ser publicados no ebook oficial do evento. A distinção abrange os três primeiros colocados de cada categoria, nas quatro áreas do conhecimento conforme as unidades acadêmicas da Unesc (Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Humanidade, Ciências e Educação; Ciências, Engenharias e Tecnologias).

As apresentações das produções acadêmicas na Semana de Ciência e Tecnologia geram a oportunidade da sociedade conhecer o que a Universidade faz e a relevância social dessas pesquisas, projetos de extensão e práticas de ensino. “É um momento de reflexão em que todos ganham. O pesquisador e extensionista por divulgar o que fez durante um ano inteiro e a comunidade, por aprender um pouco e se interessar pelo ambiente científico”, destaca Luciane.

Reconhecimento

O artigo com o relato das experiências do projeto Museu da Infância nas Escolas recebeu o reconhecimento a Semana de Ciência e Tecnologia de 2015. As acadêmicas Scheila Brígido e Jaline Eufrásio, orientadas pela professora Édina Baumer, fizeram vitrines com parte do acervo do museu em sete escolas municipais de Criciúma, em um total de 800 alunos.

“Muitas pessoas acabaram conhecendo no dia da apresentação o Museu da Infância e comentaram da surpresa de ver um museu diferente, não só com coisas antiga por ser voltado às crianças, mostrando a infância em diversas culturas. Assim como eu conheci outros projetos da Unesc, uma troca de conhecimento muito bacana”, conta Scheila.

Confira a programação completa do evento

(Colaboração: Alfa Comunicação Empresarial)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

13 de setembro de 2016 às 10:16
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para Feira da Inovação

Inscrições abertas para Feira da Inovação
Evento vai propiciar espaço para que ideias inovadoras ganhem destaque Mais imagens

Soluções e ideias inovadoras que tenham impacto positivo, tanto na comunidade, quanto no ambiente acadêmico já podem ser inscritas na 3ª Feira de Inovação que ocorre de 18 a 20 de outubro, durante a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do unesc.net/feiradainovacao até o dia 20 de setembro.

A submissão de trabalhos vai além da área acadêmica e está dividida em quatro categorias: Universidades, Escolas, Empresas e Comunidade em Geral. “A Feira da Inovação é uma atividade inserida na Semana de Ciência e Tecnologia que tem por finalidade oportunizar a comunidade acadêmica, mas também a comunidade externa a possibilidade de compartilharem seus inventos, sejam eles produtos ou processos”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.

Além disso, para a assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Silveira Lopes, essa é uma oportunidade de gerar visibilidade para aqueles que possuem ideias inovadoras, mas ainda não sabem como divulgá-las.  “A Feira da Inovação é um excelente espaço para a socialização de projetos e soluções inovadoras que visem facilitar a vida das pessoas e organizações. Entendemos que é neste espaço que as pessoas podem colocar suas ideias na vitrine”, destaca.

Resultados reais

Propondo reconhecer ideias inovadoras, que tragam benefícios à comunidade, a Feira da Inovação vem cumprindo seu papel. Prova disso são os resultados positivos obtidos em outras edições, como do Projeto Crusch, um site de compartilhamento de projetos de móveis que foi o 1º colocado em 2015 na categoria Comunidade. “A inciativa começou antes, mas foi na Feira que conseguimos mostrar para comunidade esse tipo de inovação bem disruptiva e, claro, deu até para melhorar a proposta através da interação e dos feedbacks colhidos no evento. Hoje já alcançamos 12 mil downloads de projetos de móveis de diversos lugares do mundo”, explica o designer de produto e co-fundador do projeto Crusch, Mateus Monteiro Machado.

A Feira da Inovação também trouxe bons frutos para o ganhador do 1º lugar na categoria Empresas, Ismael Marchesini. “Tenho orgulho de ter participado de um evento que promove o desenvolvimento de ideias inovadoras que futuramente irão trazer benefícios à população. Em meu caso, iniciei com uma simples ideia que está prestes a se tornar um produto oficial no portfólio da empresa na qual faço parte”, completa o idealizador do Aquecedor para Suínos Na Maternidade com Módulo Peltier.

Para a pró-reitora Luciane Ceretta, apostar na inovação, através de soluções no campo da ciência e tecnologia acaba sendo uma forma de estimular a própria comunidade, empresas e até jovens alunos a pensarem de forma criativa, ainda na escola.  “No contexto atual, a inovação pode ser a solução. A Feira ainda tem o objetivo de promover uma reflexão sobre como a criatividade pode potencializar resultados e disparar novos processos em diferentes áreas do conhecimento”, avalia.

Confira mais informações sobre a Semana de Ciência e Tecnologia clicando aqui

(Colaboração: Bárbara Barbosa – Alfa Comunicação Empresarial)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

01 de setembro de 2016 às 16:28
Compartilhar Comente