Diretoria de Extensão

Trabalhos de pesquisa ganham destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Trabalhos de pesquisa ganham destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Professores convidados da UFSC participaram do encontro (Foto: Tadeu Spilere) Mais imagens

Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) também ganharam destaque na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia. Nessa quarta-feira (18/10), acadêmicos tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas para professores convidados da UFSC.

Os professores Ana Lúcia Severo Rodrigues (Departamento de Bioquímica), Antônio Pedro Novaes de Oliveira (Departamento de Engenharia de Materiais) e Alexandre Fernandez Vaz (Departamento de Ciência Humanas) acompanharam exposições relacionados a diversos temas.

Os convidados ressaltaram a qualidade das pesquisas realizadas na Unesc. “A avaliação é muito positiva. Estão conseguindo manter o alto nível dos trabalhos”, disse Oliveira. “Também me chamou a atenção a qualidade das pesquisas, além do evento como um todo”, afirmou Ana Lúlia. “Fazia algum tempo que eu não vinha para cá, e percebi que os projetos estão cada vez mais maduros”, concluiu Vaz.

Temas como Neurociência, Educação, Nutrição, entre outros, foram pauta de trabalhos dos alunos. Após as apresentações, os professores foram recebidos pela equipe da Unesc, que ressaltou a importância da presença deles, tendo em vista o incentivo às pesquisas e para o debate acerca da CNPq.

Texto: Tadeu Spilere / Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de outubro de 2017 às 20:13
Compartilhar Comente

Feira de Ciências, Talento Musical e Feira da Economia Solidária na programação da SCT

Feira de Ciências, Talento Musical e Feira da Economia Solidária na programação da SCT
Exposições fazem parte da Semana de Ciência e Tecnologia (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

Uma das principais atrações da 8ª Semana de Ciência e Tecnologia é a Feira de Ciências, que contempla diversos trabalhos de estudantes do quinto ao nono ano. Nesta quarta-feira (18/10), dez expositores receberam alunos de escolas de Criciúma e também de outros municípios da região.

De acordo com o coordenador da Feira de Ciências, Eduardo Rico, neste ano todos os trabalhos estão, de alguma forma, relacionados aos estudos da Matemática. “Os colégios já promovem feiras internas, e aqui o objetivo é proporcionar esta integração entre os estudantes. Aqui eles podem trocar informações e conferir os trabalhos dos colegas”, comentou.

Alunos do oitavo ano da Satc de Turvo, por exemplo, trouxeram robôs hidráulicos ao evento. Otávio Corrêa, Enzo Augusto Mattos, Davi Stefani e Augusto Marcon apresentaram os benefícios dos equipamentos. “São robôs que podem facilitar bastante o trabalho humano, em vários tipos de atividades”, ressaltou Otávio.

Feira da Economia Solidária oferece produtos coloniais

Aqueles que passaram pela 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc nessa quarta-feira (18/10) também tiveram a oportunidade de conferir produtos da agricultura familiar, na Feira da Economia Solidária.

Genuir Grapíglia, de Morro da Fumaça, comercializou doces, bolos, pães e outros produtos. “Feiras como esta da Unesc são muito importantes para nós. Por isso, faço questão de estar sempre presente”, afirmou.

Semana de muita arte na Unesc

A 4º edição do Talento Musical ocorre paralelamente à 8ª Semana de Ciência e Tecnologia, integrando ainda mais os acadêmicos, professores e funcionários da Unesc. As atividades seguem até sexta-feira (20/10), no palco do Quintas Culturais, localizado no hall dos Blocos XXI.

“O objetivo deste evento é melhorar ainda mais a integração da comunidade acadêmica, bem como valorizar a linguagem musical em seus mais variados gêneros. Estão programadas apresentações de sertanejo, jazz, samba, pop rock, lírica, entre outras”, comenta o responsável pelo Talento Musical, Maxwell Sandeer Flor.

Saiba mais

A Semana de Ciência e Tecnologia segue até sexta-feira (20/10) com uma programação bastante diversificada.

Confira (clique aqui)

Texto: Tadeu Spilere / Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de outubro de 2017 às 19:16
Compartilhar Comente

Alunos apresentam pesquisas sobre diferentes temas na 8ª SCT da Unesc

Alunos apresentam pesquisas sobre diferentes temas na 8ª SCT da Unesc
Diversas atividades movimentam o campus até sexta-feira (Foto: Talise Freitas) Mais imagens

Conhecimento é a palavra de ordem da 8ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc. Até sexta-feira (20/10), alunos, professores e comunidade têm encontro marcado no campus da Universidade para compartilhar conhecimento. E o tema deste ano não poderia ser mais desafiador: “A Matemática está em tudo”, que tem impulsionado os participantes a aprofundarem ainda mais seus trabalhos e pesquisas.

Daiani Bortolotto Picolo, de 23 anos, é exemplo disso. A aluna da nona fase do curso de Fisioterapia da Unesc conta um pouco do trabalho de pesquisa que ela e mais três colegas fizeram e estão apresentando na SCT. Intitulada “O uso prático da Classificação Internacional de Funcionalidade, incapacidade e saúde por acadêmicos e profissionais do Sul do Brasil”, a pesquisa apurou 470 respostas de profissionais e acadêmicos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) é um novo sistema de classificação inserida na OMS (Organização Mundial de Saúde), constituindo o quadro de referência universal adotado pela para descrever, avaliar e medir a saúde e a incapacidade individual de uma população.

“Atualmente o método mais utilizado dentro da fisioterapia é o DOT (Diagnóstico do Paciente). No entanto, a CIF tem se mostrado muito eficiente no diagnóstico e no auxílio do tratamento dos pacientes”, relatou.

Dos entrevistados, 89,6% são fisioterapeutas formados e 10,4%, acadêmicos de fisioterapia. Destes, uma significante parcela dos profissionais não utiliza a CIF em seu serviço. De acordo com os resultados, isso ocorre porque 68,2% não tiveram em sua formação a abordagem da CIF, assim como 65,3% dos acadêmicos.

“A CIF é uma classificação de múltiplas finalidades, que pode ser usada em diferentes setores. Para mim, como acadêmica e futura fisioterapeuta, é muito enriquecedor saber que a Universidade tem percebido a importância do tema, nos proporcionando uma cadeira sobre o assunto. O entendimento sobre a CIF ainda é recente e está ocupando seu espaço aos poucos. Minha esperança é que em breve ela seja aplicada pela maioria dos profissionais, pois com certeza ela ajudará a levar mais qualidade de vida a diversas pessoas que terão seus diagnósticos precisos, aumentando ainda mais suas chances de melhora e de cura”, finaliza Daiani.

Compartilhando conhecimento

Quem também apresentou seu trabalho foi a estudante da sétima fase do curso de Ciência da Computação Leoquina Alcina de Figueiredo Pinto, de 23 anos. Junto com mais dois colegas, ela fez uma pesquisa de extensão analisando o projeto “Informática para a melhor idade”, realizado na Unesc. Com a temática “A importância do acesso dos idosos às novas tecnologias”, a pesquisa mostrou o quanto a inserção dos idosos ao mundo digital tem trazido benefícios a eles. Este ano, 44 alunos estão matriculados no curso.

“Eles têm de 61 a 70 anos de idade e 81% dos nossos entrevistados disseram que conseguiram maior integração social depois de começarem a aprender a mexer nas ferramentas”, conta. Resultado confirmado pelos familiares. Ao todo, 94% perceberam que o nível de socialização do idoso ficou maior após o contato com as novas tecnologias.

No curso é aplicada uma metodologia específica para a terceira idade, respeitando a linguagem, os interesses e o ritmo de aprendizado de cada um. “Nós apresentamos para eles desde os objetos, como mouse e teclado; até as ferramentas online, como redes sociais e sites de pesquisa. É gratificante ver o quanto eles aprendem e o quanto ficam gratos pelo conhecimento que estamos compartilhando”, afirmou a estudante emocionada.

O projeto “Informática para a melhor idade” é realizado na Unesc e integra as atividades de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Além destes, outros trabalhos também serão apresentas na 8ª SCT, que conta ainda com diversas atividades.

Saiba mais (clique aqui)

Texto: Stephanie Barbosa / Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de outubro de 2017 às 21:39
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia mostra como a Matemática está em tudo

Semana de Ciência e Tecnologia mostra como a Matemática está em tudo
Oitava edição do evento segue até sexta-feira com diversas atividades (Fotos: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Já está aberta a toda comunidade a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, o maior evento institucional da Universidade que propõe a troca de conhecimento e muita integração com diversas atividades. É na SCT que está sendo exibido todo conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de ofertado espaço para que a comunidade exponha suas ideias.

A abertura oficial ocorreu na noite desta segunda-feira (16/10), no Auditório Ruy Hülse, que esteve lotado para prestigiar ainda a apresentação do Coral Unesc e a palestra “A Matemática está em tudo”, com o professor doutor Ademir Damazio.

A reitora da Unesc, Luciane Cereta, destacou a importância da SCT para valorizar a educação. “Este é o maior evento da Unesc, que reune diversas áreas e, portanto, precisa ser vivenciado. Temos empenhado todos os esforços possíveis para o desenvolvimento da educação porque acreditamos que o conhecimento muda um país e direciona a encontrar soluções para os problemas de toda uma sociedade. Acreditamos que as ciências, as tecnologias, a cultura e a educação são fundamentais para o investimento em um ensino de qualidade”, frisou.

A coordenadora da SCT, Gisele Coelho Lopes, agradeceu a todos os presentes e envolvidos na organização citando o propósito da SCT para a troca de informações e experiências em várias áreas de conhecimento. “Há uma intensa socialização, pois há a divulgação de projetos de relevância social. Nos surpreende e muito a participação da comunidade que vem trazer a sua ideia inovadora. Na Feira de Ciências, por exemplo, são mais de 200 crianças que visitarão os estandes. Já o Talento Musical irá reunir os mais variados talentos na música e dança, dentre as diversas atividades. É um evento de grande relevância social com 938 inscrições e até sexta-feira esperamos mais. Foram 754 trabalhos aprovados e isso significa um acréscimo de mais de 20% do que ano anterior”, afirmou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembrou o desenvolvimento da SCT nesses oitos anos. “Fui o primeiro coordenador e não posso deixar de relatar a evolução que tivemos ao longo das edições, o que é fruto do trabalho coletivo. Todas as conquistas da Unesc serão comemoradas nesta semana. A Matemática está em tudo e é fácil perceber na engenharia, na contabilidade. Se tivermos um olhar mais apurado, que é o que a SCT propõe, ela está em todas as áreas, até na arte. Nossa Universidade é grande porque todos a fazem ser grande”, analisou Montedo.

A presidente da APG (Associação de Pós-Graduandos da Unesc), Tatiane Belletini, citou que a SCT propicia a chance de expor todo o trabalho realizado de forma próxima e de fácil acesso. “Para que possamos dividir com toda comunidade, não só acadêmica, mas em geral. Cada vez mais a SCT tem se expandido na troca de informações e é muito rico e louvável o que a Unesc propicia na construção do conhecimento”.

Também participaram da abertura o vice-reitor Daniel Preve; os pró-reitores: de Ensino de Graduação, Indiana Becker e de Administração e Finanças, Thiago Fabris; os diretores de UNAs (Unidades Acadêmicas): CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Ramos Nicoleit; CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Miguelangelo Gianezini; HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus; SAU (Ciências da Saúde) Mira Dagostin e o presidente do DCE, Marcos Machado.

Expectativa de mais de 10 mil pessoas


A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem pelo campus até esta sexta-feira (20/10) quando encerra esta oitava edição. A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como tema “A Matemática está em tudo”. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

As inscrições para alguns minicursos seguem abertas até esta sexta-feira e podem ser feitas diretamente no local, que fica em frente a Reitoria. Para quem já se inscreveu o credenciamento é realizado também no próprio espaço.

O espaço da SCT ainda conta com food trucks com um cardápio bem variado que vai desde crepe, hambúrguer e coxinhas, a batata recheada e milk shakes.

Mais informações link

Texto: Talise Freitas - Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 16 de outubro de 2017 às 21:49
Compartilhar Comente (1)

Está aberta a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Está aberta a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Evento segue até sexta-feira com diversas atividades (Foto: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Já está aberta a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, o maior evento institucional da Universidade. A expectativa é de que mais de dez mil pessoas passem pelo campus até sexta-feira (20/10) quando encerra o evento. Será exibido todo conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de ofertado espaço para que a comunidade exponha suas ideias.

A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como tema “A Matemática está em tudo”. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

As inscrições para alguns minicursos seguem abertas até sexta-feira e podem ser feitas diretamente no local. Para quem já se inscreveu o credenciamento é realizado também no próprio espaço.

Atividades paralelas

Quem aproveita a movimentação para fomentar a economia são os trabalhadores locais na Feira da Economia Solidária, que une artesãos, feirantes e agricultores. Margarete Justi e Sandra Ávila há anos usam o espaço da Unesc para venda de artesanato e aproveitam a SCT para incrementar as vendas.

“Estamos aqui todas as quartas e quando recebemos o convite para estar na SCT não pensamos duas vezes porque sentimos resultado e o pessoal valoriza o nosso trabalho”, conta Sandra. Elas comercializam materiais decorativos, roupas, acessórios e produtos de bazar em geral.

O espaço da SCT também conta com food trucks com um cardápio bem variado que vai desde crepe e hambúrguer a coxinhas e batata recheada.

Mais informações no link

*Texto: Talise Freitas - Ápíce Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 16 de outubro de 2017 às 19:12
Compartilhar Comente