Diretoria de Extensão

Conhecimento e inovação na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Conhecimento e inovação na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Evento ocorre de segunda a sexta-feira no campus universitário (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vai receber pessoas de diversos municípios nesta semana, para a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). De segunda a sexta-feira (16 a 20/10), a Universidade apresenta o conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de dar espaço para que a própria comunidade exponha suas ideias. A expectativa é a de que mais de 2.000 pessoas circulem pelo campus, transformado em um ambiente de integração com diferentes atividades.

A SCT abrange as mais diversas áreas de conhecimento como ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas. Ela é o maior evento institucional da Unesc e ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como tema “A Matemática está em tudo”.

Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

A professora Gisele Coelho Lopes, que integra a comissão organizadora da SCT, lembra ainda que tem a Feira da Economia Solidária, visando a contribuição para o desenvolvimento regional com a presença de artesãos, feirantes e agricultores expondo seus produtos. “A Unesc tem investido de forma significativa em recursos durante o ano para que coloque em prática a essência da Universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. E é durante a Semana de Ciência e Tecnologia que professores e acadêmicos divulgam seus trabalhos e podem socializar aquilo que fazem durante todo ano. É o evento ideal para que a comunidade conheça de perto o que é feito e o tamanho da Unesc, que tem uma dimensão que, somente quem a vive todos os dias, sabe o quão ela é importante para a comunidade”, afirma.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembra a importância de um evento como este, promovido pela Universidade que cria um ambiente favorável para que o conhecimento seja disseminado para a sociedade. “A ciência e a tecnologia estão presentes na nossa vida.  A ciência é a arte do conhecimento e a tecnologia é a aplicação deste conhecimento. Já a pesquisa é uma forma de expor como o conhecimento gera resultados e este conjunto está em tudo, nos celulares, nas roupas, medicamentos, prédios, pontes. A Unesc, como uma Universidade Comunitária, está pautada no ensino, pesquisa e extensão e nos cabe divulgar nossas ações”, salienta.

Noventa atividades inclusas


Serão 90 atividades inclusas na Semana de Ciência e Tecnologia, não abrangendo somente a comunidade acadêmica, mas a comunidade em geral. Montedo observa que a cada ano aumenta o número de participantes. Nesta oitava edição são 884 inscritos nas mais diversas graduações, resultando em mais de 700 trabalhos a serem apresentados. “Alguns são específicos, mas há um grande rol de atividades que ocorrem paralelamente. Esses trabalhos não tem uma validade, não são pontuais. Não são também só trabalhos de cunho específico ou tecnológico, mas de extensão e pesquisa que interagem com toda sociedade no sentido de desenvolver algo positivo a ela”, considera o pró-reitor.

A partir das 14 horas de segunda-feira (16/10), a SCT já estará de portas abertas para toda comunidade, porém às 19 horas ocorre, no Auditório Ruy Hülse, a abertura oficial com a palestra sobre a temática desta oitava edição. “A palestra é com o nosso professor doutor Ademir Damásio, reconhecido nacionalmente por seu trabalho e pesquisa na área de matemática”, conta Montedo.

As inscrições para algumas atividades específicas ainda estão abertas para participação.

Mais informações no link 

Texto: Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 15 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga
Atividades foram direcionadas para docentes e funcionários (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana encerrou no campus com yoga. A atividade fez parte da programação especial da Unesc em comemoração ao Dia do Professor, e reuniu professores e funcionários para um momento de introspecção e relaxamento.

A programação contou ainda com mostra fotográfica, feira de saúde e cuidados e apresentações culturais, em diversos espaços do campus, com o intuito de valorizar a profissão docente. O fechamento da programação especial ocorre no dia 28 de outubro com um almoço às 12h30 no Salão Comunitário do Caravaggio, em Nova Veneza.

A ação é oferecida pela Reitoria e organizada por uma comissão formada por membros de diversos setores da Instituição, como DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Setor de Arte e Cultura, Setor de Eventos, Secom (Setor de Comunicação Integrada), Ânima, Departamento de Apoio Logístico, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 16:24
Compartilhar Comente

Feira da Inovação apresenta ideias em quatro categorias

Feira da Inovação apresenta ideias em quatro categorias
Atividades ocorrem durante a Semana de Ciência e Tecnologia que começa segunda (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com o propósito de expor soluções inovadoras desenvolvidas pelo público em geral, oferecendo ainda oportunidade de trocas de experiências para inovação no campo da ciência e da tecnologia, a Feira da Inovação da Unesc está nos últimos preparativos para levar as melhores ideias para todos os segmentos da sociedade. A quarta edição da Feira ocorre nos dias 19 e 20 de outubro e está inserida na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia, que inicia na próxima segunda-feira (16/10), com o tema “A Matemática está tudo”.

Para a assessora do Núcleo de Empreendedorismo e um dos organizadores da Feira da Inovação, Cristiane Dias, a iniciativa é uma forma de interagir com a comunidade nas questões inovadoras. “E para isso nós dispomos de quatro categorias: acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unesc e de outras universidades; alunos e professores das escolas de ensino fundamental, médio e cursos técnicos; profissionais de empresas e a categoria voltada à comunidade em geral já que uma ideia inovadora pode sair de todos esses meios”, comenta.

A ideia é oferecer a oportunidade para que a comunidade possa trazer a ideia para expor durante a Feira de Inovação. “Ela é um dos maiores eventos que a Unesc tem durante o ano dentro da Universidade. Isso porque abrimos as portas para que a comunidade esteja lá para apresentações de trabalhos e projetos inovadores, participando dos eventos acadêmicos da nossa instituição como também de outras instituições. É empolgante fazer parte deste processo”, afirma.

Cristiane ressalta a importância de mecanismos voltados ao exercício da criatividade formando pessoas aptas à solucionarem os problemas para uma sociedade melhor, de ajuda mútua. “Trabalhamos muito esta temática. E é em um ambiente de crise, e particularmente esta palavra não me agrada muito, que a criatividade é importante.  Atuar de forma inovadora, aliás, é um incentivo para todos os cursos da universidade. Instigar o aluno, fazer borbulhar a criatividade. É fundamental, não só a teoria, não só as referências e os grandes autores, mas agir de forma para que esse acadêmico tenha uma base em empreendedorismo, na resolução de problemas”, expõe.

Todos os projetos expostos na Feira da Inovação receberão um certificado de participação. Para cada categoria serão premiadas as propostas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. Para o primeiro lugar em cada categoria, os premiados receberão um troféu, um tablet e um certificado de destaque pela participação. Para o segundo lugar em cada categoria, os premiados receberão um troféu e um certificado. Já para o terceiro lugar em cada categoria, os premiados receberão um troféu e um certificado.

Para cada categoria serão entregues um troféu de premiação e um selo de participação para o curso ou setor da universidade, escola, entidade representante de bairro ou empresa ao qual a proposta está vinculada.

*Texto: Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de outubro de 2017 às 15:40
Compartilhar Comente

Escola do Legislativo de Criciúma realiza ações em parceria com a Unesc

Escola do Legislativo de Criciúma realiza ações em parceria com a Unesc
Encontro ocorreu nesta quarta-feira na Universidade (Foto: Assessoria Câmara de Vereadores) Mais imagens

Participantes da Escola do Legislativo de Criciúma, projeto desenvolvido pela Câmara de Vereadores, estiveram na Unesc nesta nesta quarta-feira (11/10) para tratar das ações de planejamento para os próximos três anos. As discussões e o debate de ideias ocorreram através da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que enviou duas representantes para o encontro.

A Unesc será parceira da Escola do Legislativo de Criciúma. “Estamos fazendo o planejamento da Escola. Precisamos melhorar algumas questões, como regimento interno, projeto político pedagógico e este planejamento estratégico que estamos realizando. Daqui, vamos aplicar coletivamente, todas as ideias, junto a Universidade e os funcionários da Câmara, delineando os projetos e as metas para os próximos anos”, afirmou a presidente Escola do Legislativo de Criciúma, Geovana Benedet Zanette.

“A Unesc tem mais de 100 projetos de extensão, e através disso, vamos contribuir com a Escola”, comentou a assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Scheila Martignago Saleh. “Neste primeiro momento estamos definindo quais serão os projetos, que serão voltados para mulheres, estudantes e idosos. A Universidade vai oferecer os projetos que já existem nesta área”, complementou.

*Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 14:00
Compartilhar Comente

Quartas Culturais emociona e homenageia professores da Universidade

Quartas Culturais emociona e homenageia professores da Universidade
Evento reuniu no palco, Coral Unesc e docentes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana está sendo de programação especial na Unesc. Em comemoração ao Dia do Professor, a Universidade oferece desde segunda-feira (9/10) diversas atividades parta professores e funcionários. E nesta quarta-feira (11/10), a música e o encantamento tomaram conta do campus com a edição extraordinária do Quartas Culturais. O evento reuniu no mesmo palco, Coral Unesc e professores convidados, João Monteiro e José Carlos Virtuoso, que homenagearam seus colegas.

O Quartas Culturais teve a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes, do gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), André Topanotti, da coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig e do presidente do DCE, Marcos Machado. Quem passou pelo local foi presenteado com balões decorados.

Programação segue até sexta na Unesc

Além do Quartas Culturais, a quarta-feira foi marcada pela Feira da Saúde e Cuidados, que ocorreu no hall do Bloco Administrativo das 14 às 19h30 e pela Mostra Fotográfica “Eu Professor: Experiência do PIBID/Unesc”, no Hall do Bloco da Reitoria.

A professora Natália Gonçalves, esteve na Feira da Saúde e Cuidados e aproveitou para conhecer melhor os serviços que a Universidade oferece gratuitamente para a comunidade. Ela fez auriculoterapia pela primeira vez. “A Universidade oferece uma gama muito grande de serviços e nós não temos conhecimento de todos, até por não estarmos diretamente ligada à área da saúde, presente na feira de hoje. Foi um momento de descoberta e também de cuidado conosco. Foi muito bom”, afirma Natália.

A programação alusiva ao Dia do Professor no campus encerra nesta sexta-feira (13/10) com atividade de Yoga das 13h30 às 14h30 na sala 6 do Bloco XXI-A. Já no dia 28 de outubro haverá um almoço às 12h30 no Salão Comunitário do Caravaggio, em Nova Veneza. 

A ação é oferecida pela Reitoria e organizada por uma comissão formada por membros de diversos setores da Instituição, como DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Setor de Arte e Cultura, Setor de Eventos, Secom (Setor de Comunicação Integrada), Ânima, Departamento de Apoio Logístico, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2017 às 20:09
Compartilhar Comente