Engenharia Civil

Estudantes de Engenharia Civil agregam conhecimento à formação em ciclo de palestras

Estudantes de Engenharia Civil agregam conhecimento à formação em ciclo de palestras
Encontros ocorreram de 16 a 25 de outubro (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unesc ampliaram o conhecimento ao longo das últimas semanas com o Ciclo de Palestras Técnicas. De 16 a 25 de outubro, estudantes das diversas fases se reuniram com profissionais da área para debater assuntos relacionados a matérias primas, técnicas empregadas e programas que auxiliam o trabalho do engenheiro civil.

No dia 16, o engenheiro da Corr Solutions Brasil Adalberto Afonso Thiel, falou sobre “Mais durabilidade para estruturas em concreto armado”. Já no dia 17, o engenheiro da Brasecol Engenharia e Fundações Nilton Dimas, apresentou o case “Abordagem de Sondagens, Contenções e Fundações de uma Obra”. No dia seguinte, foi a vez do engenheiro da BPM Pré-moldados Nivaldo de Loyola Richter abordar “A Industrialização da Construção Civil”.

“Esquadrias de PVC” foi o tema abordado pelo representante da Weiku do Brasil, Marcos Daniel, no dia 23. O Ciclo de Palestras Técnicas encerrou no dia 25 com “Introdução ao BIM – Autodesk Revit”, com o representante da Plugin Consultoria, Aurio Cristiano.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de outubro de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Construindo solidariedade e conhecimentos

Construindo solidariedade e conhecimentos
Alunos visitaram obra, participaram de palestra e realizaram doações de alimentos Mais imagens

Os alunos do curso de Engenharia Civil da Unesc tiveram uma semana movimentada pelo conhecimento e pela solidariedade. Na última sexta-feira (13/10) os estudantes vivenciaram o dia a dia de profissionais durante visita técnica em uma obra, em Jaguaruna, e receberam conhecimentos durante uma palestra com o engenheiro Marlon Weingartner, das empresas Saint Gobain, Quartzolit e Weber. No sábado o Centro Acadêmico do curso realizou a doação de 500 quilos de alimentos.

Conhecimento

A visita buscou mostrar na prática as técnicas e materiais na construção do sistema steel frame, um novo modelo totalmente sustentável que não utiliza tijolos e concreto, apenas aço galvanizado. O processo foi acompanhado por acadêmicos da oitava fase e pelos professores Jorge Henrique Piva e Elaine Guglielmi Pavei Antunes.

Já a troca de conhecimentos durante a noite foi promovida com o tema “Patologias mais frequentes em Sistemas de Revestimento Cerâmico”. Marlon Weingartner trouxe reflexões sobre as patologias mais frequentes, suas causas, origens e atitudes preventivas que devem ser realizadas pelos profissionais.

Solidariedade

Além do conhecimento, os alunos também arrumaram tempo para a solidariedade. As doações ocorreram na Paróquia Santo Agostinho, no Rio Maina. Os alimentos foram arrecadados durante a quarta Gincana de Engenharia Civil e vão ser entregues as famílias carentes da região.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 17 de outubro de 2017 às 15:35
Compartilhar Comente

Gincana mobiliza mais de 300 alunos do curso de Engenharia Civil

Gincana mobiliza mais de 300 alunos do curso de Engenharia Civil
Confraternização e trabalho em equipe marcaram o evento (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Confraternização e trabalho em equipe marcaram a quarta edição da Gincaec (Gincana da Engenharia Civil), que ocorreu em 7 de outubro. O evento contou com a participação de mais de 300 alunos e realizou diversas atividades envolvendo acadêmicos e professores. A Gincana foi uma realização do CA (Centro Acadêmico) com o apoio do curso e mobilizou estudantes de diversas fases. 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de outubro de 2017 às 19:12
Compartilhar Comente

Alunos de Engenharia Civil vivenciam na prática conhecimentos obtidos em sala

Alunos de Engenharia Civil vivenciam na prática conhecimentos obtidos em sala
Visitas ocorreram na última semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do curso de Engenharia Civil vivenciam na prática os conhecimentos compartilhados em sala de aula, por meio de ações como visitas técnicas. E nas últimas semanas, alunos de diversas fases puderam ampliar os seus conhecimentos por meio deste tipo de atividade. Nesta quarta-feira (11/10), acadêmicos da sexta fase visitaram um dos maiores comércios de ferro para construção civil da região Sul do Estado.

Na Difer Sul – Comércio, corte e dobra de ferro para construção civil, eles tiveram contato com o ferro, uma das principais matérias primas da construção civil, acompanharam o processo automatizado de corte e dobra do ferro e o controle de qualidade do processo de dobra, corte e montagem da ferragem. A turma foi acompanhada pela professora Flávia Cauduro, da disciplina Materiais de Construção Civil.

Canteiro de obras


No dia 6 de outubro, acompanhados da professora Flávia Cauduro, os alunos da sétima fase de Engenharia Civil realizaram uma visita técnica à obra do Edifício Monte Ravello, da Construfase, no Bairro Rio Maina, em Criciúma. Eles observaram os trabalhos nos canteiros de obras e a utilização das ferramentas e das formas de estruturas de concreto armado. Além dos cuidados com a segurança, pelas telas, bandejas, sinalização, linha de vidano e a organização adotados pela empresa.

A aluna Juliana Cezário Magnus destacou o conhecimento obtido no dia atípico. “A visita da obra foi muito boa, pois o grupo conseguiu ver na prática não só o que estudou na disciplina de Construção Civil, mas também linkar com outras disciplinas”.

Rio Grande do Sul

Os acadêmicos de curso ainda realizaram outra visita técnica. Dessa vez estudantes da nona e décima fases foram ao Rio Grande do Sul no dia 6 de outubro para visitarem o Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da UFRGS e acompanharem o dia a dia de profissionais da área. O encontro proporcionou conhecimentos durante o processo de prova do Concreto de Pós Reativos.

A professora Ângela Piccinini, que acompanhou os estudantes, explica que o concreto que passa por este processo atinge elevadas resistências. “No Laboratório estão conseguindo uma resistência à compressão muito alta, e com adição da casca de arroz em substituição de parte do cimento. É um concreto de ultra alta resistência e com sustentabilidade”.

Os alunos participantes fazem parte do PIC (Programa de Iniciação Científica), Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica) e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Eles também moldaram alguns exemplares.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 11 de outubro de 2017 às 14:47
Compartilhar Comente

Ateliê Central recebe Oficina Modelo do Instituto de Arquitetos do Brasil

Ateliê Central recebe Oficina Modelo do Instituto de Arquitetos do Brasil
Atividades ocorrem sábado no Ateliê Central (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Ateliê Central do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc recebe neste sábado (23/9), a Oficina Modelo de Assistência Técnica, realizada pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) – Núcleo Criciúma. O evento contará com palestras, apresentação de trabalhos relacionados aos projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos da Universidade e oficina de Imersão, Ideação, Prototipação e Desenvolvimento.

A iniciativa envolve os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura da Unesc e tem o patrocínio do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e o apoio da Unesc por meio do Projeto de Extensão Escritório Modelo Interdisciplinar.

O evento é aberto para a participação de acadêmicos, professores e profissionais da área e as inscrições podem ser feitas no link. Mais informações pelo telefone (48) 3413-8162 ou pelo e-mail casadoarquiteto@hotmail.com.

Confira a programação:


9 horas às 10h30: Palestra sobre o que é um Escritório de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social - ATHIS, com a professora doutora e, Arquitetura e Urbanismo e arquiteta Gabriela Morais Pereira;

10h45 às 12 horas: Apresentação do Contexto Regional; Equipe de bolsistas do Projeto de Extensão Escritório Modelo Interdisciplinar da Unesc;

14 às 17 horas: Oficina de Imersão, Ideação, Prototipação, Desenvolvimento e Apresentação das Propostas de Modelos de Escritórios de ATHIS a serem realizados pelos participantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2017 às 17:48
Compartilhar Comente