Ciência da Computação

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Sulcomp: Congresso Sul Brasileiro de Computação inicia nesta quarta-feira na Unesc

Sulcomp: Congresso Sul Brasileiro de Computação inicia nesta quarta-feira na Unesc
Evento marca também os 25 anos do curso de ciência da computação da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vai sediar a partir de quarta-feira (9/11) o 10º Congresso Sul Brasileiro de Computação (Sulcomp). O evento, que ocorrerá no Auditório Ruy Hulse, tem como objetivo promover a colaboração acadêmica entre as diferentes universidades, buscando a disseminação do conhecimento e experiências relacionadas às diversas áreas computacionais, além de permitir a integração da comunidade sul brasileira de pesquisadores, profissionais, alunos e empresas que atuam na área.

Palestras, sessão oral, sessão pôster e workshop de trabalhos acadêmicos fazem parte da programação que se estende até dia 12 de novembro e  marca também os 25 anos do curso de Ciência da Computação da Universidade.  Todo o empenho na preparação da programação, conforme o coordenador do curso, Luciano Antunes, é focado em despertar em toda a comunidade a importância e os diferenciais no profissional de tecnologia na atualidade.

A abertura do Sulcomp contará com a palestra do arquiteto de software e professor, Rodrigo Branas, às 19h30. Na segunda e terceira noite de evento a temática abordada será “Inovação e Transformação Digital - Como estar preparado para estes desafios no atual mercado TECH?”. A palestra será ministrada por Cristiano Tonietto Galina, mestre em Computação Aplicada, às 19h.

Já no dia 11 de novembro o tema proposto será “Preservação de dados em Nuvem para longo prazo - hacker imune”, por Roberto Carminati, às 19h. O convidado é graduado em Cinema, bacharel em Artes – Cinema e Televisão, mestre em Artes – Direção e pós-produção de narrativa audiovisual. 

Inscrições e informações

Para participar do encontro é necessário realizar inscrição prévia por meio da página https://www.even3.com.br/sulcomp2022/, endereço também de toda a programação do evento.  

Evento

O 10º Congresso Sul Brasileiro de Computação é promovido pelo Curso de Ciência da Computação da Unesc, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e em parceria com a empresa multinacional Thomson Reuters.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2022 às 09:51
Compartilhar Comente

Useall Software é a mais nova parceira do Unesc Labs

Useall Software é a mais nova parceira do Unesc Labs
Unesc consolida projeto Graduação Multi, oferecendo o quarto laboratório aos alunos do curso de Ciência da Computação para a vivência do dia a dia profissional Mais imagens

A Unesc e a Useall Software firmaram mais uma conexão para consolidar ainda mais a Graduação Multi da Universidade. Por meio de um projeto pioneiro e conectado entre setor público e Universidade Comunitária, foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (17/10), mais um Unesc Lab, instalado na sala 102 do primeiro andar do Bloco XXI - A. O espaço será uma extensão da empresa criciumense de software e envolverá cinco bolsistas do curso de graduação em Ciência da Computação da Unesc.

O evento de inauguração do espaço contou com a participação da diretoria e lideranças das verticais da empresa e dos professores, acadêmicos e representantes da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia. Inovação e Tecnologia (Aditt). Este é o quarto laboratório do projeto Unesc Labs, que busca a aproximação entre a academia e as empresas do setor.

Segundo a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, a empresa se associa a esta proposta de ensino e customiza todo o laboratório, trazendo a realidade do mercado. “A Useall traz suas necessidades e o seu no know how para a Universidade e aqui um grupo de alunos bolsistas selecionados, com a supervisão de um professor, vão pensar nas soluções dessas demandas, desses problemas. Então, é uma forma de conectar a nossa Instituição cada vez mais às necessidades do mercado de trabalho, da comunidade, porque temos a certeza que o aluno vai sair daqui com uma experiência diferenciada. Com isso, a Unesc está afinada e sintonizada com as necessidades dos diversos setores empresariais”, avaliou.

Na visão do diretor comercial da Useall, Hudson Uggioni, a parceria com a Unesc vai possibilitar a participação e contribuição social da empresa na comunidade criciumense. “Para nós é um momento importante de retribuição à nossa cidade. Buscamos neste projeto, uma sintonia, uma sincronização com a Universidade, para nos fornecer uma mão de obra especializada de que o mercado precisa. Acreditamos que essa nova forma de interagir com a Unesc vai trazer resultados bastante positivos. Os profissionais que sairão daqui, chegarão ao mercado de trabalho com a bagagem daquilo que precisamos no nosso dia a dia. Os acadêmicos aqui envolvidos, com certeza vão ganhar muito, porque irão para o setor, com uma linguagem totalmente própria daquilo que a precisamos. Com isso ganha a Universidade, os estudantes e nós também, do mercado de trabalho”, comentou.

O coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes, destacou a importância de mais uma empresa se inserir na Universidade. “É fundamental essa parceria entre a Unesc e a Useall. Trazer para os alunos e professores o que o mercado realmente necessita na área de Ciência e Computação. Isto é um dos nossos diferenciais. Aqui o nosso acadêmico vai aprender de acordo com as necessidades do mercado produtivo. Estamos concretizando o quarto Unesc Lab, agora com uma importante empresa de desenvolvimento de software”, pontuou.

Quatro Unesc Labs

Antunes destacou ainda a quantidade de universitários que estão sendo beneficiados diretamente com as instalações dos laboratórios. “Atualmente nós temos 20 acadêmicos sendo atendidos por este projeto, fora os que não compõem de forma oficial as equipes. Aqui no Unesc Lab Useall, neste projeto de extensão, os alunos vão experimentar as vivências que um profissional da área de tecnologia, de desenvolvimento da empresa parceira, enfrenta em sua rotina”, concluiu

O professor e coordenador do Unesc Lab Useall, Geovane Martins, vai capitanear os seis bolsistas selecionados para atuarem no novo laboratório. “Estarei na supervisão dos trabalhos nessa trajetória de desenvolvimento, atualização de tecnologia e melhoria de produtos já existentes por parte da Useall. É uma grande oportunidade para todos, não só aos alunos da graduação, mas também será um desafio para acadêmicos dos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado no que diz respeito à Inovação, algo constantemente cobrado pela indústria e tantos outros segmentos de serviço. É a Unesc derrubando seus muros, fazendo o seu papel como Universidade Comunitária, se inserindo e mostrando sua missão na comunidade. Preparando seus alunos ao mercado de trabalho e consequentemente abrindo os portões do campus para as empresas adentrarem ao mundo acadêmico”, comemorou.

Recém ingresso na Universidade, o acadêmico da primeira fase do curso de Ciência da Computação, Douglas Martinhago Rosso, avalia como fundamental o projeto para a sua futura profissão. “Essa extensão acadêmica vai nos ajudar muito, principalmente por não termos nenhuma experiência. Esse projeto nos proporcionará um conhecimento na área, uma visão de como atua o profissional da Ciência da Computação no dia a dia. Futuramente, quem sabe, poderemos ser contratados pela empresa. A Computação tem um campo vasto hoje em dia e este laboratório é uma grande oportunidade para conhecer realmente a minha futura profissão, vivenciando a realidade profissional dentro da Universidade”, relatou.

Equipe do Unesc Labs Useall

Ainda fazem parte da equipe os acadêmicos: Amanda Vanderlinde Soares -  4ª Fase; Wesley Anhaia da Silva - 2ª Fase; Davi Alves Pedroso - 2ª Fase e Julian Sebastiana da Silva - 1ª Fase

Verticais

A Useall Software trabalha com várias verticais:

E2 Software

Software desenvolvido para as redes de geração, transmissão e distribuição de energia, com recursos alinhados às normas da ANEEL

ERP Useall

Sistema desenvolvido para empresas de médio porte, com recursos que vão do primeiro contato ao pós-vendas.

iZY 

Software de gestão online, voltado ao controle administrativo, financeiro e produtivo do negócio.

Doo

Sistema voltado para a Gestão que dispõe de ferramentas que atendem às normas ISO

Fotos e texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2022 às 20:53
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente