Ciência da Computação

Useall Software é a mais nova parceira do Unesc Labs

Useall Software é a mais nova parceira do Unesc Labs
Unesc consolida projeto Graduação Multi, oferecendo o quarto laboratório aos alunos do curso de Ciência da Computação para a vivência do dia a dia profissional Mais imagens

A Unesc e a Useall Software firmaram mais uma conexão para consolidar ainda mais a Graduação Multi da Universidade. Por meio de um projeto pioneiro e conectado entre setor público e Universidade Comunitária, foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (17/10), mais um Unesc Lab, instalado na sala 102 do primeiro andar do Bloco XXI - A. O espaço será uma extensão da empresa criciumense de software e envolverá cinco bolsistas do curso de graduação em Ciência da Computação da Unesc.

O evento de inauguração do espaço contou com a participação da diretoria e lideranças das verticais da empresa e dos professores, acadêmicos e representantes da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia. Inovação e Tecnologia (Aditt). Este é o quarto laboratório do projeto Unesc Labs, que busca a aproximação entre a academia e as empresas do setor.

Segundo a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, a empresa se associa a esta proposta de ensino e customiza todo o laboratório, trazendo a realidade do mercado. “A Useall traz suas necessidades e o seu no know how para a Universidade e aqui um grupo de alunos bolsistas selecionados, com a supervisão de um professor, vão pensar nas soluções dessas demandas, desses problemas. Então, é uma forma de conectar a nossa Instituição cada vez mais às necessidades do mercado de trabalho, da comunidade, porque temos a certeza que o aluno vai sair daqui com uma experiência diferenciada. Com isso, a Unesc está afinada e sintonizada com as necessidades dos diversos setores empresariais”, avaliou.

Na visão do diretor comercial da Useall, Hudson Uggioni, a parceria com a Unesc vai possibilitar a participação e contribuição social da empresa na comunidade criciumense. “Para nós é um momento importante de retribuição à nossa cidade. Buscamos neste projeto, uma sintonia, uma sincronização com a Universidade, para nos fornecer uma mão de obra especializada de que o mercado precisa. Acreditamos que essa nova forma de interagir com a Unesc vai trazer resultados bastante positivos. Os profissionais que sairão daqui, chegarão ao mercado de trabalho com a bagagem daquilo que precisamos no nosso dia a dia. Os acadêmicos aqui envolvidos, com certeza vão ganhar muito, porque irão para o setor, com uma linguagem totalmente própria daquilo que a precisamos. Com isso ganha a Universidade, os estudantes e nós também, do mercado de trabalho”, comentou.

O coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes, destacou a importância de mais uma empresa se inserir na Universidade. “É fundamental essa parceria entre a Unesc e a Useall. Trazer para os alunos e professores o que o mercado realmente necessita na área de Ciência e Computação. Isto é um dos nossos diferenciais. Aqui o nosso acadêmico vai aprender de acordo com as necessidades do mercado produtivo. Estamos concretizando o quarto Unesc Lab, agora com uma importante empresa de desenvolvimento de software”, pontuou.

Quatro Unesc Labs

Antunes destacou ainda a quantidade de universitários que estão sendo beneficiados diretamente com as instalações dos laboratórios. “Atualmente nós temos 20 acadêmicos sendo atendidos por este projeto, fora os que não compõem de forma oficial as equipes. Aqui no Unesc Lab Useall, neste projeto de extensão, os alunos vão experimentar as vivências que um profissional da área de tecnologia, de desenvolvimento da empresa parceira, enfrenta em sua rotina”, concluiu

O professor e coordenador do Unesc Lab Useall, Geovane Martins, vai capitanear os seis bolsistas selecionados para atuarem no novo laboratório. “Estarei na supervisão dos trabalhos nessa trajetória de desenvolvimento, atualização de tecnologia e melhoria de produtos já existentes por parte da Useall. É uma grande oportunidade para todos, não só aos alunos da graduação, mas também será um desafio para acadêmicos dos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado no que diz respeito à Inovação, algo constantemente cobrado pela indústria e tantos outros segmentos de serviço. É a Unesc derrubando seus muros, fazendo o seu papel como Universidade Comunitária, se inserindo e mostrando sua missão na comunidade. Preparando seus alunos ao mercado de trabalho e consequentemente abrindo os portões do campus para as empresas adentrarem ao mundo acadêmico”, comemorou.

Recém ingresso na Universidade, o acadêmico da primeira fase do curso de Ciência da Computação, Douglas Martinhago Rosso, avalia como fundamental o projeto para a sua futura profissão. “Essa extensão acadêmica vai nos ajudar muito, principalmente por não termos nenhuma experiência. Esse projeto nos proporcionará um conhecimento na área, uma visão de como atua o profissional da Ciência da Computação no dia a dia. Futuramente, quem sabe, poderemos ser contratados pela empresa. A Computação tem um campo vasto hoje em dia e este laboratório é uma grande oportunidade para conhecer realmente a minha futura profissão, vivenciando a realidade profissional dentro da Universidade”, relatou.

Equipe do Unesc Labs Useall

Ainda fazem parte da equipe os acadêmicos: Amanda Vanderlinde Soares -  4ª Fase; Wesley Anhaia da Silva - 2ª Fase; Davi Alves Pedroso - 2ª Fase e Julian Sebastiana da Silva - 1ª Fase

Verticais

A Useall Software trabalha com várias verticais:

E2 Software

Software desenvolvido para as redes de geração, transmissão e distribuição de energia, com recursos alinhados às normas da ANEEL

ERP Useall

Sistema desenvolvido para empresas de médio porte, com recursos que vão do primeiro contato ao pós-vendas.

iZY 

Software de gestão online, voltado ao controle administrativo, financeiro e produtivo do negócio.

Doo

Sistema voltado para a Gestão que dispõe de ferramentas que atendem às normas ISO

Fotos e texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2022 às 20:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário