Arquitetura e Urbanismo

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano
Alunos apresentaram observações feitas em Bairros de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos da primeira fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc apresentaram, nesta segunda-feira (27/6), as observações e informações obtidas durante atividades de extensão nos bairros São Defende e Santo André, em Criciúma. As atividades são desenvolvidas dentro do projeto Ambiente e Cidadania, e foram apresentadas aos estudantes da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo. A atividade é uma proposta de atividade interdisciplinar envolvendo ações de Educação Ambiental e o Ambiente Urbano, que retornará aos Bairros em forma de projeto com os estudantes da Escola Municipal Caetano Ronchi.

Os professores Maristela Giassi, da disciplina de História e Filosofia da Ciência, do curso de Ciências Biológicas e Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, da disciplina de Estudos Urbanos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvem trabalhos de extensão que envolvem estudantes dos dois cursos. A iniciativa faz parte das ações do Programa Território Paulo Freire.

Segundo Maristela, neste processo, os acadêmicos relacionam a história do Bairro, da água que brota de uma nascente, da ação da indústria de mineração e os conteúdos de CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) e suas implicações na vida das pessoas. “Eles relacionam também com os impactos sócio ambientais dela decorrentes, especialmente quando levamos em conta que se trata de uma área urbana de risco sócio ambiental decorrente da mineração de carvão”, comenta.

Projetos envolvidos:


Ambiente e Cidadania:
Educação Ambiental em escolas do Território Freire localizadas próximas à nascente do Bairro Santo André. Professores envolvidos: Maristela Gonçalves Giassi, Elizabeth Maria de Siervi e Dourival Giassi.Bolsistas: Joesia Campos e Erika Silveira Bernardes (Ciências Biológicas) e Jaqueline Porto da Silva (Arquitetura e Urbanismo).

Habitat Saudável e Sustentável:
Ações de mobilização, sensibilização, motivação e capacitação para a melhoria da urbanidade e habitabilidade da população inserida no Território Paulo Freire. Professores: Jorge Luiz Vieira, Rosa Nadir Jerônimo e João Alberto Ramos Batanolli. Bolsistas: Liliana Esteves Morais e Paola Fernandes Soccas (Arquitetura e Urbanismo) e Isabela Tellis Rodrigues (Psicologia).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de junho de 2016 às 21:17
Compartilhar Comente

Arquitetura, Direito e Nutrição terão turmas no período matutino

Arquitetura, Direito e Nutrição terão turmas no período matutino
Novidade foi implantada para o primeiro semestre de 2015 (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem uma novidade para o primeiro semestre de 2015: Arquitetura e Urbanismo, Direito e Nutrição com mais turmas, no período matutino. Os interessados nos cursos de graduação podem concorrer a uma das vagas pelo SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), que possibilita ao candidato ingressar na Universidade pelo histórico escolar. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 2 de fevereiro e os aprovados podem receber descontos conforme o seu perfil.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, conta que a ideia de incluir turmas em um novo horário partiu da procura dos candidatos nos processos seletivos. “Observamos uma alta demanda no Vestibular e no SIM pelos cursos de Arquitetura, Direito e Nutrição com aulas na parte da manhã. E como a Universidade possui estrutura e professores para atender bem a este público, optamos pela abertura de novas turmas”, afirma Robinalva.

Dessa maneira, o curso de Direito passará a ter duas turmas no período matutino e manterá duas no período noturno. Arquitetura e Urbanismo irá oferecer a opção do curso pela manhã e manterá a opção de turma à tarde. Já os alunos de Nutrição poderão optar por ter aulas no período matutino ou noturno.

Mercado de trabalho e indicadores de qualidade dos cursos

Com os cursos no período matutino, os estudantes terão mais opções para aliar a sua rotina de trabalho com os estudos, possibilidades de estágios e de participação em projetos de pesquisa e de extensão comunitária.

Os alunos de Direito, por exemplo, podem vivenciar situações reais por meio da UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que presta atendimentos para a comunidade e possui convênio com o (TJSC) Tribunal de Justiça de Santa Catarina – o curso de Direito da Unesc é o único no Estado a possuir um projeto como este e está entre os 100 melhores entre os 880 existentes no Brasil, conforme o RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo) de 2014.

Quem optar por Arquitetura e Urbanismo vai desenvolver trabalhos em todas as fases, no Ateliê Central (um espaço exclusivo para o desenvolvimento de projetos, onde o aluno aprende interagindo com professores e colegas). Durante o curso, os acadêmicos realizam saídas de campo para estudar as cidades e propor soluções, assim como acompanhar as várias fases de uma obra. O curso possui parceria com diversas instituições e alunos e egressos premiados – o mais recente foi Juary Miguel Ferreira, que teve seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) premiado no início deste mês pelo Concurso para Estudantes do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Santa Catarina. Arquitetura e Urbanismo da Unesc é nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), quando o máximo é 5.

Na Unesc, os futuros nutricionistas têm à disposição aulas práticas desde as primeiras fases, para garantir que teoria e prática caminhem juntas para a formação deste profissional tão requisitado em uma sociedade com pessoas cada vez mais preocupadas em ter uma alimentação saudável. Durante o curso, os alunos aprendem em laboratórios como o de Técnica Dietética e o de Tecnologia de Alimentos, e saem preparados para atuarem em diversos locais, desde consultórios particulares até empresas, prestando consultorias ou trabalhando com gastronomia funcional. O curso de Nutrição da Unesc tem nota 4 no Enade.

SIM

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 09 de dezembro de 2014 às 23:04
Compartilhar Comente

Acadêmicos participam do Ciência sem Fronteiras

Estudantes da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, embarcarão em agosto e setembro em uma nova experiência. Celso Carneiro Carvalho Júnior, do curso de Medicina, Allan Serra Braga Bugyi, aluno de Ciência da Computação, João Carlos Christovam Teixeira, de Arquitetura e Urbanismo e Bruno Saccon Frezza e Guilherme Meneghel, estudantes de Engenharia Civil, irão fazer parte do curso em instituições de ensino no exterior. Os cinco foram aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, que concede bolsas de estudo para que acadêmicos realizem parte da graduação ou pós-graduação em outros países. No mesmo programa, a Universidade já possui  alunos que estão no exterior.

No final da tarde de hoje (24/6), os alunos, acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, conversaram com o reitor Gildo Volpato sobre as suas expectativas nesta nova fase da jornada acadêmica. “Estou indo para ampliar meus estudos e quero representar bem a Unesc lá fora”, afirmou Celso. Para Guilherme, além do conhecimento acadêmico, cada um irá aprender mais sobre a cultura de outros países.

Celso e Allan vão para os Estados Unidos e João Carlos, para o Canadá. Os três passarão seis meses aperfeiçoando a língua inglesa e um ano estudando em universidades. Já Bruno e Guilherme, ficarão um ano na Itália. As viagens ocorrerão em agosto e setembro.

“Poucas pessoas têm todas as condições para ir estudar fora e vocês estão vencendo obstáculos em busca de algo mais para a formação profissional e pessoal. Esta experiência vai agregar muito na vida de vocês. Novas culturas, novas pessoas, novos conhecimentos. Que vocês tenham uma excelente viagem e que representem bem o Brasil, o estado, a cidade e a Universidade de vocês”, afirmou o reitor.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de junho de 2013 às 19:51
Compartilhar Comente

Alunos de graduação da Unesc podem ganhar bolsas de estudo fazendo curso de extensão gratuito do Proesde

Alunos de graduação da Unesc podem ganhar bolsas de estudo fazendo curso de extensão gratuito do Proesde
Foto: Arquivo Mais imagens


Fazer um curso de extensão de qualidade gratuito é algo que muitos buscam. Agora já pensou em, além de fazer um curso de extensão gratuito, ganhar uma bolsa de estudo de 70% na graduação na Unesc? O Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) oferece isso.

A ação, parceria entre a Universidade e a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, já está com inscrições abertas para o curso de extensão de Desenvolvimento Regional. Os alunos do curso terão garantido um benefício de 70% (limitado a dois salários mínimos) durante o ano de 2013.

Os interessados precisam se inscrever na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) até o dia 9 de abril, das 9 às 21 horas. A seleção será feita através de sorteio dos inscritos.

Requisitos:
- Ter cursado o Ensino Médio em escola pública;
- Residir nos municípios de abrangência das SDRs (Secretárias de Desenvolvimento Regional) de Araranguá e Criciúma;
- Já ter cursado dois semestres da graduação e não ser concluinte em 2013;
- Não possuir outra bolsa de estudo oriunda de recursos públicos;
- Os candidatos da SDR de Araranguá devem cursar Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Farmácia ou Fisioterapia;
- Os candidatos da SDR de Criciúma devem cursar Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Economia ou Educação Física.

Curso de Extensão

O Curso de Extensão de Desenvolvimento Regional tem duração de um ano, com aulas aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O curso inicia no dia 20 de abril, tendo uma carga horária de 200 horas.

São 50 vagas, 31 para SDR de Criciúma e 19 para SDR de Araranguá, sendo que as aulas ocorrerão em dois polos, em Criciúma e Araranguá. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2626.

Confira mais informações também no site da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 21 de março de 2013 às 09:30
Compartilhar Comente