Arquitetura e Urbanismo

Estudantes da Unesc buscam qualificar vida de idosos

Estudantes da Unesc buscam qualificar vida de idosos
Projeto está incluído no Programa Território Paulo Freire (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em diálogos, estudantes da Unesc buscam solucionar problemas sociais e levar qualidade de vida aos idosos do Sul Catarinense. Com este objetivo, o Projeto Cidadania na 3ª idade: Encontro com grupos de idosos dos Bairros Mina União e Vila Manaus promoveu atividades e conversas sobre envelhecimento, abordando o viés ambiental, psicológico e biológico. A atividade iniciou no dia 18 de março e se encerrou nesta quarta-feira (27/3).

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Eyng Savi, conta que as atividades propuseram ações lúdicas com temáticas que envolvam as três áreas pertencentes ao projeto. Além dos estudantes de Arquitetura, participaram os cursos de Artes Visuais e de Fisioterapia da Instituição.

O projeto está incluído no Programa Território Paulo Freire da Universidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de março de 2019 às 13:11
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho
Mais de 250 estudantes recebem os diplomas de conclusão de curso nesta semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Eles entraram na Unesc como calouros e em uma noite especial receberam seu Diploma acadêmico. A cerimônia de coleção de grau, promovida no auditório Ruy Hülse, nas noites destas quarta e quinta-feira (7/2 e 8/2), recompensou os anos de estudos, a dedicação e o empenho dos quase 180 formandos deste semestre. Os aluos concluíram o curso superior na Unesc e receberam seus diplomas em solenidade de colação especial realizada pela Universidade.

Os formandos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Comercio Exterior, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em moda e Tecnologia em Jogos Digitais foram reunidos nas primeiras filas do auditório para o pronunciamento do juramento, oficializados pelo vice-reitor, Daniel Preve. “Recebo vossos juramentos e outorgo o grau de graduação. Podeis exercer a profissão”, legitimou o professor.

Esforço e reconhecimento

O destaque das cerimônias foi a estudante do curso de Design, Larissa Peterle. Ela descobriu a profissão ao longo dos anos na Universidade e nesta noite foi reconhecida com a maior média acadêmica dentre os estudantes de Design e recebeu o certificado de honra ao mérito. “Uma grata surpresa. Em meio ao nervosismo pararam a cerimônia e chamaram meu nome, foi um susto. No fim o susto virou felicidade”, conta a acadêmica, que recebeu a placa das mãos do presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim.

Durante a solenidade, acompanhada por um auditório lotado, os canudos foram entregues pelos coordenadores e professores dos cursos presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente

Revista CAU traz produções de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc

Revista CAU traz produções de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc
Lançamento ocorreu na tarde desta terça-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma revista lançada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc vai levar as produções dos alunos e professores para além dos muros da Universidade. A 1ª edição da Revista CAU foi divulgada na tarde desta terça-feira (5/12) no Ateliê de Projetos Professora Maria Inês Dutra Bay.

O editor da revista, professor Lucas Sabino, conta que o conteúdo da revista foi totalmente produzido dentro do Ateliê. “O material é fruto do trabalho dos professores e alunos, que o construíram da primeira à última página. O leitor vai descobrir dentre as páginas como funcionam as produções e projetos de extensão do curso. Nosso próximo passo vai ser levar a revista a escolas e instituições que possam aproveitar seu conhecimento disponível”, explicou o professor.

Ao todo, foram produzidos mil exemplares e uma versão online, que também trazem trabalhos premiados nacional e internacionalmente, como o “Terminal Intermodal em Criciúma/ SC – mobilidade e qualificação urbana” do egresso Anderson Cechinel. “Poder fazer parte deste lançamento me deixa muito feliz. É um estimulo a trabalhar, estudar e buscar ser um profissional cada vez melhor”, afirmou o arquiteto e urbanista.

União

O coordenador do curso Miguel Angel Pousadela, destacou que a conclusão do projeto só foi possível por uma parceria entre curso e Universidade, e que a revista vai elevar o nome do curso. “Foi um grande esforço por um projeto de importante significado. A Revista CAU vai levar o nome do curso para fora do campus e até além das fronteiras do Brasil”, afirmou Pousadela.

A parceria para conclusão do projeto também foi destacada pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que desejou continuidade na iniciativa. “É uma grande felicidade poder compartilhar este momento com os alunos e professores, que tanto trabalharam para realizar este objetivo. Espero que seja dada continuidade neste que vai ser um cartão de visitas do curso”, destacou Luciane.

Também participaram do evento o Coordenador Adjunto do curso, Luiz César de Castro; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, e o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de dezembro de 2017 às 17:48
Compartilhar Comente

A cada peça vendida, um passo mais próximos do conhecimento

A cada peça vendida, um passo mais próximos do conhecimento
Bazar dos alunos de Arquitetura e Urbanismo vai possibilitar uma viagem de estudos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Preços baixos e um grande objetivo em busca do conhecimento. Quem passar pelo hall dos blocos XXI nesta quinta-feira (16/11), vai encontrar assessórios, sapatos e roupas para todas as idades e estilos. As peças fazem parte de um bazar, promovido pelos acadêmicos da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo, que buscam recursos para a viagem de estudos anual. Os itens vão estar disponíveis até às 21 horas.

União

A acadêmica do curso Jerusa Lino explica que apesar do alto custo, a grande ajuda recebida e empenho dos estudantes vai tornar o objetivo possível. “A viagem vai custar caro, mas acreditamos que vamos conseguir. Estamos recebendo ajuda até de quem não vai participar. Aos poucos vamos encher nossa caixinha com os lucros do bazar e de outros projetos futuros, como uma rifa, venda de comidas, uma festa e até a venda de camisetas personalizadas”, afirmou.

Todas as peças foram coletadas pelas equipes da turma, que se dividiram em funções para organizar as tarefas da viagem.

Bazar nas redes

Quem não passar pelo campus pode adquirir sua peça pelo Instagram oficial do bazar, que movimentou as vendas ainda antes das peças estarem disponíveis no hall. “Assim que começamos a reunir as peças e postar as pessoas já buscaram informações pela rede. Quem quiser ver as roupas ou assessórios pode visitar o perfil instagram.com/Bazarq.Unesc”, contou a também estudante do curso Gabriela Mauricio.

Ela conta ainda que as peças que sobrarem vão fazer a alegria de alguém que necessita. “O que não vendermos aqui vai ter um fim solidário. Vamos reunir e doar a pessoas carentes, por meio de uma instituição que ainda não foi escolhida”, declarou.

A acadêmica de Letras Laura Pazini visitou o perfil na rede social e veio ver de perto suas escolhas. “Encontrei o perfil como sugestão no Instagram e fiquei curiosa. Hoje vim aqui para ver, além do que me interessei, as outras peças que não foram publicadas, e valeu a pena pelo preço e qualidade”, destacou.

O objetivo

Ainda sem data de partida, a turma busca recursos para ir as cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte em julho de 2018.  A atividade é vinculada a disciplina de Programa de Estudos da Cidade, da sétima fase.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de novembro de 2017 às 16:53
Compartilhar Comente