Arquitetura e Urbanismo

Alunos de Arquitetura criam ações para melhorias em condomínio de Criciúma

Alunos de Arquitetura criam ações para melhorias em condomínio de Criciúma
Estudantes começaram a criar primeiros projetos de melhorias esta semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um local exclusivo para animais, proteção para crianças nos parques infantis, plano de arborização e paisagismo. Essas são apenas algumas das ações que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc estão fazendo no conjunto residencial Venezia, do Bairro Nova Esperança, próximo a Universidade. Os estudantes começaram a criar os primeiros projetos de melhorias na última quinta-feira (27/8).

As atividades fazem parte do projeto de extensão "Habitação Social em Criciúma Levantamento de Habitabilidade da Produção do Período de 1985-2013”. As obras promovem melhorias físicas e de uso nas instalações do condomínio, além de aproximar os moradores dos estudantes, como ocorreu durante os encontros para fazer o levantamento fotográfico do local e na reunião com o conselho de administração.

Além do projeto arquitetônico e paisagístico, os alunos vão elaborar uma cartilha de orientação para tratar de forma educativa do uso correto dos vasos sanitários, da racionalização no consumo de água e de energia e da seleção dos resíduos sólidos, tanto nas áreas de cada apartamento, quanto nas áreas de uso comum do condomínio.

Entre as principais questões levantadas pelos moradores está a necessidade de um local para a prática de skate pelos jovens, cuidado com as árvores, construção de uma pista de caminhada, a iluminação dos fundos do terreno, entre outros. As obras serão entregues em dezembro deste ano.

O projeto de extensão está sendo realizado pelos alunos bolsistas Amanda Mazzuco, Bruno Leandro D’Avila, Bruna Manique Barreto, Fernanda Magagnin, Geferson Rafael da Rosa, Juliana Crocetta e também pelo professor coordenador do projeto Jorge Luiz Vieira, e pelas professoras Barbara Vallilo Siqueira, Gláucia Marchesan e Rúbia Carminatti Peterson.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de agosto de 2015 às 15:51
Compartilhar Comente (1)

Ideias e Ateliê de Arquitetura renovados

Ideias e Ateliê de Arquitetura renovados
Evento reuniu alunos de diversas fases nesta terça-feira (Foto: Luana Mello) Mais imagens

Calouros e veteranos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc participaram na tarde desta terça-feira (17/3) de uma palestra com André Schmitt. A aula inaugural, com apresentação das produções de importantes profissionais da área, é tradição no início do semestre do curso. O evento também apresentou o novo espaço do Ateliê, que fica entre os blocos A e D.

A pró-reitora de Ensino e Graduação, Robinalva Ferreira; a diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, e o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Miguel Ângelo Pousadela, destacaram a importância da aula. “Ficamos muito contentes pela presença do arquiteto André Schimitt na Universidade, na aula inaugural do curso. Esperamos que todos aproveitem este momento”, comenta Robinalva.

O arquiteto André Schimitt, atua na área há 30 anos. Natural do Ceará, ele chegou a Florianópolis em 1973, onde mora e trabalha até hoje. Quatro anos depois criou o escritório Desenho Alternativo com seu sócio Daniel Rúbio. “Não existe trabalho individual, eu me lembro de ter feito apenas um, criei o projeto de uma casa para o meu irmão”, comenta Schimitt.

“Para ser arquiteto é preciso muito mais que paixão”, acrescenta. “É preciso não parar de buscar o conhecimento. Arquitetura é manifestação cultural. Se não for assim, estaremos somente empilhando tijolos”, afirma André.

Na palestra, os alunos conheceram dez trabalhos feitos pelo arquiteto e seu sócio no escritório Desenho Alternativo. Ele abordou alguns pontos importantes para criar obras, o ponto de partida, as diferentes escalas do projeto, a experiência em fazer arquitetura e projetos em lugares turísticos.


 

Fonte: Secom

17 de março de 2015 às 17:43
Compartilhar Comente

Alunos do curso de Arquitetura iniciam o semestre com boas inspirações

Alunos do curso de Arquitetura iniciam o semestre com boas inspirações
Trabalhos de André Schmitt e Daniel Rúbio serão socializados em palestra (Foto: Divulgação) Mais imagens

Muita inspiração e criatividade na aula do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, nesta terça-feira (17/3). Os palestrantes André Schmitt e Daniel Rúbio estarão a partir das 15 horas, no Ateliê Central, falando sobre suas obras arquitetônicas e urbanas.

André e Daniel são arquitetos do escritório Desenho Alternativo, em Florianópolis. Uma de suas criações conhecidas é o complexo Costão do Santinho Resort.

A aula inaugural, com apresentação das produções de importantes escritórios, é tradição no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, no início do semestre.
 

Fonte: Secom

16 de março de 2015 às 17:26
Compartilhar Comente

Acadêmicos participam do Ciência sem Fronteiras

Estudantes da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, embarcarão em agosto e setembro em uma nova experiência. Celso Carneiro Carvalho Júnior, do curso de Medicina, Allan Serra Braga Bugyi, aluno de Ciência da Computação, João Carlos Christovam Teixeira, de Arquitetura e Urbanismo e Bruno Saccon Frezza e Guilherme Meneghel, estudantes de Engenharia Civil, irão fazer parte do curso em instituições de ensino no exterior. Os cinco foram aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, que concede bolsas de estudo para que acadêmicos realizem parte da graduação ou pós-graduação em outros países. No mesmo programa, a Universidade já possui  alunos que estão no exterior.

No final da tarde de hoje (24/6), os alunos, acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, conversaram com o reitor Gildo Volpato sobre as suas expectativas nesta nova fase da jornada acadêmica. “Estou indo para ampliar meus estudos e quero representar bem a Unesc lá fora”, afirmou Celso. Para Guilherme, além do conhecimento acadêmico, cada um irá aprender mais sobre a cultura de outros países.

Celso e Allan vão para os Estados Unidos e João Carlos, para o Canadá. Os três passarão seis meses aperfeiçoando a língua inglesa e um ano estudando em universidades. Já Bruno e Guilherme, ficarão um ano na Itália. As viagens ocorrerão em agosto e setembro.

“Poucas pessoas têm todas as condições para ir estudar fora e vocês estão vencendo obstáculos em busca de algo mais para a formação profissional e pessoal. Esta experiência vai agregar muito na vida de vocês. Novas culturas, novas pessoas, novos conhecimentos. Que vocês tenham uma excelente viagem e que representem bem o Brasil, o estado, a cidade e a Universidade de vocês”, afirmou o reitor.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de junho de 2013 às 19:51
Compartilhar Comente

Universidade tem trajetória marcada por conquistas

Universidade tem trajetória marcada por conquistas
Insituição é destaque em ensino, pesquisa e extensão (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade tem tido importantes conquistas nos últimos anos e para o reitor Gildo Volpato, são consequência de um longo trabalho que teve a participação de professores, funcionários, estudantes e comunidade regional. "As conquistas de 2012 e 2013 são resultado de toda a trajetória da instituição e de uma maturidade acadêmica em ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

Confira as principais conquistas dos últimos anos

2013


Quarta universidade brasileira com mais citações em trabalhos científicos
A Unesc apareceu em reportagem na Folha de São Paulo, do dia 22 de abril de 2013, como a quarta instituição brasileira com mais citações proporcional ao número de publicações em trabalhos científicos. A reportagem da Folha traz um aumento da produção científica brasileira, mas com uma queda no índice de qualidade, determinado pelo número de vezes que cada artigo é citado por outros cientistas (o chamado "índice impacto"). A Unesc, porém, é uma das universidades que influencia o índice para cima, tanto em quantidade como em qualidade.

Primeiro curso de graduação a distância
A Unesc abriu o seu primeiro curso de graduação a distância. Tecnologia em Gestão Comercial está entre os 13 cursos avaliados pelo MEC (Ministério da Educação) com excelência, com nota 5 no CPC (Conceito Preliminar do Curso).

Centro de Práticas Econômicas
Foi inaugurado em junho de 2013, o Centro de Práticas Econômicas. No local, acadêmicos têm aulas de todas as disciplinas quantitativas do curso de Ciências Econômicas. O curso da Unesc é o primeiro de Santa Catarina a possuir um Centro de Práticas Econômicas para o ensino e com parceria com empresa do mercado de capitais.

2012

Enade
Oito dos cursos da Universidade que fizeram a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2011 subiram de conceito, sendo que os outros mantiveram a mesma nota. A Unesc, inclusive, conquistou a nota máxima de 5 no curso de Engenharia de Materiais. Arquitetura e Urbanismo, Educação Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Letras (Português/ Licenciatura) e Letras (Espanhol/ Licenciatura) também foram muito bem conceituados, com nota 4 no Enade.

Prêmio Odebrecht
A Unesc conquistou o Prêmio Odebrecht - Contribuições da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa de iniciação científica desenvolvida pelo egresso de Engenharia Civil Pablo Cardoso Jacoby conquistou o segundo lugar na premiação, com a orientação do professor Fernando Pelisser, que pela segunda vez estará presente no prêmio. O prêmio reconhece e incentiva jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia em uma perspectiva sustentável.

Tetracampeã da Cofafe
A Unesc conquistou o tetracampeonato da Cofafe (Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais/Acafe), que ocorreu na Universidade em 2012. A competição envolveu modalidades como bocha, canastra, corrida rústica, dominó, futebol suíço, futevolêi, futsal, sinuca, streetball, tênis de mesa, totó, truco, voleibol e xadrez.

Ranking Ibero-Americano
A Unesc está entre as 20 universidades brasileiras não estatais em publicação científica, segundo o Ranking Ibero-Americano SIR (Scimago Institutions Rankings). Incluindo as IES (Instituições de Ensino Superior) públicas brasileiras, a Unesc ficou na 82ª posição do ranking. A classificação compreende tudo o que foi publicado referente às 1.401 universidades dos diversos países ibero-americanos (América Latina, Portugal e Espanha) entre 2006 e 2010 e citado na Scopus, a maior base de dados científicos do mundo, publicada pela editora Elsevier.

Cursos novos
Em 2012 a Unesc criou um curso novo: Engenharia Mecânica, que iniciou suas atividades no segundo semestre de 2012. No início do ano dois cursos haviam sido implementados: Biomedicina e Design.

Jogos Universitários Catarinenses
Os atletas da Unesc retornaram dos Jogos Universitários Catarinenses com 24 medalhas, sendo 19 no atletismo e uma no futsal feminino, totalizando 14 ouros. As conquistas vieram nas modalidades de natação masculina, atletismo masculino e feminino e futsal feminino. Vinte e quatro estudantes representaram a Universidade.

Ranking Universitário Folha

A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal segundo o RUF (Ranking Universitário Folha). O ranking, inédito, analisou 232 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades. O ranking mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de 597 pesquisadores renomados. No Brasil, a Unesc ficou na 15º posição entre as universidades particulares e em 68º, quando contabilizado todas as IES brasileiras (públicas e privadas). Entre as 10 melhores na pesquisa - O destaque da Unesc ficou quanto à qualidade de pesquisa, em que é a décima melhor universidade particular brasileira. Neste quesito, em Santa Catarina, a Unesc fica atrás apenas da UFSC e no Brasil sobe para o 63º lugar.

Guia do Estudante Abril

Pelo décimo ano consecutivo a qualidade do ensino da Unesc foi reconhecida pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Na edição do GE Profissões Vestibular 2013 estão presentes 14 cursos da Universidade, sendo que Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Fisioterapia e Pedagogia obtiveram o melhor desempenho, com quatro estrelas. Administração, Ciências Biológicas, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Psicologia e Secretariado Executivo receberam três estrelas.

Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco
A Unesc foi a única universidade comunitária do Brasil a receber o Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco 2012. A conquista, pelo quarto ano seguido, veio com a pesquisadora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Gislaine Zilli Réus. No país, apenas sete universidades receberam o reconhecimento, sendo que com exceção de Gislaine, todas as pesquisadoras premiadas são vinculadas a universidades estaduais e federais. A honraria é uma valorização das mulheres inseridas no universo da ciência e um estímulo a continuidade das brilhantes carreiras científicas.

Doutorado em Ciência Ambientais

A Unesc recebeu a aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o Doutorado em Ciências Ambientais. A partir de 2013 o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vai oferecer, além das vagas do Mestrado, oito vagas para alunos interessados em fazer um Doutorado. Com essa conquista a Universidade chega ao seu segundo doutorado (o outro é na área de Ciências da Saúde), além de quatro mestrados: Ciência e Engenharia de Materiais e Educação, além de Ciências Ambientais e Ciências da Saúde.

Jogos Universitários Brasileiros

A Unesc conquistou medalhas na natação, no atletismo e no futsal nos Jogos Universitários Brasileiros. Foram duas pratas, na natação masculina e no atletismo masculino, e um ouro, no futsal feminino. A Universidade participou com 15 atletas.

Prêmio Mérito Lojista
A Unesc conquistou o reconhecimento pelos seus serviços prestados a comunidades e foi vencedora em duas categorias do Prêmio Mérito Lojista, promovido pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma. A Universidade foi premiada nas categorias “Inovação do atendimento a serviços de saúde”, com as Clínicas Integradas da Unesc, e “Serviços diversos”, com o Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de junho de 2013 às 17:36
Compartilhar Comente