Gestão de Recursos Humanos

Cocriadora, Unesc participa da abertura da Expomais

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de outubro de 2023 às 17:02
Compartilhar Comente

Aula inaugural dos cursos de Gestão apresenta noções sobre competências

Na vida nada é definitivo e sempre há tempo de olhar para frente e vislumbrar um novo momento, uma nova competência e um futuro diferente. Desta forma, o Engenheiro Civil e construtor de líderes da Mister Mind Treinamentos, André Casagrande Teixeira, apresentou a sua própria trajetória e como é possível sim usar as competências para fazer escolhas e construir uma carreira de sucesso. O bate-papo com o consultor foi a temática da aula inaugural dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos da Unesc.

O encontro reuniu mais de 150 acadêmicos, incluindo o curso de Enfermagem. “Esta aula inaugural nos proporciona apresentar pontos e situações que permitam ao acadêmico entender o que ele busca para si. Não resolve o professor falar e o aluno não se encontrar nessa proposta”, explica o coordenador do curso de Processos Gerenciais, Volmar Madeira. Ele salienta que o curso tem trabalhado para apresentar temas e conteúdos atraentes e que tenham uma relação direta com a realidade do aluno. “Quando fazemos uma aula inaugural que apresenta quais são as competências que ele busca enquanto profissional, enquanto cidadão, mostrando aonde ele quer chegar, pensamos que o nosso curso está chegando mais próximo da realidade do aluno”, observa.

Em sua fala, o palestrante André Casagrande Teixeira deixa muito claro que conhecer e trabalhar as competências e habilidades, conhecimentos e atitudes, são fundamentais para o desenvolvimento profissional e pessoal. Muitas vezes estas habilidades serão conhecidas ao longo da trajetória de vida.

Mesmo formado em Engenharia, André seguiu buscando o sonho de atuar como influenciador de pessoas. “Hoje sou um dos diretores e instrutores da Master Mind, e desenvolvemos pessoas através da filosofia de Napoleon Hill, que fez um estudo por mais de 20 anos onde identificou os comportamentos das pessoas que tinham destaque em suas áreas e o que estas tinham em comum. Nesse processo encontrei um sonho da minha adolescência. Então eu me encontrei em uma nova história”, relata Teixeira. Ele complementa que para encontrar aquilo que realmente deseja é fundamental parar, refletir, analisar e olhar para o caminhar da nossa história e ver realmente onde o coração vibrou mais forte”, conta. Em sua fala ele destacou, entre outras competências, a definição de objetivos, confiança em si próprio, iniciativa e liderança, imaginação, entusiasmo, autocontrole, fazer mais do que a obrigação e fazer para os outros aquilo que você gostaria que fosse feito para você.

Para o professor Volmar Madeira, esta e outras atividades do curso têm como foco fazer com que os alunos vivenciem de alguma forma questões do dia a dia enquanto profissional, trazendo para a sua vida e entendendo qual a área de atuação que escolheu, de que maneira pode trabalhar e dar o melhor de si. “Esse melhor de si, com todas as condições necessárias de realmente se apresentar como profissional, sem dúvida daquilo que ele deseja e de onde quer chegar, no aspecto profissional e como cidadão”, salienta.

Cursos rápidos e com foco no mercado

Os cursos de graduação em Gestão da Unesc têm apenas dois anos de duração, de modo que o aluno recebe o diploma de curso superior, com aulas presenciais e mensalidade acessível, permitindo uma formação mais rápida e mais econômica. Outra característica é que o ingresso acontece por meio de processo seletivo especial, no Escolha Unesc. “Também temos na grade curricular conhecimentos teóricos, vienciados na prática, disciplinas com inserção comunitária e disciplinas com flexibilidade de local e horário”, explica o coordenador do curso, Volmar Madeira. Hoje o mercado de trabalho para egressos dos cursos é bastante amplo, podendo atuar na gestão dos processos gerenciais de organizações de pequeno e médio porte e em outras áreas ligadas à gestão empresarial e gestão de pessoas, criação e gestão do seu próprio negócio e em assessorias para empreendimentos de pequeno e médio porte. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 10 de abril de 2019 às 20:00
Compartilhar Comente

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos
Vitor Netto - Aicom Mais imagens

Evento contou com a participação de docentes, colaboradores e acadêmicos da Universidade (Fotos: Vitor Netto)

 

Professores, colaboradores e a comunidade acadêmica conhecerem na tarde desta quarta-feira (15/8) os novos coordenadores e adjuntos dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Fisioterapia, Matemática, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Jogos Digitais da Unesc. A reitora, Luciane Ceretta, também aproveitou o momento festivo para empossar o novo gerente do DPI (Departamento de Projetos e Infraestrutura) da Universidade.

De acordo com a reitora, a coordenação dos cursos precisa de atitude e pró-atividade. “A Universidade continua na busca pela excelência acadêmica e todas as pessoas que passaram por aqui ajudaram a construir os 50 anos da Unesc. Nós estamos aqui prontos para apoiá-lo em tudo o que for preciso nesta nova gestão universitária”, enfatiza.

O vice-reitor, Daniel Preve, destaca o trabalho que os novos coordenadores deveram desempenhar. “Este é um momento de novas ideias, de reinventar-se e vocês podem contar conosco para que nossos cursos tenham sempre mais excelência”, respalda.

Departamento de Projetos e Infraestrutura

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unesc, Márcio Vito, também foi empossado como gestor do Departamento de Projetos e Infraestrutura. O órgão tem como objetivo promover e planejar as melhorias da infraestrutura dentro do campus da Universidade.

Além da reitoria e do vice-reitor, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, o gerente do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit, o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande, e o procurador jurídico, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, também participaram do evento.

Conheça os empossados:

Departamento de Projetos e Infraestrutura

- Gestor: Márcio Vito

Enfermagem

- Coordenador: Ioná Vieira Bez Birolo

- Adjunto: Valdemira Santina Dagostin

Engenharia de Materiais

- Coordenadora: Ângela Beatriz Coelho Arnt

Engenharia Química

- Coordenadora: Maria Alice Prado Cechinel

- Adjunto: Michael Peterson

Fisioterapia

- Coordenadora: Ariete Inês Minetto

- Adjunto: Eduardo Ghisi Victor

Matemática

- Coordenadora: Elisa Neto Zanette

- Adjunta: Ledina Lentz Zanette

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Processos Gerenciais

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Jogos Digitais

- Coordenadora: Ana Cláudia Garcia Barbosa

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de agosto de 2018 às 19:05
Compartilhar Comente

Metodologia Diferente: O Desafio do Marshmallow

Nesta última quinta-feira (01 de março de 2018), a turma da disciplina de Cultura, Comportamento e Mudança Organizacional, do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos desenvolveu o Desafio do Marshmallow.

Divididos em seis grupos, cada equipe recebeu 20 espaguetes, 1 metro de corda, 1 metro de fita adesiva e 1 marshmallow. O objetivo da atividade foi montar em 18 minutos uma estrutura no formato de torre de espaguetes, com o marshmallow no topo. A maior torre, que ao final da atividade permanecesse equilibrada ganha.

Não foram todas as torres que conseguiram se manter em pé. A maior mediu 76 centímetros.

Esta atividade já demonstrou que crianças apresentam melhor desempenho, por envolver maior tempo em protótipos, assim como iniciarem pelo marshmallow e posteriormente colocarem os espaguetes. As crianças apresentam uma mente aberta, criativa, dispondo de feedback.

Os estudantes iniciam se orientando, após planejando, para só então montar. Neste contexto não dispõem de tempo para a correção de erros na estrutura. O fato de só colocarem o marshmallow ao fim da atividade, acaba resultando em problemas como a queda da torre.

A interpretação da atividade expõem o marshmallow como pressupostos escondidos em projeto. O marshmallow é macio e leve, um espaguete consegue facilmente o suportar, todavia em uma estrutura ele se apresenta como um entrave para o equilíbrio da torre.

Cabe a nós, profissionais, o desafio de encontrar os pressupostos de nossos projetos, bem como modificar, testar e implementar na busca de uma inovação.


Ma. Ana Paula Silva dos Santos
CRA/SC 27578
 

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 02 de março de 2018 às 13:25
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc conhecem empresa Malwee

Uma aula diferenciada. Na última quinta-feira (9/11), os alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Administração e Comércio Exterior visitaram o setor de Recursos Humanos da Malwee. Durante a visita, organizada pelos professores Cristiane Dias e André Topanotti, os alunos foram recepcionados pela coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento do Grupo Malwee, Gisele Aparecida Ronczka.

Aspectos como a missão da área de gestão de pessoas, suas principais estratégias nas atividades de recrutamento e seleção, benefícios e remuneração e treinamento e desenvolvimento de pessoas, foram debatidos durante a visita. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Malwee, além de participar de uma palestra com visitação à administração central e ao parque fabril da Malwee.

Segundo a professora Cris Dias, só é possível conhecer o caminho entre a teoria e a realidade a partir do momento que se tem contato. “A realização desta visita pode proporcionar esta vivencia especial”, comenta.

A estudante Izabel Guidi comentou que a viagem fez os alunos perceberem que com persistência, criatividade, bondade e bom senso, é possível chegar onde quiser. “Principalmente através dos depoimentos dados pelo senhor Weeger. A preocupação com a ergonomia dos postos de trabalho, através de um significativo investimento em automatização do processo produtivo, e a consciência de sustentabilidade, através de uma grande estação de tratamento de efluentes foram os pontos mais relevantes apresentados pela empresa”, comentou.

Para o professor André Topanotti foi muito gratificante ver o comprometimento e interesse de cada aluno ao relacionar a teoria da sala de aula com a prática, demonstrada na visita pela equipe de Recursos Humanos da Malwee. “Além de promover o conhecimento para os nossos acadêmicos, proporcionou a integração entre os cursos, validando muitos dos conceitos trabalhados por nós professores em sala de aula”, comentou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 13 de novembro de 2017 às 13:28
Compartilhar Comente