Ciências Biológicas - Licenciatura

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc
Colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (04/08), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

“Toda batalha vale a pena quando nós aproveitamos cada segundo do nosso percurso. Até quando as coisas parecem impossíveis, a vida nos surpreende em cada milagre que acontece em cada dia”. O depoimento reflexivo é da formada do curso de Pedagogia da Unesc, Beatriz Sônego Zanette, que concluiu na noite desta quinta-feira (04/08) um de seus sonhos: a segunda graduação. A solenidade ocorreu na Unesc e, além dela, outros 55 jovens também receberam com orgulho o tão sonhado canudo. A noite também marcou a conclusão da acadêmica de graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História e Letras e foi presidida pelo coordenador dos cursos da área de conhecimento de Humanidades, Ciências e Educação e coordenador adjunto do curso de História, Ismael Gonçalves Alves.

Beatriz tem 26 anos e já conquistou muita coisa, mas para chegar até aqui teve que enfrentar muitos obstáculos. Sua primeira barreira foi aos oito meses de idade. Mesmo tão nova foi diagnosticada com encefalite herpética, o que causou danos em sua coordenação física e motora, fazendo com que não desenvolvesse a fala. Os médicos chegaram a dizer que ela teria apenas 2% de chances de sobrevivência. Mas, diante de todas as circunstâncias, ela não desistiu e foi em busca de seus objetivos. Hoje, conta, com orgulho, todo o seu crescimento profissional e pessoal.

Comunicando-se via redes sociais, por meio de programas de voz e pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), ela ressalta que a formatura representa mais uma conquista em sua vida. Ainda quando pequena iniciou seus estudos no Colégio Unesc e nos corredores sabia onde queria chegar. Como primeira graduação, fez o curso de Letras. A paixão pela leitura e pela escrita ganharam força e por ser determinada, não poupou esforços para alcançar mais um objetivo. No seu calendário de atividades, lá estava a vontade de escrever um livro. E assim o fez.

Dedicou-se, estudou muito para que tudo saísse da melhor maneira. Torcedora do Tigre ela transformou sua imaginação no livro “O Diário de Uma Torcedora”. A publicação da obra, considerada por ela como uma de suas melhores conquistas, foi lançado em outubro de 2016, o que foi uma surpresa até para os pais, pois tudo foi planejado como surpresa até para eles. Mas engana-se quem pensa que ela parou por aí. A lista de prioridades já contava com o segundo livro.  “Aventurando-se no Mundo Fantástico de Era Uma Vez” será lançado nos próximos meses.

“O segundo exemplar possui 17 contos infanto-juvenis baseados em curtas metragens. Estou ansiosa para lançar”, conta.

Acolhimento

Nos oito anos dedicados aos estudos, conforme Beatriz, ela não só aprendeu, mas ensinou e se superou a cada dia. “Vivi dias inesquecíveis e momentos desafiadores. Me tornei uma pessoa mais capaz, uma pessoa que tem a consciência da importância de batalhar pelos nossos objetivos, propósitos e sonhos e isso quero passar para as pessoas, encorajá-las a seguir sempre em frente, principalmente nos dias mais difíceis”, relata.

A moradora do Bairro Comerciário, de Criciúma, disse que encontrou na Unesc muito acolhimento para seguir em frente e já adiantou que quer atuar como profissional nas escolas da região. “Aqui sempre tive auxílio e nunca encontrei dificuldades, desde o Colégio Unesc. Me vejo trabalhando em uma escola, sendo uma escritora muito famosa e sendo muito feliz”, finaliza.

Dedicação

Os obstáculos e as conquistas mencionadas por Beatriz também foram elencados pela oradora da turma, Caroline Venceslau Floriano. Em seu discurso, ela destacou os avanços e a ajuda primordial dos pais, familiares e professores durante a jornada.  “Iniciaremos um novo capítulo, só que agora nossa mala já está um pouco mais pesada. Carregamos na bagagem novos ensinamentos, experiências, vivências, histórias, valores, novas vontades e desejos. Seja licenciados ou como bacharéis, teremos a oportunidade de tentar fazer da vida de outras pessoas um pouquinho melhor”, descreve.

Caroline ainda mencionou um dos discursos da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama que dizia que “quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram caminho para você e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho para elas. Nunca deixe que a insegurança ou o medo ditem o curso da sua vida. Segure firme nas possibilidades e se projete para além do medo. Apegue-se à esperança que o trouxe aqui hoje [...]”.

O orgulho em formar pessoas que ocuparão diferentes espaços a partir de princípios da instituição, como a democracia, a justiça social, a liberdade e o respeito a diversidade foi destacado pelo paraninfo dos graduados e graduadas, professor Ismael Gonçalves Alves, coordenador dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação. 

“Uma Universidade Comunitária é assim, comprometida com a justiça social nos seus mais diferentes níveis, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Profissionais que a Unesc tem muito orgulho de formar. Gostaria que vocês saíssem daqui com a mesma energia de quando entraram, com os sonhos trazidos e com a vontade de ser cultivada. É importante que saibam que toda a experiência que trouxeram na bagagem permanece viva no interior de cada um, só que agora rearticuladas com as experiências vivenciadas ao longo dos mais distintos processos formativos que vivenciaram”, destaca.

O professor ainda enfatizou a importância do olhar diverso, plural e múltiplo. “Respeitem e incluam a cada um dos sujeitos que cruzarem as suas vidas. Tenham compromisso ético com a humanidade, construindo espaços de trabalho e de sociabilidades inclusivos e acolhedores”, solicita. Professores também foram homenageados durante a cerimônia.

Confira as fotos aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 10:40
Compartilhar Comente

Escola de Inverno Unesc promove reflexões entre acadêmicos

Escola de Inverno Unesc promove reflexões entre acadêmicos
A Escola de Inverno preparou 11 oficinas em diferentes temáticas Mais imagens

Mesmo em período de recesso das aulas, a última semana foi de crescimento pessoal e acadêmico para aproximadamente 270 estudantes da Unesc. Eles participaram da 3ª edição da Escola de Inverno, evento realizado pela Universidade e aberto à participação de alunos de todos os cursos da Instituição. Em 2022 o evento foi realizado de 25 a 29 de julho.

A Escola de Inverno tem como finalidade ampliar a compreensão sobre o dia-a-dia universitário, os cuidados com a saúde e as possibilidades de inovação e empreendedorismo. Com esse foco, oportunizou 11 oficinas em diferentes temáticas.

Conforme a assessora da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Sheila Martingnago. Saleh, a Escola é um instrumento que propicia aos universitários a compreensão, a discussão e o saber sobre temas atuais e transversais. “São temas atuais, em ensino, pesquisa extensão e inovação, para que os acadêmicos possam expandir seus conhecimentos durante as férias de julho”, explica. A participação no evento garantiu aos inscritos a computação da carga horária como atividade curricular complementar.

Neste ano, o tema abordado na programação foi a ‘Vida Universitária: Desafios e perspectivas da atualidade’, com a abordagem de tópicos de saúde, direitos humanos, inovação e empreendedorismo. De acordo com Sheila, a temática vai ao encontro do novo momento de presencialidade. “Mesmo que ainda não se possa considerar que estamos em período de pós pandemia, a volta ao campus demonstrou algumas fragilidades que merecem atenção, como: abordar novas técnicas de estudo, apresentar métodos de controle da ansiedade, empreender em seu próprio negócio, apresentar a carreira acadêmica, trazer exemplos de internacionalização e muito mais. Deste modo, a Escola de Inverno de 2022 trouxe temas úteis e necessários, que extrapolam o conteúdo de sala de aula”, destaca.

Aprovação dos estudantes

Para a acadêmica Alessandra da Rosa Silva, da 8° fase Educação Física Bacharelado, o destaque dos aprendizados ao longo da semana foi a atividade proposta pela escola intitulada "Da graduação ao doutorado". “Ali abordamos um pouco do processo de iniciação científica na graduação e como ela contribui para os processos de especialização como mestrado e doutorado, o que cada uma implica na carreira profissional e acadêmica”, recorda.

O tempo investido na participação da Escola de Inverno, conforme Alessandra, foi muito bem aproveitado. “Eu considero as atividades da escola de inverno muito importantes, pois abordam de forma vívida a formação continuada e iniciação científica. Isso traz uma grande perspectiva de futuro em buscar cada vez mais seguir a carreira acadêmica. Além disso, a Escola também amplia nosso conhecimento sobre as diferentes áreas do saber”, acrescenta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de agosto de 2022 às 13:18
Compartilhar Comente