Artes Visuais - Licenciatura

Egressas da Unesc promovem exposição “Sobre Identidades”

Egressas da Unesc promovem exposição “Sobre Identidades”
Trabalhos são das artistas Ana Gallas e Bruna Ribeiro (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Galeria Octávia Búrigo Gaidzinski, anexa ao Teatro Elias Angeloni, exibe até o dia 30 de agosto a exposição “Sobre Identidades” das artistas Ana Gallas e Bruna Ribeiro, egressas do curso do Curso de Artes Visuais – Bacharelado da Unesc. A exposição é uma promoção da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) em parceria com a Sala Edi Balod e Curso de Artes Visuais da Universidade.

As obras de Ana Gallas tratam da identidade de mulheres desaparecidas na ditadura, criando novas identidades a partir de colagens e costuras.

Já os trabalhos de Bruna, abordam sua própria identidade, com trabalhos em fotografia e outros meios, propondo reflexões sobre a mulher artista e musa dentro da contemporaneidade.

Conforme a professora Daniele Zacarão, a exposição Sobre Identidades tem o objetivo de levar a reflexão sobre as diferentes formas de tratar a identidade feminina, como percebe-se na desconstrução e construção das imagens de outras mulheres, apresentadas por Ana Gallas, ou ainda nos autorretratos produzidos por Bruna, nos quais se reconhece enquanto mulher, artista e musa de sua própria história.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de agosto de 2018 às 18:37
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe primeira oficina do circuito Arte Feminista

Sala Edi Balod recebe primeira oficina do circuito Arte Feminista
Encontro é realizado por alunas de Artes Visuais (Fotos: Daniele Zacarão/Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod recebeu na tarde de sábado (11/8) a oficina Corpo Feminino e Aquarela. Com o objetivo de pensar o papel da mulher na arte, o encontro marcou o início do circuito de oficinas Arte Feminista, promovido por acadêmicas do curso de Artes Visuais da Unesc e pela Sala Edi Balod.

A primeira oficina teve como temática central os desdobramentos do corpo feminino explorado e representado através da técnica de aquarela. A ministrante do encontro foi a estudante Stéfany Ribeiro.

De acordo com a professora do curso, Daniele Zacarão, o projeto tem como principal objetivo refletir sobre o papel e o lugar da mulher na arte e na sociedade.  “Nessa primeira oficina, a acadêmica compartilhou com o grupo seus processos de criação, referências e questões pessoais que a levaram pensar e produzir suas aquarelas com temáticas feministas”, enfatiza.

Os participantes também puderam compartilhar suas relações com o tema abordado, além de experimentar técnicas em aquarela.

Oficina de Arte Feminista

Aliando a teoria e a prática, as quatro oficinas têm o intuito de fazer uma reflexão sobre o papel feminino no mundo artístico. “A ideia é pensar o lugar da mulher na história da arte e nessas referências de mulheres que produzem arte, seja na representação do feminino ou tendo como referências mulheres artistas”, explica a artista Bruna Ribeiro.

“A Sala Edi Balod é um importante espaço de formação para os acadêmicos do curso de artes visuais, pois tem possibilitado o contato das pesquisas acadêmicas com o público externo”, explica Daniele.

Confira o cronograma das próximas oficinas


22/9 - Colagem em diferentes suportes, Marina Guidi
6/10 – Pintura Corporal, Carol Machado e Júlia Alvarez
27/10 – Identidade feminina, Bruna Ribeiro e Talia Jeremias

O evento é gratuito e para realizar a inscrição, acesse o link

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de agosto de 2018 às 16:22
Compartilhar Comente

Unesc recebe primeira exposição de Arte Näif

Unesc recebe primeira exposição de Arte Näif
Obras estarão disponíveis no Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte" a partir de terça-feira (14/8) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O dia 14 de agosto de 2018 ficará marcado na história do setor de Arte e Cultura da Unesc. Neste dia a Universidade irá abrir a sua primeira exposição da chamada Arte Näif. A estreia do estilo será grandiosa, já que quem irá expor seus trabalhos é a artista Tercília dos Santos, de Florianópolis. A exposição, intitulada como “Universo Sonhado”, estará no Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte" já a partir de terça-feira (14/8), tendo abertura oficial às 20h30.

Conforme a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Universidade, Amalhene Baesso Redig, a exposição irá comemorar o aniversário de 18 anos do Espaço Cultural. “Estávamos há dois anos em contato, namorando a possibilidade de ela vir. Agora, depois de já ter levado seu trabalho para São Paulo e até para o exterior, ela estará na Unesc e marcará esse aniversário de forma muito especial com um estilo inédito por aqui”, comentou.

Para Amalhene, essa é uma oportunidade para outros artistas de região, acadêmicos, professores e colaboradores conhecerem de perto as belezas da Arte Näif. “É algo diferente. Uma arte primitiva, ingênua. O público merece conhecer diferentes tipos de arte e essa em especial mostra muita autenticidade e mexe com nossas memórias afetivas por ser algo bem interiorano”, completa.

A artista fará uma conversa aberta com acadêmicos do curso de Artes Visuais e demais interessados das 19h às 20h e às 20h30 participará da cerimônia de abertura da exposição. Os trabalhos ficarão disponíveis para visitação até o dia 14 de setembro, das 9h às 22h, no Bloco Administrativo da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de agosto de 2018 às 14:40
Compartilhar Comente (1)

Sala Edi Balod recebe exposição Interior

Sala Edi Balod recebe exposição Interior
Evento de abertura foi realizada na noite de quinta-feira (9/8) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os artistas Diana Chiodelli, Gabi Bresola, Marcos Walickosky, Mariana Berta, Priscila L. Kolling, Sebastião G. Branco e Tina Merz são os responsáveis pela exposição “Interior”, novidade na Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, na Unesc. A exposição foi aberta de forma oficial na noite de quinta-feira (9/8) com a participação de acadêmicos do curso de Artes Visuais, egressos da Universidade, artistas da região e a comunidade em geral. Ao longo da tarde, antes da abertura oficial, acadêmicos do curso de Artes Visuais do turno vespertino já puderam conhecer as obras e ter um bate-papo com os artistas.

O trabalho exposto, que foi vencedor do Prêmio Elisabete Anderle 2017, prêmio cultural a nível estadual, circulou em Joaçaba e São Bento do Sul no último ano e em 2018 passou por Lages, Concórdia, Chapecó e chega agora a Criciúma.

Para a professora do curso, Daniele Zacarão, a resposta de alunos e demais participantes da abertura foi bastante positiva. “É uma temática que conversa muito com a nossa realidade de interior, então as pessoas se identificaram e deram um bom retorno”, comentou.

Conforme a artista Gabi Bresola, a ideia de unir os trabalhos surgiu através da percepção da conexão existente entre cada um deles. “Todos nós fomos nascidos ou criados no interior de Santa Catarina e carregamos uma bagagem por isso. Percebemos uma ligação entre a nossa visão sobre algumas coisas, começamos a discutir sobre o assunto e a escrever a partir disso, criando esse trabalho que tem a intenção de meio que colocar o que é do interior na roda também. Valorizar aquilo que vem do interiorano e que também é muito importante, embora muitas vezes seja desmerecido”, explica.

Para Marcos, um dos artistas participantes, a exposição levanta também a reflexão sobre o termo “interior”. “Nossa colega, por exemplo, vive em Chapecó. O local é considerado interior. O interior dela, nesse caso, é onde ela está, então ela é também faz parte do interior, mas naquele lugar que é o centro dela”, comenta.

A temática propõe a percepção da importância de conhecimentos e culturas do interior que, por muitas vezes, ganham nomes e estilos diferentes até no meio acadêmico, mas que fazem parte da cultura já existente.

Em cada cidade para onde levaram a exposição os artistas tentaram se aproximar ao máximo da realidade local, acrescentando itens como chimarrão, vinho e quitutes típicos das cidades, tornando os eventos de abertura das exposições mais aconchegantes. Em Criciúma a escolha foi servir bolachas caseiras compradas em feiras da agricultura familiar.

Os trabalhos ficarão expostos até o dia 30 de agosto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de agosto de 2018 às 15:47
Compartilhar Comente

Unesc oferece circuito de oficinas de Arte Feminista

Unesc oferece circuito de oficinas de Arte Feminista
Projeto será desenvolvido em quatro encontros (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pensar a mulher na arte. Este é o objetivo do circuito de oficinas Arte Feminista, promovido por acadêmicas do curso de Artes Visuais da Unesc. O primeiro encontro terá como tema central o Corpo Feminino e Aquarela e ocorre sábado (11/8) na Sala Edi Balod, localizada no Bloco Administrativo da Universidade, às 13 horas.

A primeira oficina tem como temática central os desdobramentos do corpo feminino explorado e representado através da técnica de aquarela. A ministrante do encontro será a acadêmica Stéfany Ribeiro.

Oficina de Arte Feminista

Aliando a teoria e a prática, as oficinas têm o intuito de fazer uma reflexão sobre o papel feminino no mundo artístico. “A ideia é pensar o lugar da mulher na história da arte e nessas referências de mulheres que produzem arte, seja na representação do feminino ou tendo como referências mulheres artistas”, explica a artista Bruna Ribeiro. O circuito é promovido pela Sala Edi Balod da Unesc.

Confira o cronograma de oficinas:

11/08 - Corpo Feminino e Aquarela, com Stéfany Ribeiro
22/09 - Colagem em diferentes suportes, Marina Guidi
06/10 – Pintura Corporal, Carol Machado e Júlia Alvarez
27/10 – Identidade feminina, Bruna Ribeiro e Talia Jeremias

O evento é gratuito e para realizar a inscrição, acesse o link  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de agosto de 2018 às 14:57
Compartilhar Comente