Pedagogia

“A Pequena Imperatriz” encanta crianças e adultos na Unesc

“A Pequena Imperatriz” encanta crianças e adultos na Unesc
Alunos do Projeto Teatrando apresentaram a peça nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

De crianças aos mais crescidinhos, o encantamento foi geral com a peça “A Pequena Imperatriz”, encenada na noite desta segunda-feira (12/6) na Unesc. O público mirim embarcou na história da menina cujas ações influenciavam todo o Império. Durante a trama, entre um inimigo perverso, pássaros encantados, comediantes sábios e confusos, um cozinheiro neurótico e o seu fiel servo Fu, a Imperatriz descobre o mundo além da infância. A peça traz ainda reflexões sobre egoísmo, liberdade e responsabilidade.

No palco, professores e alunos do Projeto Teatrando, que engloba os cursos de Pedagogia, Artes Visuais e Letras. O espetáculo foi uma iniciativa da Brinquedoteca da Universidade e do curso de Pedagogia e se tratou de uma adaptação livre da obra de Hans Christian Andersen e Atílio Bari. A peça teve coordenação da professora Gislene Camargo e direção e adaptação de Denis Moraes. A entrada foi gratuita, mas o público pode doar alimentos não perecíveis para comunidades carentes do município.

Segundo o coordenador adjunto do curso de Pedagogia da Unesc, Ricardo Bittencourt, a iniciativa é fruto do Projeto Teatrando, que iniciou em 2016 no curso e cresceu a ponto de envolver outras graduações. “Essa peça é o resultado de um trabalho que pensa novos caminhos para o ensino nas escolas e a formação de professores”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2017 às 22:07
Compartilhar Comente

Reitor participa da Semana de Geografia

Reitor participa da Semana de Geografia
Gildo Volpato foi um dos debatedores nesta quinta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, participou da Semana de Geografia da Universidade nesta quinta-feira (1/6). Ele foi um dos debatedores sobre “Sociedade Contemporânea e Formação Docente”, juntamente com a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ângela Back e do coordenador do curso de Pedagogia, Ricardo Bittencourt.

Com a mediação da professora Yasmine Cunha, os professores abordaram questões como os desafios dos docentes na era da tecnologia, as ferramentas a serem usadas no processo de ensino e o perfil do estudante nesse contexto.

Semana de Geografia

As influências da sociedade contemporânea está sendo o foco de debate da Semana de Geografia da Unesc, que iniciou nesta segunda-feira (29/5), data comemorativa ao Dia do Geógrafo, e encerra nesta sexta-feira (2/6). Durante o evento, voltado a alunos, professores e profissionais, assuntos como possibilidades e desafios da Educação, formação docente, inclusão social e política foram abordados.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de junho de 2017 às 17:52
Compartilhar Comente

Estudantes de Pedagogia participam de atividade de campo em Praia Grande

Estudantes de Pedagogia participam de atividade de campo em Praia Grande
Encontro ocorreu neste sábado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos da quarta fase do curso de Pedagogia da Unesc participaram de uma atividade fora da Universidade neste sábado (6/5), em Praia Grande. Orientados pela professora Andréa Rabelo Marcelino, os estudantes tiveram a oportunidade de observar, analisar e compreender os aspetos físicos e humanos presentes em meio a natureza do município.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de maio de 2017 às 20:32
Compartilhar Comente

Dia do Livro Infantil vai ser comemorado com contação de histórias na Unesc

Dia do Livro Infantil vai ser comemorado com contação de histórias na Unesc
Serão três dias voltados para o amor das crianças com livros (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Toda criança adora ouvir uma história, e para encantar os pequenos, a Unesc, por meio da Editora Unesc, Biblioteca Professor Eurico Back e curso de Pedagogia, vai promover a Semana do Livro Infantil. Durante três dias haverá contação de histórias em frente o hall da Reitoria da Universidade. O encontro é gratuito, aberto ao público e ocorre de terça a quinta-feira (18 a 20/4), a partir das 14 horas.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo, essa é uma oportunidade de aproximar as crianças dos livros. “Eles ficam encantados com a contação de história, e por meio dela nós conseguimos fazer com que eles se apaixonem pela leitura e pela escrita. O livro desenvolve a imaginação da criança, e consequentemente a criatividade, que nos auxilia na resolução de diversos problemas”, comentou.

O evento é alusivo ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato.

Confira a programação (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de abril de 2017 às 19:33
Compartilhar Comente

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc
Obra é resultado de 26 anos de escrita do professor Sansone Pereira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ao entrar no Auditório Ruy Hülse, no campus da Unesc, o público já percebeu que a noite desta sexta-feira (31/3) seria diferente. Recepcionadas por alunos do curso de Pedagogia, as pessoas ganharam um bilhete com a poesia do professor e pesquisador da Universidade, Sansone Pereira. Isso era o início do lançamento do livro “Surpreender-se”, lançado em um evento que misturou diversas manifestações artísticas.

A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Segundo Pereira, o livro traz uma linguagem simples e de fácil compreensão. “Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, comenta.

O lançamento do livro teve a presença de familiares de Pereira e acadêmicos, além de professores da Unesc que foram ou são alunos do autor ou colegas de trabalho. “Minha autoria poética não é minha. Assim como os poetas, as pessoas com as quais eu me relacionei e me relaciono são inspiração”.

Programação cultural


O encontro contou com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela professora Gislene Camargo. A intervenção cênica foi desenvolvida por estudantes que entregaram bilhetes com poesias de Sansone Pereira ao público.

Já os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, fizeram um recital com poesias de Pereira.

A Cia de Dança Unesc apresentou a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto. Houve ainda uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também ficou por conta do Musical Unesc. O Sarau Unesc também esteve presente, com as músicas e canções populares apresentadas pelos professores Richarles Carvalho e Zeca Virtuoso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 21:36
Compartilhar Comente