Pedagogia

Acadêmico representa o curso em ação comunitária

Curso de Pedagogia Presencial da Unesc participa de uma ação comunitária que integra a agenda do Mês da Extensão,  no bairro Cristo Redentor, nesta  quarta-feira (10/05) com pinturas de rosto, jogos e brincadeiras.

11 de maio de 2023 às 19:03
Compartilhar Comente

Roda de conversa trajetórias acadêmicas e profissionais

Na última terça-feira (04/04/2023) a terceira fase recebeu egressas do curso para falar de suas trajetórias acadêmicas e profissionais. A atividade aconteceu na disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação ministrada pelo professor doutor Alex Sander da Silva. A Roda de conversa foi com a professora doutora em Ciências Ambientais Gisele Rezende, a doutoranda em Educação Amanda dos Santos e a mestra Karoline Cipriano, ambas egressas do nosso curso de Pedagogia da Unesc.

05 de abril de 2023 às 14:43
Compartilhar Comente

Seminário: Currículo e Produção de Subjetividades

Seminário: Currículo e Produção de Subjetividades
Mais imagens

O Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores, está promovendo o Seminário: Currículo e Produção de Subjetividades. Trata-se de um espaço de partilha de leituras sobre as teorizações de Foucault, Neoliberalismo, currículo e a produção de subjetividades.

O evento ocorreu de modo online nos dias 08 e 16 de dezembro de 2022 e se estenderá ao longo do ano de 2023 utilizando a ferramenta Google Meet. Foram discutidos nos seminários os textos:

GENTILLE, Pablo; SILVA, Tomas Tadeu da. Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis: Vozes, 1995. Capítulo I

MORAES, Antônio Luiz; VEIGA-NETO, Alfredo. Disciplina e controle na escola: Do aluno dócil ao aluno flexível. Disponível em: https://www.michelfoucault.com.br/files/Disciplina%20e%20controle%20na%20escola%20-%20do%20d%C3%B3cil%20ao%20flex%C3%ADvel%20-%20Edit%20final%20-%2020jul08[1].pdf . Acesso em 21 fev de 2021. p. 1-12

VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal - novos dispositivos – novas subjetividades. IN: PORTOCARRERO, Vera; 

BRANCO, Guilherme Castelo. Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000, p. 179-217

https://drive.google.com/file/d/1rK451qpZdR0Bs601SXczuzkRGJPkN_-o/view?usp=sharing 

MARINHO, Cristiane. O sujeito neoliberal e a educação como capital humano. Kalagatos Revista de Filosofia. Fortaleza, V. 16, N. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6587.  Acesso em 01 jul. 2022

BERNARDES, Ana Cristina Rodrigues; VOIGT, Jane Mery Richter. A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo. Revista Retratos da Escola. São Paulo: V. 1, N. 34.  Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1467. Acesso em 01 jul. 2022

FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014.  Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01085.pdf . Acesso em 28 fev. 2021
 

Sobre o Grupo de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores  (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6112956486602879) iniciou suas atividades em 2014 tendo como coordenadores os professores Ricardo Luiz de Bittencourt com Doutorado em Educação e Gislene Camargo com Mestrado em Educação. O grupo aprovou projetos nos editais do PIBIC/UNESC a partir de 2016. Obtivemos também aprovação no último edital dos grupos de pesquisa da UNESC e no Edital da Grupos de Pesquisa da FAPESC em 2017. Em ambos os editais se desenvolveram estudos e pesquisas acerca da formação de professores, objeto de estudo do grupo. Atualmente o grupo de pesquisa se desdobra em três linhas de pesquisa: A Pedagogia Universitária e a constituição da docência para a educação superior; Práticas pedagógicas e formação de professores e Saberes docentes e formação de professores. Nesse edital de Grupo de Pesquisa nos propomos a investir nossos esforços na compreensão do currículo como estratégia de produção de subjetividades no campo da formação e da profissão docente.

15 de fevereiro de 2023 às 21:23
Compartilhar Comente

Roda de conversa: Inclusão escolar da pessoa com deficiência

No dia 24 de junho, apesar da chuva e do frio intenso, os corações dos (as) acadêmicos(as) da 4ª fase do curso de Pedagogia foram aquecidos na roda conversa com estudantes com deficiência e profissionais que atuam na área. Para esse debate contamos com a presença do acadêmico surdo, Rogério Momesso da 1 fase do curso de Pedagogia e o seu intérprete Jonathan Henrique; da ex - acadêmica de Pedagogia Janine Vieira, que é cega. Quanto aos profissionais, participou pelo google meet a intérprete Thais amorim de Uberlândia / Minas Gerais e Dayanne Albuquerque, irmã de uma criança autista, especializada no TEA. Durante a conversa, os (as estudantes (as) aprenderam com Rogério a representação de seus nomes em Libras, e passaram a se apresentar uns aos outros utilizando seus sinais. São momentos como esse que reforçam a nossa luta pela Inclusão de todos os estudantes, seja na educação básica, ou no ensino superior.

24 de junho de 2022 às 18:52
Compartilhar Comente

Mesa Redonda: Desafios da Coordenação Pedagógica no atual cenário educativo

Mesa Redonda: Desafios da Coordenação Pedagógica no atual cenário educativo
Mais imagens

Na noite do dia 13 de junho, realizamos uma Mesa Redonda com o tema: Desafios da Coordenação Pedagógica no atual cenário educativo na disciplina de Supervisão Escolar do curso de Pedagogia, ministrada pela professora Zélia Medeiros Silveira. O evento teve como objetivo refletir sobre a profissão do supervisor escolar, seus desafios e perspectivas. Para tanto, contamos com a presença de Maria Zoleide Preis Horr Back, Coordenadora Pedagógica e Orientadora da EMEB Marcílio Dias de San Thiago, e Rose Margareth Reynaud Mayr, Secretária de Educação do Município de Içara. As convidadas promoveram importantes reflexões sobre o papel da Coordenação Pedagógica, enfatizando a importância dessa profissão para a qualificação da educação escolar.

Segundo Rose e Zuleide, uma das mais importantes características do Supervisor Escolar, é “Acolher o professor” em suas necessidades, para que este sinta-se seguro, superando assim a visão do supervisor como fiscalizador do trabalho pedagógico. Para realizar essa importante tarefa, o Supervisor escolar deve buscar constantemente a formação continuada e a autoavaliação do seu trabalho. O curso de Pedagogia sentiu-se honrado com a presença dessas profissionais.

Por: Zélia Medeiros Silveira 14 de junho de 2022 às 18:10
Compartilhar Comente