Pedagogia

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP
Mais imagens

A Unesc segue fortalecendo seu nome e o seu trabalho com reconhecimento nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão. Prova disso é que agora a Universidade é case apresentado no livro “Uma Cartografia na Formação de Professores para a Educação Básica: Práticas e Soluções Inovadoras em Propostas Curriculares”. A publicação, fomentada pela cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), reúne um seleto grupo de instituições criteriosamente avaliadas.

[Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP] O trabalho da Unesc que atraiu a atenção da USP é o relato de experiência das licenciaturas integradas, principalmente da disciplina de Prática como Componente Curricular (PCC), sendo modelo e inspiração para as universidades brasileiras. “Penso que é muito importante para as nossas licenciaturas ter o trabalho, produzido coletivamente, divulgado como uma experiência significativa para o âmbito da educação. É um processo que ainda está em andamento e já está sendo valorizado, divulgado e compreendido como um projeto de grande potencial”, ressalta a coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso.

A integração das licenciaturas da Unesc, conforme a coordenadora adjunta de Artes Visuais, Aurélia de Souza Honorato, começou a ser pensado em 2013. “Sendo que em 2022 formamos as primeiras turmas das licenciaturas integradas dos cursos de Letras, Artes Visuais, História, Matemática, Geografia, Pedagogia e Ciências Biológicas. O grupo de estudos da USP fez uma pesquisa e encontrou  o nosso projeto, nos convidando para apresentá-lo, o que nos deixa muito orgulhosos”, comenta.

A publicação está disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP, por meio do link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/840.

O livro:

A obra aborda desafios da formação inicial de professores para a educação básica, em estudos de caso de propostas curriculares inovadoras em iniciativas institucionais e cursos de todo Brasil. A equipe da pesquisa entrevistou docentes e gestores das diferentes universidades públicas e comunitárias, a partir dos quais foram identificadas inovações com potencial para inspirar mudanças que atendem a diferentes necessidades das licenciaturas frente ao contexto atual.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2022 às 08:17
Compartilhar Comente

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças
Mais imagens

Análise da primeira semana de aula e o anúncio de mudanças na instituição pautaram a reunião entre a reitoria da Unesc e os gestores do ensino, realizada na tarde desta sexta-feira (05/08), no auditório Edson Rodrigues.

Entre os temas abordados, destaque para o Programa de Equidade Racial da Universidade e os detalhes da reestruturação administrativa da gestão superior. Os coordenadores de cursos também puderam dialogar sobre a recepção de calouros, as novidades do UniEdu, acompanhar os indicadores de matrículas, além das novas possibilidades de bolsas de estudo e descontos.

Programa de Equidade Racial

Na primeira edição do Programa de Equidade Racial da Unesc serão oferecidas 255 bolsas de estudos de 50% e 100% a estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, ingressantes em 2022/2. As matrículas seguem até o dia 15 de agosto. Pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

O programa assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. O assunto será ampliado para as comunidades interna e externa na próxima semana.

Reestruturação administrativa

Os gestores da Unesc também conheceram a proposta de reforma administrativa que foi aprovada nas últimas semanas nos Conselho Superior Universitário (Consu) e Conselho Superior de Administração (CSA).

A nova estrutura prevê a extinção da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), que darão lugar a três novas estruturas: a Pró-reitoria de Ensino (Proen), a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex) e a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf), que contarão ainda com diretorias e gerências.

Novas funções

A reunião também marcou o anúncio da mudança de projetos da professora Indianara Reynaud Toreti, que deixa a Pró-reitora Acadêmica e passa a assumir outras atividades na Universidade.

Outra alteração é registrada no Colégio Unesc. Giselle dos Passos Vieira deixa a direção, assumindo em seu lugar, de forma interina, a atual coordenadora do Ensino Fundamental, Mainara Figueiredo Cascaes.

“Agradecemos de forma especial à Indianara e à Giselle que cumpriram as suas funções com excelência e deixaram as suas marcas em nossa Universidade. Desejamos todo o sucesso e felicidade nas suas novas atribuições”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 20:11
Compartilhar Comente

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc
Colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (04/08), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

“Toda batalha vale a pena quando nós aproveitamos cada segundo do nosso percurso. Até quando as coisas parecem impossíveis, a vida nos surpreende em cada milagre que acontece em cada dia”. O depoimento reflexivo é da formada do curso de Pedagogia da Unesc, Beatriz Sônego Zanette, que concluiu na noite desta quinta-feira (04/08) um de seus sonhos: a segunda graduação. A solenidade ocorreu na Unesc e, além dela, outros 55 jovens também receberam com orgulho o tão sonhado canudo. A noite também marcou a conclusão da acadêmica de graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História e Letras e foi presidida pelo coordenador dos cursos da área de conhecimento de Humanidades, Ciências e Educação e coordenador adjunto do curso de História, Ismael Gonçalves Alves.

Beatriz tem 26 anos e já conquistou muita coisa, mas para chegar até aqui teve que enfrentar muitos obstáculos. Sua primeira barreira foi aos oito meses de idade. Mesmo tão nova foi diagnosticada com encefalite herpética, o que causou danos em sua coordenação física e motora, fazendo com que não desenvolvesse a fala. Os médicos chegaram a dizer que ela teria apenas 2% de chances de sobrevivência. Mas, diante de todas as circunstâncias, ela não desistiu e foi em busca de seus objetivos. Hoje, conta, com orgulho, todo o seu crescimento profissional e pessoal.

Comunicando-se via redes sociais, por meio de programas de voz e pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), ela ressalta que a formatura representa mais uma conquista em sua vida. Ainda quando pequena iniciou seus estudos no Colégio Unesc e nos corredores sabia onde queria chegar. Como primeira graduação, fez o curso de Letras. A paixão pela leitura e pela escrita ganharam força e por ser determinada, não poupou esforços para alcançar mais um objetivo. No seu calendário de atividades, lá estava a vontade de escrever um livro. E assim o fez.

Dedicou-se, estudou muito para que tudo saísse da melhor maneira. Torcedora do Tigre ela transformou sua imaginação no livro “O Diário de Uma Torcedora”. A publicação da obra, considerada por ela como uma de suas melhores conquistas, foi lançado em outubro de 2016, o que foi uma surpresa até para os pais, pois tudo foi planejado como surpresa até para eles. Mas engana-se quem pensa que ela parou por aí. A lista de prioridades já contava com o segundo livro.  “Aventurando-se no Mundo Fantástico de Era Uma Vez” será lançado nos próximos meses.

“O segundo exemplar possui 17 contos infanto-juvenis baseados em curtas metragens. Estou ansiosa para lançar”, conta.

Acolhimento

Nos oito anos dedicados aos estudos, conforme Beatriz, ela não só aprendeu, mas ensinou e se superou a cada dia. “Vivi dias inesquecíveis e momentos desafiadores. Me tornei uma pessoa mais capaz, uma pessoa que tem a consciência da importância de batalhar pelos nossos objetivos, propósitos e sonhos e isso quero passar para as pessoas, encorajá-las a seguir sempre em frente, principalmente nos dias mais difíceis”, relata.

A moradora do Bairro Comerciário, de Criciúma, disse que encontrou na Unesc muito acolhimento para seguir em frente e já adiantou que quer atuar como profissional nas escolas da região. “Aqui sempre tive auxílio e nunca encontrei dificuldades, desde o Colégio Unesc. Me vejo trabalhando em uma escola, sendo uma escritora muito famosa e sendo muito feliz”, finaliza.

Dedicação

Os obstáculos e as conquistas mencionadas por Beatriz também foram elencados pela oradora da turma, Caroline Venceslau Floriano. Em seu discurso, ela destacou os avanços e a ajuda primordial dos pais, familiares e professores durante a jornada.  “Iniciaremos um novo capítulo, só que agora nossa mala já está um pouco mais pesada. Carregamos na bagagem novos ensinamentos, experiências, vivências, histórias, valores, novas vontades e desejos. Seja licenciados ou como bacharéis, teremos a oportunidade de tentar fazer da vida de outras pessoas um pouquinho melhor”, descreve.

Caroline ainda mencionou um dos discursos da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama que dizia que “quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram caminho para você e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho para elas. Nunca deixe que a insegurança ou o medo ditem o curso da sua vida. Segure firme nas possibilidades e se projete para além do medo. Apegue-se à esperança que o trouxe aqui hoje [...]”.

O orgulho em formar pessoas que ocuparão diferentes espaços a partir de princípios da instituição, como a democracia, a justiça social, a liberdade e o respeito a diversidade foi destacado pelo paraninfo dos graduados e graduadas, professor Ismael Gonçalves Alves, coordenador dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação. 

“Uma Universidade Comunitária é assim, comprometida com a justiça social nos seus mais diferentes níveis, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Profissionais que a Unesc tem muito orgulho de formar. Gostaria que vocês saíssem daqui com a mesma energia de quando entraram, com os sonhos trazidos e com a vontade de ser cultivada. É importante que saibam que toda a experiência que trouxeram na bagagem permanece viva no interior de cada um, só que agora rearticuladas com as experiências vivenciadas ao longo dos mais distintos processos formativos que vivenciaram”, destaca.

O professor ainda enfatizou a importância do olhar diverso, plural e múltiplo. “Respeitem e incluam a cada um dos sujeitos que cruzarem as suas vidas. Tenham compromisso ético com a humanidade, construindo espaços de trabalho e de sociabilidades inclusivos e acolhedores”, solicita. Professores também foram homenageados durante a cerimônia.

Confira as fotos aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 10:40
Compartilhar Comente