Pedagogia

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc
Mais imagens

Na noite desta terça-feira (28/06), no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), aconteceu o último lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios da Amesc.  A cidade, com os seus 10 mil habitantes, foi sede do encerramento da primeira etapa do projeto de desenvolvimento que está sendo realizado pela Unesc, Sebrae/SC e Amesc.

Capital Catarinense dos Canyons, Praia Grande é a porta de entrada para os Aparados da Serra, faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, pelos municípios de Mampituba e Cambará do Sul. Em solo catarinense faz limite com São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comentou do privilégio de percorrer todos os municípios da Amesc. “Estamos tendo o privilégio de conhecer todos os cantos dessa região maravilhosa. O Plano nos oportuniza conhecer as especificidades de cada município e entender seus potenciais. Estamos em uma região localizada entre a serra e mar, com a BR-101 atravessando no meio de um grande potencial logístico e rico em recursos naturais. Nas 15 cidades que passamos, observamos a probabilidade do desenvolvimento de novas vertentes econômicas, então eu vejo essa região como um grande potencial. Eu já conhecia toda a Amesc, mas agora eu vejo o Extremo Sul catarinense com outro olhar, com motivação e otimismo para fazer com que este pedaço de Santa Catarina esteja no radar e na vitrine nacional e internacional. Mas para que tudo isto aconteça será necessária a mobilização das forças vivas desta comunidade.  O engajamento da Unesc é tirar todas as ideias do papel e torná-las realidade. A Universidade se sente acolhida por essa região e como comunitária temos este compromisso de transformar este território. Privilégio e gratidão pela oportunidade de estar aqui é esse o sentimento no final desta etapa”, pontuou.

Com sua economia sustentada pela agricultura, através do cultivo de arroz e banana, hoje Praia Grande desponta como um promissor polo de turismo ecológico devido à sua posição geográfica. Agora, surgem novas oportunidades devido à criação do Geoparque que abrange Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Douglas Leffa Pirola, explicou aos presentes no evento a metodologia a ser utilizada na confecção do Plano, através da consulta pública e, depois, pelo encontro virtual a ser realizado através do Google Meet no início do mês de julho.

Com a força e apoio da população, o prefeito Elisandro Pereira Machado, pretende construir um desenvolvimento equilibrado para os próximos 10 anos. “Ficamos muito felizes de estar com a Unesc e com o Sebrae participando do Plano de Desenvolvimento. A Universidade está presente aqui no nosso município. É gratificante trabalhar com este corpo técnico da Unesc muito bem preparado e que vem ajudando a desenvolver toda a nossa Região Sul e vai auxiliar na elaboração de um grande Plano para o nosso progresso nos próximos anos. Agradeço a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta e também a pró-reitora Gisele Coelho, por estar colaborando e nos ajudando com esta ação”, agradeceu.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Loro Gomes, agradeceu a presença da Unesc e do Sebrae/SC e destacou a importância desta iniciativa que irá fazer bem para Praia Grande, bem como aos demais 14 municípios da Amesc. Parabéns a todos os envolvidos pela grandeza desse Plano. Ele chega em boa hora, nossa cidade está crescendo muito ao longo dos últimos anos e está se tornando uma potência turística. Temos que valorizar bastante a agricultura familiar, o comércio e as empresas. Hoje estamos com uma demanda de mais de 100 vagas de emprego. Precisamos capacitar nossas mãos de obra para prestar um melhor atendimento aos turistas. Quero dizer que nós da Câmara de Vereadores estamos à disposição para apoiar este grande projeto de desenvolvimento”, comentou.

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, era só elogiou ao trabalho até aqui executado pela Universidade e Sebrae. “Agradecimento à Unesc e ao Sebrae por esse magnífico trabalho que estão realizando para toda região do Vale do Araranguá. Agora, cada um de nós vai saber do seu potencial. Praia Grande é um exemplo de turismo que nós temos que seguir. Grande parte das nossas cidades tem as encostas da Serra e isto tem que ser melhor aproveitado. O Extremo Sul era uma área que até pouco tempo atrás, a gente dizia que não existia no Estado de Santa Catarina. Acredito que a partir desse estudo, eu tenho certeza que qualquer que seja o governador do estado, vai dar uma olhada diferente para nós”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação
Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc já podem participar da Avaliação do Ensino de Graduação, executada pelo Setor de Avaliação Institucional da Universidade.

A ação, tradicional na Universidade, conforme o coordenador do Setor de Avaliação Institucional, Thiago Francisco, é um mecanismo institucional importante para o desenvolvimento de informações. “O objetivo é contribuir para a evolução dos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade, contribuindo para diversas ações institucionais, entre elas o Programa de Formação Continuada de Docentes e as Comunidades de Aprendizagem”, fala.

Na oportunidade a comunidade acadêmica participa ativamente do processo que envolve todas as tomadas de decisões. “Um dos pontos fortes do processo está na condição de oferecer um espaço democrático de escuta, que complementa todos os outros mecanismos que fortalecem a cultura de avaliação da Unesc. Como Universidade Comunitária desde a sua concepção, tem na avaliação um instrumento importante de reflexão e diálogo sobre suas práticas, permitindo que discussões possam ocorrer no âmbito dos processos de ensino, pesquisa e extensão”, pontua Thiago.

Alunos e professores podem participar da avaliação pelo link: https://webapp8.unesc.net/avaliacao/index.php.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:32
Compartilhar Comente

Roda de conversa: Inclusão escolar da pessoa com deficiência

No dia 24 de junho, apesar da chuva e do frio intenso, os corações dos (as) acadêmicos(as) da 4ª fase do curso de Pedagogia foram aquecidos na roda conversa com estudantes com deficiência e profissionais que atuam na área. Para esse debate contamos com a presença do acadêmico surdo, Rogério Momesso da 1 fase do curso de Pedagogia e o seu intérprete Jonathan Henrique; da ex - acadêmica de Pedagogia Janine Vieira, que é cega. Quanto aos profissionais, participou pelo google meet a intérprete Thais amorim de Uberlândia / Minas Gerais e Dayanne Albuquerque, irmã de uma criança autista, especializada no TEA. Durante a conversa, os (as estudantes (as) aprenderam com Rogério a representação de seus nomes em Libras, e passaram a se apresentar uns aos outros utilizando seus sinais. São momentos como esse que reforçam a nossa luta pela Inclusão de todos os estudantes, seja na educação básica, ou no ensino superior.

24 de junho de 2022 às 18:52
Compartilhar Comente

Felicidade, planejamento e determinação na conclusão do estágio dos alunos de Pedagogia

Felicidade, planejamento e determinação na conclusão do estágio dos alunos de Pedagogia
Estudantes da 7ª fase encerraram o estágio em Educação de Jovens e Adultos e Matérias Pedagógica do Ensino Médio Mais imagens

Uma nova fase de experiências das acadêmicas da 7ª fase do curso de Pedagogia presencial da Unesc foi encerrada com entusiasmo. As estudantes participantes da disciplina de “Estágio III - Educação de Jovens e Adultos e Matérias Pedagógica do Ensino Médio” encerraram a proposta de estágio na Escola Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos (STS), Escola Básica Ministro Jarbas Passarinho e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Criciúma.

Ministrada pela professora Andréa Rabelo Marcelino, a disciplina propôs que as acadêmicas, divididas em grupos, realizassem a observação do campo de estágio para na sequência planejar o projeto de atuação de acordo com a necessidade dos estudantes.

Conforme Andréa, o estágio supervisionado está presente em todos os cursos de Licenciatura, com o intuito de possibilitar ao acadêmico vivenciar o momento de relacionar a teoria com prática cotidiana.  “Além disso, essa disciplina de Estágio III, busca incluir as primeiras vivencias no espaço escolar com jovens e adultos, bem como as reflexões e discussões sobre os processos pedagógicos de ensino e aprendizagem”, comenta.

De acordo com a professora, as acadêmicas planejaram e se preparam muito. “Elas se mostraram muito dedicadas para mais esse desafio de estar com estudantes com quase a mesma idade ou com idade superior, o que gerou medo, aflição e muita ansiedade.  Mas todas muito bem preparadas e foram orientadas para fazerem o seu melhor e deixarem a nossa marca ‘Pedagogia Unesc’. O resultado veio com muitos elogios por parte dos professores, coordenadores e diretores das duas escolas”, acrescenta, orgulhosa.

Para socializar as experiências do semestre o grupo realizou o Seminário de Estágio no qual cada grupo conseguiu compartilhar as vivências e aprendizagens nas escolas dentro das temáticas “Remexendo as memórias afetivas escolares da infância”, “Metodologias ativas no contexto de ensino-aprendizagem”, “Educação Inclusiva”, “Diversidade Cultural” e “Didática e temas transversais: pluralidade cultural”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2022 às 17:13
Compartilhar Comente

Mesa Redonda: Desafios da Coordenação Pedagógica no atual cenário educativo

Mesa Redonda: Desafios da Coordenação Pedagógica no atual cenário educativo
Mais imagens

Na noite do dia 13 de junho, realizamos uma Mesa Redonda com o tema: Desafios da Coordenação Pedagógica no atual cenário educativo na disciplina de Supervisão Escolar do curso de Pedagogia, ministrada pela professora Zélia Medeiros Silveira. O evento teve como objetivo refletir sobre a profissão do supervisor escolar, seus desafios e perspectivas. Para tanto, contamos com a presença de Maria Zoleide Preis Horr Back, Coordenadora Pedagógica e Orientadora da EMEB Marcílio Dias de San Thiago, e Rose Margareth Reynaud Mayr, Secretária de Educação do Município de Içara. As convidadas promoveram importantes reflexões sobre o papel da Coordenação Pedagógica, enfatizando a importância dessa profissão para a qualificação da educação escolar.

Segundo Rose e Zuleide, uma das mais importantes características do Supervisor Escolar, é “Acolher o professor” em suas necessidades, para que este sinta-se seguro, superando assim a visão do supervisor como fiscalizador do trabalho pedagógico. Para realizar essa importante tarefa, o Supervisor escolar deve buscar constantemente a formação continuada e a autoavaliação do seu trabalho. O curso de Pedagogia sentiu-se honrado com a presença dessas profissionais.

Por: Zélia Medeiros Silveira 14 de junho de 2022 às 18:10
Compartilhar Comente