Pedagogia

Oficinas aliam teoria biológica e prática lúdica na Unesc

Oficinas aliam teoria biológica e prática lúdica na Unesc
Evento foi organizado pelo Laboratório de Ensino de Ciências (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Aliando a teoria do curso de Ciências Biológicas da Unesc com a vontade de ensinar do curso de Pedagogia, ocorreu na tarde desta sexta-feira (26/10) três oficinas de Atividades Experimentais em Ciências. A oficina faz parte da programação da 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc e reuniu acadêmicos dos dois cursos no LEC (Laboratório de Ensino de Ciências) Profª. Mári Stela Campos.

O objetivo central da ação foi de desenvolver atividades práticas envolvendo o ensino das ciências da natureza e educação ambiental, através de formas lúdicas que deem suporte para que os acadêmicos possam utilizar no mercado de trabalho. “Buscamos isso através de atividades que façam a ciência se tornar interativa e que desperte o gosto das crianças pela ciência”, explica a professora Miriam da Conceição Martins, ministrante da oficina. Além de Miriam, a professora Zenaide Pais Topanotti e o bolsista Jonata Furtado Teixeira, também participaram da palestra.

As oficinas ministradas foram de Mini Ecossitema, Boneco Ecológico e a de Alimentação Saudável. A primeira abordou como funciona um ecossistema. Os participantes tiveram que montar dentro de uma garrafa pet um pequeno ecossistema, colocando pedra, areia, terra e uma planta. Apesar de a garrafa pet ser fechada, por ter todos os subsídios necessários, faz com que aquele ecossistema sobreviva.

A oficina de Boneco Ecológico se baseava na criação de um boneco feito com serragem e alpiste dentro de uma meia. Com adereços decorativas, a intenção era transformar a meia em um boneco. Após uma semana, colocando água, o alpiste germinava e cresce “cabelos” no boneco. A de Alimentação Saudável baseava-se na confecção de um avental, representando diversos cenários, que através de adereços, como personagens, pode contar histórias lúdicas.

De acordo com a acadêmica da quinta fase de Pedagogia, Gisele da Silva Milanez, a oficina trabalha a forma lúdica e didática. “Contribui no desenvolvimento e na construção de uma prática docente interativa, em que a criança atua como protagonista na construção do conhecimento que é mediado pelo professor”, afirma.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 26 de outubro de 2018 às 21:38
Compartilhar Comente

Apresentação teatral auxilia curso de Pedagogia na montagem de brinquedoteca

Apresentação teatral auxilia curso de Pedagogia na montagem de brinquedoteca
Brinquedos arrecadas serão destinados para a escola Mário Pizzeti (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Sorrisos, gargalhadas e um pouquinho de medo. Assim foi a tarde dos alunos que assistiram à peça “A bruxinha que era boa”, realizada pelo grupo de teatro Teatrando, elaborado pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unesc. Porém, o objetivo principal da peça não era somente divertir a criançada, mas sim, arrecadar doações de brinquedos e jogos educativos para montar uma brinquedoteca no CEIM (Centro de Educação Infantil) Mário Pizzetti, do Bairro Ana Maria, de Criciúma. A peça teve duas apresentações, uma às 14h e outra às 20h, nesta quinta-feira (18/10).

Alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras participaram da peça. A obra infantil, de Maria Clara Machado, conta a história de três bruxinhas que frequentavam a Escola de Maldades da Floresta para se tornarem a bruxa mais malvada e ganhar a tão sonhada vassoura a jato, porém uma se destacava entre as outras, pois ela não era má, e, sim, do bem.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo, atuava como a Bruxa-Chefe. De acordo com ela, a literatura clássica serve para todas as idades. “Para nós que trabalhamos com crianças, temos que manter a criança que está dentro de nós, pois só uma criança entende outra criança”, comenta.

Alunos da escola Balão Mágico e do Bairro da Juventude prestigiaram a apresentação. De acordo com a diretora da Escolinha Balão Mágico, Vivian Zanette, o teatro é pouco valorizado e ações como esta valorizam a arte. “Isso cria um vínculo com o teatro e essa peça mostra a importância de ser do bem e fazer o bem. Nosso objetivo é dar continuidade a dinâmicas como essa na escola”, explica.

A pequena Eloisa Alves Cunha, de cinco anos, não teve medo das bruxas que estavam na peça e garantiu que levará os aprendizados para casa. “Tinha as bruxas malvadas e não se faz assim. Tem que ser igual a boa”, comenta.

A peça teve a direção do acadêmico Denis Moraes, que atuava como o Bruxo Belzebu Terceiro. Segundo ele, a peça tem como objetivo quebrar estereótipos. “Ela tira esses rótulos de que toda a bruxa é feia e que é má. A peça mostra que existe a bruxa boa”, respalda.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de outubro de 2018 às 13:29
Compartilhar Comente

Pedagogia Unesc realiza apresentação teatral e auxilia escola na montagem de uma brinquedoteca

Pedagogia Unesc realiza apresentação teatral e auxilia escola na montagem de uma brinquedoteca
Peça pode ser assistida gratuitamente nesta quinta-feira, às 14h30 e às 20 horas (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Pedagogia da Unesc unirá arte e solidariedade na peça “A bruxinha que era boa”. A atividade, desenvolvida por alunos da graduação, recolherá doações de brinquedos e jogos educativos para montar uma brinquedoteca no CEIM (Centro de Educação Infantil) Mário Pizzetti, do Bairro Ana Maria, de Criciúma. A apresentação pode ser assistida gratuitamente em dois horários, nesta quinta-feira (18/10), às 14h30 e às 20 horas.

A coordenadora de Pedagogia e da Brinquedoteca da Unesc, Gislene Camargo, explica que a apresentação é um desafio coletivo que reflete no futuro dos professores formados na Universidade e que nesta edição, tem um motivo especial. “Não somos atores, mas queremos trabalhar novas linguagens. Assim, os estudantes terão outras alternativas para atuar em sala de aula. Nesta apresentação temos uma inspiração diferente. Quando recebemos o contato da diretora, os estudantes abraçaram a ideia e não vamos medir esforços para tirar o projeto do papel”, destaca.

Na montagem, cada estudante ficará responsável por elaborar parte da Brinquedoteca no CEIM, construindo espaços para atividades como contações de histórias, estudos da Geografia, alfabetização e letramentos.

A diretora do Centro de Educação, Luciane Virtuoso, conta que ao idealizar a brinquedoteca, a Unesc foi logo lembrada. “Pensamos na Universidade logo no início. É um sonho a ser realizado em nosso Centro de Educação Infantil e vai ser uma grande contribuição aos nossos professores e pequenos estudantes”, afirma.

A peça terá a direção de Denis Moraes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de outubro de 2018 às 16:33
Compartilhar Comente

Formação de Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais em Matemática

Na quinta-feira (27/09), aconteceu na Unesc a primeira formação de professores das
redes municipal e privada do município de Criciúma, totalizando quarenta e um participantes.
A formação é parte do projeto de extensão intitulado “Formação de Professores do Ensino
Fundamental anos iniciais na disciplina de Matemática: uma Experiência de Extensão” que
conta com a orientação de três professores mestres dos Cursos de Matemática e Pedagogia:
Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Gislene Camargo e Lucas Sid Moneretto Búrigo, bem como,
com o apoio de duas bolsistas, também dos cursos de Matemática e Pedagogia,
respectivamente, Aline Alves das Neves e Isadora da Silva Lemos.
A proposta curricular do munícipio de Criciúma, no que se refere ao ensino de
Matemática, aderiu à teoria Histórico-Cultural para o processo de ensino-aprendizagem. No
contexto da mencionada teoria, recorremos aos estudos das proposições Davydovianas, visto
que ela contempla os fundamentos da teoria Histórico-Cultural.
No primeiro encontro, foram apresentados e debatidos os estudos das proposições
Davydovianas para o ensino do conceito de número, por meio de tarefas baseadas na tese de
Rosa (2012). Busca-se que a partir das formações, os professores se apropriem dos princípios
da teoria Histórico-Cultural que prioriza o desenvolvimento do pensamento teórico. A
finalidade das tarefas é colocar os estudantes em ação investigativa com o propósito de
desenvolver um modo de pensar em que a meta é atingir a essência do conceito proposto pelo
professor.
A formação terá a duração de dois anos até o primeiro semestre de 2020. Neste ano,
faremos mais dois encontros nos dias 01-11 e 29-11. Os conceitos matemáticos a serem
discutidos nessa formação são: número, adição, subtração, resolução de problemas,
multiplicação, divisão, sistemas de numeração e número racional.

Por: Maiara Brehm Justin 16 de outubro de 2018 às 19:31
Compartilhar Comente

Professores aprovam projetos de Grupos de Pequisa no Sistema ACAFE

Professores aprovam projetos de Grupos de Pequisa no Sistema ACAFE
Mais imagens

Professores do curso de Pedagogia tiveram seus projetos aprovados no Edital De Chamada Pública FAPESC 06/2017 de Apoio a Grupos de Pesquisa do Sistema ACAFE. Os projetos aprovados são: As representações sociais de gestores e professores de escolas públicas de um município do sul catarinense sobre a relação currículo e gestão escolar, em especial, a democrática, do Professor Doutor Antonio Serafim Pereira; Formação de professores a distância: um estudo sobre as percepções de gestores escolares, do Professor Doutor Ricardo Luiz de Bittencourt;  Cadeias produtivas globais, tecnologias de gestão de trabalho decente e desenvolvimento socioeconômico no sul catarinense, do Professor Doutor Rafael Rodrigo Mueller. O curso de Pedagogia parabeniza os professores pela dedicação aos projetos aprovados.




 

Por: Maiara Brehm Justin 04 de outubro de 2018 às 18:49
Compartilhar Comente